terça-feira, 10 de agosto de 2021

Resenha literária: A Criação do Patriarcado

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro A Criação do Patriarcado: História da Opressão das Mulheres pelos Homens.


Sinopse: A Criação do Patriarcado explora cerca de 2.600 anos de história humana e as culturas do Antigo Oriente Próximo, para nos mostrar em um dos mais originais estudos dos últimos tempos, a origem da opressão das mulheres perpetrada pelos homens. Valendo-se de dados históricos, literários, arqueológicos e artísticos, Gerda Lerner refaz o traçado evolutivo das principais ideias, símbolos e metáforas graças às quais as relações de gênero patriarcais foram incorporadas à nossa civilização, sustentando que a dominação da mulher pelo homem é produto de um desenvolvimento histórico. Não é “natural” ou biológica e, portanto, imutável, de modo que o Patriarcado como sistema de organização da sociedade pode ser abolido por processos históricos. Gerda Lerner propõe uma nova e surpreendente teoria de classe, revelando as diferentes maneiras pelas quais as classes são estruturadas e vivenciadas de forma diferente por homens e mulheres.

Assunto: Ciências Sociais, História.

Editora: Cultrix.

Páginas: 400.

Ano: 2019.

Sobre a autora: Gerda Lerner é uma historiadora, escritora e professora. Ela é professora emérita de História da Universidade de Wisconsin–Madison e uma acadêmica visitante da Universidade Duke. É autora do roteiro do filme de Carl Lerner, Black Like Me.


Peguei esse livro emprestado no Prime Reading. Como ando interessada nas lutas feministas e sobre história da mulher, achei que seria uma boa leitura.

A capa é muito padrão livro de história: temos uma mulher e um homem de séculos atrás. A imagem é em preto e branco, o que já simboliza que o livro vai tratar de tempos mais antigos. Uma boa capa. Confesso que demorei meses pra terminar esse livro, mas ele é um livro médio.

"O conhecimento das mulheres torna-se mera "intuição", a conversa entre mulheres torna-se "fofoca".

Esse é o tipo de livro que eu acho complexo para ler mas ao mesmo tempo bastante interessante. A autora vai traçando linhas históricas bem interessantes para mostrar a mudança das sociedades: de matriarcal para patriarcal. Parece simples, mas a coisa toda é muito complexa. Vemos que a construção da sociedade patriarcal levou muitos anos e as coisas foram mudando aos poucos. Dependendo do grupo social em que a mulher estivesse inserida as coisas funcionavam de forma diferente. O controle das mulheres foi feito aos poucos e a gente vai percebendo que ele tem muita relação com a parte financeira e sexual. É interessante ver ao longo dos anos como as sociedades capitalistas se desenvolveram, como tornaram a mulher um mero objeto que valia dinheiro. Acho que é um livro importante para todas as mulheres lerem e tomarem consciência que essa coisa de biologicamente inferior é só mais uma história inventada para nos controlar. Que tudo o que as pessoas falam para nos colocar no lugar em que estamos, de subordinadas, é puro controle e medo que tomemos as rédeas da nossa vida.

Um livro muito interessante para entender como as relações patriarcais foram evoluindo dentro da sociedade e porque vivemos como vivemos hoje.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

5 comentários:

  1. Essa obra não fiquei muito animada em ler sabia?
    Big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Parece un libro muy interesante. Te mando un beso

    ResponderExcluir
  3. Acredito que seja um livro com uma narrativa super interessante de ler.
    .
    Feliz semana. Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. This does sound like a really complex book but also such an interesting topic! Thanks for sharing!


    Hope you are having a nice week :)

    Away From The Blue

    ResponderExcluir
  5. gostei da sinopse, e pela resenha eu com certeza leria

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir