terça-feira, 17 de agosto de 2021

Resenha literária: A Revolução dos Bichos

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro A Revolução dos Bichos.


Sinopse: Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, A revolução dos bichos é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto. Depois das profundas transformações políticas que mudaram a fisionomia do planeta nas últimas décadas, a pequena obra-prima de Orwell pode ser vista sem o viés ideológico reducionista. Mais de sessenta anos depois de escrita, ela mantém o viço e o brilho de uma alegoria perene sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão dos grandes projetos de revolução política. É irônico que o escritor, para fazer esse retrato cruel da humanidade, tenha recorrido aos animais como personagens. De certo modo, a inteligência política que humaniza seus bichos é a mesma que animaliza os homens. Escrito com perfeito domínio da narrativa, atenção às minúcias e extraordinária capacidade de criação de personagens e situações, A revolução dos bichos combina de maneira feliz duas ricas tradições literárias: a das fábulas morais, que remontam a Esopo, e a da sátira política, que teve talvez em Jonathan Swift seu representante máximo. "A melhor sátira já escrita sobre a face negra da história moderna." - Malcolm Bradbury. "Um livro para todos os tipos de leitor, seu brilho ainda intacto depois de sessenta anos." - Ruth Rendell.

Assunto: Ficção.

Editora: Companhia das Letras.

Páginas: 92.

Ano: 2007.

Sobre o autor: George Orwell nasceu em 1903, sob o nome de Eric Arthur Blair, na Índia, onde seu pai trabalhava para o governo britânico. Depois de retornar para a Inglaterra e estudar como bolsista em Eton, uma das escolas mais tradicionais do país, Orwell decidiu trabalhar na Polícia Imperial, atuando na Birmânia. Ali, começou a analisar com viés mais crítico a experiência do colonialismo. Após um período de licença médica, optou por voltar à Inglaterra e finalmente se dedicar à carreira de escritor. Neste momento assumiu o pseudônimo e escreveu livros e artigos políticos, o que incluiu dividir experiências que viveu na pele ao lado da população mais explorada do sistema na Inglaterra, na França, e na Guerra Civil Espanhola. Trabalhando por um longo tempo como jornalista, escritor e ativista político, escreveu na última década de sua vida seus dois livros mais famosos, dois dos bestsellers mundiais até os tempos de hoje, A revolução dos bichos e 1984. Orwell faleceu em 21 de janeiro de 1950, padecendo de tuberculose e problemas respiratórios.


Mais um clássico que sempre esteve na minha lista de leituras, mas que ao mesmo tempo eu não tomava coragem para ler. Mas aconteceu finalmente.

Eu não acho essa capa das mais bonitas, mas posso dizer que ela tem a ver com o livro. Os porcos são meio que os animais principais dessa história e por isso um deles estampa essa capa. Acho que me lembro desse livro com essa capa desde a época em que estava na escola e vi outras pessoas lendo. Um livro que devorei bem rápido, já que é bem curtinho.

"O Homem é a única criatura que consome sem produzir. Não dá leite, não pões ovos, é fraco demais para puxar o arado, não corre o suficiente para alcançar uma lebre. Mesmo assim, é o senhor de todos os animais."

Me lembro desse livro sendo indicado pelos meus professores de história na época da escola e eu sempre quis ler, mas acabava deixando para depois. Agora, quando finalmente decidi ler, pensei que podia ter lido antes. É um livro pequeno, crítico e super fácil de entender. Ele está ali criticando aquele momento em que o mundo estava na Segunda Guerra Mundial, mas continua muito atual. Confesso que crítica ao mesmo tempo é sutil e muito clara. No início do livro eu fiquei animada dos bichos estarem empolgados em fazer uma revolução, mas ao longo da história a gente vê que o poder corrompe e faz até mesmo nós agirmos mal com os iguais a nós. Também existe uma questão da invenção de histórias para o controle dos porcos sobre os outros animais... Um livro que vale a pena a leitura, já que é uma história pequena e bem interessante.

Um bom livro para quem está estudando Segunda Guerra, mas também um bom livro para qualquer momento da história. Acho que quando colocamos animais ao invés de humanos fica mais fácil de entender a história.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

8 comentários:

  1. Es un genial libro. Buena reseña, te mando un beso

    ResponderExcluir
  2. Olá thais, adorei a resenha. O livro tá na minha lista, não vejo a hora de iniciar essa leitura.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  3. I have it in my house, I want to read it soon ❤

    ResponderExcluir
  4. Sempre quis ler esse livro mas ainda não tive oportunidade.

    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Acredito que seja um livro fascinante de ler.
    .
    Cordiais cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive curiosidade também em ler esse livro, muitas pessoas falam dele e mesmo tendo sido escrito a muito tempo dizem que é bem atual.
    Eu gosto de textos etc mais críticos e que falam da sociedade, quero ter a oportunidade de ler um dia :)
    Ótima resenha!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde amore tudo bem?
    Esse livro parece ser ótimo eu adorei a resenha.
    Um beijo

    www.jessicamourablog.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Comprei esse livro numa promoção, li, parei a leitura se arrastou apesar de ser uma ótima sátira.
    E doei mas, amei saber que gostou. E sim, o livro tem bons ensinamentos.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir