sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Na telinha: O Caso Evandro

Olá querido(a)!
Hoje eu vim falar da série O Caso Evandro.


Confesso que não conhecia esse caso porque na época eu ainda não era nascida, mas vi tanta gente comentando quando a série foi lançada que fiquei interessada. Gosto muito de assistir séries e documentários sobre crimes reais e essa realmente foi bem interessante.

"Caso Evandro conta a história por trás de um dos crimes mais intrigantes do Brasil, a partir do podcast criado pelo jornalista Ivan Mizanzuk. Em abril de 1992, o menino Evandro Ramos Caetano, de 6 anos, despareceu misteriosamente em Guaratuba, no litoral do Paraná. Dias depois, seu corpo foi encontrado em um matagal da cidade, sem vários órgãos, com mãos e pés amputados. Elementos como vingança, infidelidade conjugal, conspiração política e rituais satânicos marcaram a investigação do caso, que também ficou conhecido como As Bruxas de Guaratuba."


Mais uma série sobre crimes que me pegou de jeito. Eu realmente achei a construção dessa série muito boa. Eles não enrolam a gente e no primeiro episódio a gente já sabe de tudo o que aconteceu e como foi noticiado na mídia. Posso até dizer que eu acreditei em tudo que aconteceu e fiquei "Porquê precisa de mais episódios se no primeiro já entregaram tudo? Nem tem mais o que falar, os caras são culpados.". Mas aí a cada novo episódio o documentário vai te provando o quanto as coisas não são o que parecem e que a gente acredita em qualquer história que contam para definir os culpados de um crime. A série mostra muitas inconsistências, conspirações, armações e tortura. Analisando o caso com olhares de hoje a gente vê que, muito provavelmente, as pessoas que foram consideradas culpadas não o eram. Tivemos episódios de tortura durante as investigações, algo que por mais que a gente saiba que é errado é uma herança terrível da ditadura militar. Temos uma rixa política que pode ter influenciado a culpabilização de algumas pessoas. Intolerância religiosa também é muito exposta no documentário, já que a impressa joga que foi em um ritual de magia negra que o crime aconteceu. Muitas provas nunca foram apresentadas, algumas que atestavam que a tortura tinha acontecido sumiram misteriosamente. Ou seja, a história tem muitos vieses interessantes e mostram o quanto a mídia, a polícia e a própria população tem necessidade de culpar alguém, mesmo que sejam as pessoas erradas.

A série possui 1 temporada, com o total de 8 episódios de 45 minutos cada. É uma série curta que dá para maratonar facilmente em um ou dois dias. É uma série documental, policial, criminal. Para quem tem interesse em conhecer o Caso Evandro ou relembrar, essa é uma boa pedida. É uma série que foi desconstruindo as certezas que eu achava que tinha quando assisti o primeiro episódio. Está disponível no Globoplay.


Já assistiu essa série? Deixe seu comentário pra eu saber a sua opinião!

Beijoos ;*

7 comentários:

  1. Não tive coragem de assistir esse documentário.
    Bom final de semana.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Parece un buen documental te mando un beso . Te mando un beso

    ResponderExcluir
  3. Oi, não conhecia esse documentário. Já anotei as dica.
    Beijos
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  4. No soy capaz de ver ese tipo de documentales
    Saludoos

    ResponderExcluir
  5. Ainda não assisti a série, mas quero muito ♥
    Bem intrigante!

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Sim! Achei o trabalho do Ivan fabuloso e fiquei curioso para ouvir o podcast. É realmente muito bem construída, com ótima fotografia, pesquisas, entrevistas, entre outros.

    Boa semana!

    O blog está em Hiatus de Inverno entre 02 de agosto e 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  7. Oi, interessante a história.
    Apenas acho curioso culparem a ditadura militar de tortura... vocÊ acha que em Cuba, China, Coréia e Rússia acontece o que? E não falo de passado...

    ResponderExcluir