segunda-feira, 15 de março de 2021

O consumo traz a felicidade?

Olá querido(a)!

Muito falamos sobre dinheiro. Sobre o dinheiro trazer felicidade. E isso nos leva a crer que felicidade é consumir coisas, já que o dinheiro é basicamente para isso. Tudo bem que também compra os melhores tratamentos médicos e comida, mas quem pensa nisso quando a saúde está 100% e tem comida na mesa? A gente pensa em ter dinheiro por conta de saúde mesmo? Vamos ser sinceros: NÃO! A gente quer ter dinheiro para ter acesso aos mais luxuosos bens de consumo que o dinheiro pode comprar.


Entramos numa pira que a felicidade tem relação com dinheiro. E claro, que a maioria dos problemas se resolvem com dinheiro, mas a felicidade não devia nem está ligada a isso. Se a felicidade fosse tão fácil assim de alcançar a gente não teria tanta gente que tem dinheiro com depressão e infeliz. Precisamos de mais relações com pessoas e menos com objetos inanimados.

"A capacidade de ampliação da felicidade é bastante limitada; não pode ser ampliada para além do nível de satisfação das "necessidades básicas", tal como definido por Abraham Maslow." - A ética é possível em um mundo de consumidores?, Zygmunt Bauman.

 


Quando você analisa a pirâmide acima, você consegue entender como funcionam as nossas necessidades como seres humanos que somos. Na base da pirâmide temos os desejos básicos e só podemos ir subindo de nível assim que as necessidades mais próximas a base sejam satisfeitas. E eu tenho para mim que sempre falta algo nas camadas mais baixas da pirâmide, e que por isso quando chegamos no topo não conseguimos estar realmente satisfeitos, sempre vai existir algo para abalar a felicidade plena.

"Nossa sociedade de consumidores talvez seja a única na história humana a prometer felicidade na vida terrena, aqui e agora, em cada um e todos os "agora" - uma felicidade não postergada e sempre contínua; é a única que se abstém de justificar qualquer variedade de infelicidade, que se recusa a tolerá-la e a apresenta como uma abominação a exigir castigo para seus culpados e compensação para as vítimas." A ética é possível em um mundo de consumidores?, Zygmunt Bauman.

Porém, levando essa questão da felicidade para o mercado de consumo: ele NUNCA te deixará ficar satisfeito, afinal, ele lucra com a SUA INSATISFAÇÃO. Por isso que quanto mais a gente compra, mais quer comprar. Você acha que as coisas ficam ultrapassadas por quê? E o que dizer dos bens que não duram muito tempo e logo você tem que comprar novamente? O mercado cria INSATISFAÇÃO e vende a SOLUÇÃO para quem está disposto a pagar o preço.

O que podemos tirar disso tudo? O mesmo mercado que te vende FELICIDADE empacotada em formato de produtos que vão mudar a sua vida também cria a INFELICIDADE que está dentro de você. Por isso, devemos buscar a felicidade nas pequenas coisas da vida que realmente fazem sentido para a gente e não em produtos.

Não estou aqui para demonizar o consumo, mas quero abrir seus olhos e te fazer refletir nesse dia mundial do consumidor: Consumir realmente é o caminho para felicidade? Comprar coisas realmente te deixa feliz, ou a felicidade é momentânea? Quanto tempo dura essa "felicidade" de adquirir um novo produto? É uma felicidade plena?

Espero que eu tenha conseguido abrir seus olhos em relação a esse assunto.

6 comentários:

  1. I like your thought about consumerism and happiness. Some of us are crazy about spending.
    Thanks for sharing :)

    Kisses

    ResponderExcluir
  2. Olá Thaís,
    Que texto incrível. Infelizmente a sociedade vende que o comprar é sinônimo de felicidade. Muitas pessoas são compradoras compulsivas e fazem dívidas para preencher o vazio existencial que sentem. Dinheiro pode ajudar em muitas coisas, mas a gente não pode ser escravo dele.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  3. Interessante sua reflesão. Estudei essa Pirâmide de Maslow na faculdade e em um curso técnico que fiz.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA voltou do Hiatus de verão cheio de novidades e posts novos!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Fantástico... É exatamente o que eu penso. O mercado quer nos vender soluções para problemas que eles mesmos inventam. Hoje o consumismo é desenfreado e as pessoas nunca estão satisfeitas com o que tem, sempre enxergam o copo meio vazio. Isso tem me incomodado e tenho escrito sobre isso também!
    Vou deixar um dos meus textos, caso tenha interesse... Bjos

    https://www.carolcombina.com.br/post/nao-troque-sua-sanidade-por-dinheiro

    ResponderExcluir
  5. Maslow nunca propôs uma pirâmide, pesquisem mais!

    ResponderExcluir