sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Sessão pipoca: 5 filmes com temáticas de psicologia para assistir

Olá querido(a)!


Hoje é dia do psicólogo e eu decidi trazer uma lista de filmes com essa temática. Sei que existem milhares de filmes que tratam sobre o assunto, mas aqui trouxe alguns que eu mesma assisti e gosto bastante. Sempre pesquiso por listas na internet e no fim das contas acabo tirando os filmes da minha cabeça mesmo, haha. Vamos a lista!

1- Divertida Mente

Esse é um filme que eu gosto bastante e é uma animação, então dá pra toda família assistir juntinho. A história é sobre uma menininha e suas emoções, como sua cabeça funciona. É bem interessante já que os sentimentos são representados por personagens: raiva, alegria, nojinho, tristeza... e além desse time temos outros personagens importantes. Além de emoções também fala bastante do cérebro, das lembranças. Um filme fácil de entender e que tem tudo a ver com psicologia.


Sinopse: Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.

Gênero: Animação, Comédia, Família.

Streaming: Disney+.


2- Toc Toc

Esse é daqueles filmes que se passam apenas num cenário, mas que trazem diálogos muito interessantes. Nesse filme um psicólogo se atrasa para atender seus pacientes e todos ficam a espera do mesmo na sala de espera. Nesse tempo muitas coisas irão acontecer, já que cada um sofre de algum transtorno específico. Um filme realmente interessante e por vezes engraçado.


Sinopse: Quando um médico se atrasa para embarcar em um vôo no aeroporto, um grupo de pacientes com transtorno obsessivo compulsivo (TOC) precisa suportar as peculiaridades excêntricas um do outro, enquanto espera a chegada do doutor.

Gênero: Comédia.

Streaming: Netflix.


3- A Grande Ilusão / Emanuel e a Verdade Sobre os Peixes

Na época que assisti esse filme foi só porque tinha uma atriz que eu gostava, mas eu gostei muito da história inteira. Um casal acaba de se mudar para sua nova casa, a mulher então faz amizade com a vizinha adolescente. Ao que tudo parece o casal tem um bebê, mas num determinado momento a adolescente descobre que o bebê morreu a tempos atrás e que na verdade a mulher está apegada a uma boneca. Acho que fala muito sobre o luto e o quanto é difícil para algumas pessoas que acabam enlouquecendo nesse processo.


Sinopse: Linda (Jessica Biel) se mudou há pouco tempo e logo contratou Emanuel (Kaya Scodelario), uma jovem de 17 anos, para cuidar de seu filho. O problema é que a criança não existe, já que morreu tempos atrás. Sem aceitar o ocorrido, Linda segue cuidando de uma boneca como se ela fosse seu filho verdadeiro.

Gênero: Drama, Suspense.

Streaming: Globoplay.


4- O Poço

Mais um filme com poucos cenários, mas com diálogos bem interessantes. O Poço é um filme que mostra como algumas situações fazem as pessoas mostrarem o pior de si através de um experimento social. A gente consegue ver as diferenças sociais bem claramente ali e até como as pessoas não pensam uma nas outras, mas apenas em si mesmas. Um filme para refletir sobre as ações humanas e a sociedade atual.


Sinopse: O Poço conta a história de um lugar misterioso, uma prisão indescritível, um buraco profundo. Dois reclusos que vivem em cada nível. Um número desconhecido de níveis. Uma plataforma descendente contendo comida para todos eles. Uma luta desumana pela sobrevivência, mas também uma oportunidade de solidariedade.

Gênero: Ficção Científica, Terror.

Streaming: Netflix.


5- Circle

Esse também é um filme com um único cenário, mas acho que é o cenário mais simples de todos. 50 pessoas acordam em um lugar misterioso e ninguém lembra de como chegou ali. Passado algum tempo as pessoas percebem que depois de um certo tempo alguém morre, e depois de pensar um pouco descobrem que o poder está nas mãos deles mesmos de decidir quem será o próximo. Os diálogos desse filme são bem interessantes e mostram discussões sobre quem merece morrer ou não, e até a defesa do porquê não merece ser o próximo. E a gente fica pensando: qual o critério para merecer morrer? Os argumentos que cada um dá são válidos?


Sinopse: 50 estranhos acordam e se veem presos numa misteriosa e enorme câmara, sem nenhuma lembrança de como chegaram lá. Organizados em um grande círculo e incapaz de se moverem, eles rapidamente descobrem que a cada dois minutos um deles deve morrer, executado por um estranho aparelho no centro da sala.A princípio, os ataques parecem aleatórios, mas logo os estranhos perceber que, como um grupo, têm o poder de decidir quem será o próximo a ser morto. Mas como eles escolhem quem merece morrer? E o que acontecerá quando restar apenas uma pessoa?

Gênero: Ficção Científica, Terror.

Streaming: Netflix.


Já assistiu algum deles? Deixe um comentário falando o que achou sobre ele e sobre a sessão pipoca de hoje, vou adorar saber a sua opinião :)

Beijoos ;*

10 comentários:

  1. Gracias por la recomendaciones la ultima me parece interesante. Te mando un beso

    ResponderExcluir
  2. Acredito que sejam filmes muito interessantes de assistir. Psicologia é uma deslumbrante temática.
    .
    Feliz fim-de-semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais,
    Eu AMO filmes com base psicológica, tanto que dos títulos apresentados no seu post eu só não assisti ainda Circle e A Grande Ilusão, inclusive já o coloquei na minha lista, gosto da atriz que faz a adolescente, ela é brasileira <3
    Eu gosto bastante dos filmes A Ilha e Fragmentado, que também tem a ver com o assunto.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá Thais,
    Só vi Divertida Mente e achei muito interessante. É mais para adulto do que pra criança.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas de filme 😍😍
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Desses acho que só vi o primeiro.
    Adorei a dica de filmes, vou anotar o segundo e o terceiro pra assistir depois.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  7. Os que eu ainda não assisti foi A Grande Ilusão / Emanuel e a Verdade Sobre os Peixes e Circle.
    Adorooo Divertida Mente e Toc Toc é muito legal também! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Las he visto todas menos dos de ellas, sin duda alguna El hoyo (O Poço) me dejó muy sorprendida, es increíble lo que se puede hacer con un buen guion y un buen actor.

    ResponderExcluir
  9. While I haven't seen the other movies I do like the Inside Out move, the kids and I watched that and they have rewatched it a few times, they enjoy it!

    Hope your week is off to a good start :)

    Away From The Blue

    ResponderExcluir
  10. Adorei a lista. Fiquei interessado em ver "Circle" e "Emanuel e a verdade sobre os peixes".

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta! Não deixe de conferir os novos posts.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir