sexta-feira, 15 de abril de 2022

Resenha literária: Topologia da Violência

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Topologia da Violência.


Sinopse: A Topologia da Violência de Byung-Chul Han caracteriza, sobretudo, aquela transformação do acontecimento da violência que se realiza na mudança da decapitação (sociedade pré-moderna da soberania e do sangue) para a deformação (sociedade moderna da disciplina) até chegar à depressão (sociedade atual do desempenho e do cansaço).

Assunto: Ciências Sociais, Filosofia.

Editora: Vozes.

Páginas: 164.

Ano: 2017.

Sobre o autor: Byung-Chul Han é um filósofo e ensaísta sul-coreano, professor da Universidade de Artes de Berlim. Ele estudou Filosofia na Universidade de Friburgo e Literatura Alemã e Teologia na Universidade de Munique. Em 1994, doutorou-se em Friburgo com uma tese sobre Martin Heidegger.


Peguei esse livro para ler porque já tinha lido Sociedade do Cansaço e eu tinha gostado. Fiquei curiosa para saber o que o autor tinha a falar sobre violência.

A capa dele é super básica, mas gosto desse estilo. Ele é numa cor vinho e a escrita varia em preto ou branco. Porém eu não acho que a capa é importante nesse tipo de livro, apesar dessa simples até me agradar. A diagramação é boa e a leitura foi bastante demorada por ser um livro complexo, apesar de ser um livro curto.

"O sujeito de desempenho explora a si mesmo até chegar a consumir-se totalmente (burnout), e assim há o surgimento da autoagressividade, que vai se intensificando e, não raro, leva ao suicídio."

Preciso começar falando que achei esse livro bem mais complexo que o que li anteriormente, muitoa coisa me deixou confusa e sem entender. Não sei se ele é complexo mesmo ou se a tradução que não foi tão bem feita, porque achei que algumas partes não fazem sentido. Consegui aproveitar algumas frases do livro e até compreendi no geral o que o autor quis dizer, mas não sei se vale tanto a leitura assim. O discurso central do livro é falar sobre as violências dos dias atuais que deixam de ser negativas para serem positivas. O nível de positividade é tão alto que provocamos violências contra nós mesmos. Um exemplo é nos cobrarmos demais e acabamos tendo burnout. É bem interessante, mas realmente não sei se é necessário. Você tem que ter muito interesse mesmo nesse assunto, ou usar para algum trabalho científico.

Um livro para quem tem interesse em entender diversas vertentes da violência.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

8 comentários:

  1. Olá!
    Amei ver esse livro aqui. Conhecia de nome mas ,nunca li. Amei ver que gostou e que indicaria para trabalhos científico.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Gracias por la reseña. Te mando un beso

    ResponderExcluir
  3. Acredito que seja um livro muito interessante de ler
    .
    Deixando votos de uma Páscoa muito Feliz, extensivos à sua família, e mais pessoas, que estejam em seu coração.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Boa semana! https://www.blogdamari.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Thaís,
    Esse tipo de livro não me atraiu muito.
    Feliz Páscoa!
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  6. Achei um livro bem complexo pelas coisas que você disse, e também um pouco contraditório, já que fala sobre isso da violência deixar de ser negativa para ser positiva... Achei interessante, mas acho que não iria ler um livro assim.
    Mas gostei da sua opinião sobre ;)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Achei interessante, mas não ando lendo nada do tipo rs.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir