terça-feira, 16 de março de 2021

Resenha literária: Meu corpo minha casa

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Meu corpo minha casa.


Sinopse: Da autora #1 do The New York Times, a terceira coletânea de poesias de Rupi Kaur, maior fenômeno da poesia mundial nos últimos anos um dos temas mais frequentes na obra de Rupi Kaur é a importância que há em crescer e estar sempre em movimento. em meu corpo minha casa, ela leva leitoras e leitores a uma jornada de reflexão através da intimidade e dos sentimentos mais fortes, visitando o passado, o presente e o potencial que existe em nós. os poemas dessa coletânea, ilustrada pela autora, inspiram uma conversa interna em cada uma, em cada um, lembrando que precisamos nos preencher de amor, de aceitação e de confiança em nossas relações familiares e de comunidade. e, sempre, que precisamos estar de braços abertos para as mudanças em nossas vidas. mergulho na nascente do meu corpo e chego a outro mundo eu tenho tudo o que preciso aqui dentro não há motivo para procurar em outro lugar – meu corpo minha casa.

Assunto: Poema, Poesia.

Editora: Planeta.

Páginas: 192.

Ano: 2020.

Sobre a autora: Rupi Kaur é uma escritora e artista que vive em Toronto, no Canadá. aos 5 anos, ela começou a desenhar, um hobby que herdou de sua mãe. imigrante da índia, ela não conseguia falar em inglês com outras crianças na escola, o que a fez passar bastante tempo sozinha. Quando aprendeu o idioma, encontrou nos livros os melhores amigos. ela desenhou até os 17 anos, em 2009, quando passou a se dedicar mais à escrita e às performances. hoje rupi usa diferentes meios para se expressar: a poesia, a ilustração, o design, a fotografia, os vídeos. em novembro de 2014, publicou seu primeiro livro, milk and honey – editado no brasil como outros jeitos de usar a boca, best-seller mundial. o que o sol faz com as flores (the sun and her flowers) é seu segundo livro publicado pela Planeta, quetraz agora meu corpo minha casa, uma das mais aguardadas publicações dos últimos anos.


Mais um livro da Rupi Kaur por aqui simplesmente porque eu amo essa mulher. Nunca pensei que ia gostar tanto de livros de poesia, mas acho que foi por causa do primeiro que li dela que comecei a gostar.

A capa do livro é bem simples. Ela possui uma coloração puxada para tons marrons com detalhes em verde. Apesar de simples, é uma estética que me agrada bastante. O que eu mais gosto é que o livro tem várias ilustrações da própria autora, então é bem lindinho por dentro também. Um livro que fiz uma leitura rápida, porque não é grande

"se você aceitasse
que a perfeição é inatingível
de que insegurança você abriria mão"

Eu sempre acho que os poemas da Rupi Kaur são um tapa na nossa cara e nesse livro não podia ser diferente. Ela sempre escreve as coisas que sente ou já sentiu e percorre pautas bem interessantes neles. Nesse livro em específico ela fala de coisas profundas sobre nós mesmas, sobre nosso corpo e nossa mente. Muitas poemas fazem a gente refletir sobre tudo que se passa dentro da gente. Gostei principalmente dos primeiros capítulos em que ela aborda ansiedade, depressão e auto imagem. Nos capítulos finais ela trata muito do não-pertencimento e das dores de ser imigrante. Apesar de não me identificar, achei os poemas cheios de força e emocionantes.

Para quem gosta de ler poemas e poesias, esse é um bom livro. Com temas profundos, ele vai fazer você refletir sobre você mesmo.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

5 comentários:

  1. Ainda não li nadinha dela mas tenho tanta curiosidade. Achei a indicação perfeita e quero ler <3
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro no começo do ano, só que infelizmente não senti o mesmo impacto que os outros livros dela me causou. Amei a resenha
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  3. No es mi tipo de libros pero parece interesante gracias por la recomendación
    Enamorada de las letras

    ResponderExcluir
  4. não sou de ler poesia, mas confesso que fiquei bem interessada por conta do tema

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  5. Já li um livro da Rupi e gostei, e até estou interessada nesse, mas por se tratar de poesia, eu preciso preparar meu psicológico antes de ler, haha. Se não acabo perdendo os ensinamentos do livro.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir