quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Resenha literária: História Bizarra da Psicologia

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro História Bizarra da Psicologia.


Sinopse: "Todas as bizarrices que marcaram o desenvolvimento desta ciência Há séculos, o funcionamento da mente humana é motivo de grande curiosidade. Estudos, experimentos e tratamentos – dos mais simples aos mais bizarros – têm sido desenvolvidos sobre todas as esferas da psique. Na Idade Média, por exemplo, era comum pensar que pessoas com transtornos psíquicos tinham “o diabo no corpo”, e tratamentos como sangrias e acorrentamentos se tornaram habituais. Já as instituições psiquiátricas do século XVIII mais pareciam zoológicos, e a técnica da lobotomia virou “moda” entre os médicos nos séculos XIX e XX. Ao revelar casos absurdos, misteriosos e até engraçados da psicologia e seus pensadores, História bizarra da psicologia apresenta ao leitor as coisas mais improváveis já feitas desde que a humanidade começou a buscar explicações para o funcionamento da mente, provando que o legado dessa ciência vai muito além dos estudos realizados por Freud e seus sucessores e está repleto de bizarrices."

Assunto: Biografia, Ciências Sociais, Psicologia.

Editora: Planeta.

Páginas: 367.

Ano: 2018.

Sobre a autora: Raquel Sodré é natural de Niterói, mas viveu a maior parte da vida em Belo Horizonte. Lá, a autora estudou jornalismo e especializou-se na área de ciências, saúde e comportamento. Já escreveu para os jornais O Tempo e Super e para a revista Superinteressante, da Editora Abril. Foi também tradutora da versão brasileira do The New York Times. Em 2015, venceu o Prêmio Abril de Jornalismo com o especial Água, sobre a crise hídrica mundial. Em 2017, mudou-se para Lisboa para se especializar na área de indústrias criativas, estudo de tendências, sociedade e hábitos de consumo. No meio de todas essas atividades, dedica-se à sua louca paixão: a escrita.


Vi esse livro e fiquei com muita vontade de ler ele. Amo livros sobre curiosidades e coisas bizarras e também gosto bastante de psicologia, então esse foi o meu escolhido.

A capa é bem divertida e colorida. Nela podemos encontrar algumas figuras da psicologia (que não sei dizer quem é quem) e alguns experimentos falados no livro. Uma capa que chama a atenção e me agrada muito. É um livro médio e que eu demorei uns bons dias para ler.

"Os pacientes psiquiátricos eram considerados pessoas que "tinham o diabo no corpo", "esquecidas por Deus", que "estavam sendo punidas por serem más", e várias baboseiras do tipo."

Como já disse anteriormente, o livro me chamou bastante atenção pela temática que ele explora: a psicologia. Provavelmente, se eu não tivesse feito Publicidade e Propaganda, teria feito Psicologia. Quando olhei de que tratavam os capítulos, fiquei ainda mais empolgada com a leitura. Algumas coisas eu já até sabia, mas algumas fofoquinhas sobre estudiosos eu amei saber. Confesso que esse não é um livro aprofundado no tema, mas para curiosos como eu quebra um bom galho. Me diverti muito com a leitura e deu pra aproveitar bastante coisa do livro, mesmo que tudo seja tratado de maneira mais resumida. Achei que deu pra compreender bem em que campo da psicologia as pessoas que se destacaram trabalharam e a contribuição delas para a área. Apesar de não ter sido uma leitura tão rápida, foi bem interessante.

Um livro que eu indico para curiosos como eu, mas que não sei se estudantes e Psicólogos irão aprovar.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

3 comentários:

  1. Parece ser bem interessante

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  2. Gracias por la reseña, lo tendré en cuenta. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Caramba que legal!
    Esse seria um livro que eu iria ler.
    Tem alguns filmes que tratam mais ou menos desse assunto, "Nise: O Coração da Loucura" é um deles, "Bicho de Sete Cabeças" também.
    São muito bons, recomendo!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir