quarta-feira, 22 de junho de 2022

Resenha literária: Indefensável

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Indefensável: O goleiro Bruno e a história da morte de Eliza Samudio.


Sinopse: Livro destinado a muita polêmica e grande imprensa, esta reportagem, escrita como thriller policial, disseca a macabra trama – planejada e calculada com rara frieza pelo então maior goleiro do Brasil, Bruno, do Flamengo – que resultaria na morte da jovem Eliza Samudio, em junho de 2010. Nada escapa: num ritmo frenético, verdadeiramente cinematográfico, está tudo lá, desde a concepção da armadilha que capturaria a modelo, a execução do sequestro e o desaparecimento da jovem até o teatro dos julgamentos e a condenação dos responsáveis. A ação é entremeada de capítulos, de fina percepção psicológica, que mergulham nos perfis dos principais envolvidos, sobretudo Eliza, Bruno e Macarrão (braço direito do goleiro), mostrando-os desde a infância até, no caso do jogador, o sucesso e as conquistas profissionais. As passagens que recriam o ambiente de bastidor do Flamengo – a relação entre os craques, Adriano entre eles, e a vida de farra sem limites que levavam – são extraordinárias.

Assunto: Biografia, Crime.

Editora: Record.

Páginas: 308.

Ano: 2014.

Sobre os autores: Leslie Barreira Leitão é formado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Começou a carreira profissional como jornalista esportivo, aos 23 anos, na equipe do Lance!. Com o tempo se especializou em assuntos que cruzavam o esporte com o crime. Paulo Carvalho foi locutor da Rádio Friburgo AM e Sucesso FM, da Globo FM e da Rádio Jornal do Brasil AM, onde foi titular do "Jornal do Brasil Informa, Meio Dia e Meia". Em 1982, inaugurou o SBT em Nova Friburgo, na época ainda TVS, sendo o 1º editor e apresentador da emissora. Em 1983 foi para a TVS Rio. Em 1985, contratado pela TV Manchete apresentou os jornais em rede nacional, "Repórter Manchete"e "Jornal da Manchete 1ª Edição". Retornou ao SBT em 1988, para apresentar o "TJ Rio" e aos sábados, o jornal da rede, "TJ Brasil", em São Paulo. Desde 2005, ancorava o "SBT Jornal", atual "SBT Cidade", para todo o interior do estado do Rio. Faleceu em 2019. Paula Sarapu atuou como repórter de Educação, Cidades, Economia, dentre outros. Possui prêmios de destaque no currículo e participou de grandes coberturas policiais nas favelas do Rio de Janeiro. Foi repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas e do jornal O Dia, Rio.


Eu já tinha pego esse livro no Kindle Unlimited a meses atrás, porém fiquei enrolando para ler porque nunca estava no clima. Esses dias botei na minha cabeça que ia ler e devorei, ainda mais depois de ouvir o episódio sobre o assunto no podcast Modus Operandi.

Eu não acho essa capa bonita, mas acho que ela é boa no que propõe. Nela podemos ver a imagem do goleiro Bruno meio granulada e com um tom bem vermelho. Bem na parte da boca dele, temos uma faixa amarela com o nome do livro e com os autores. É uma capa com cores bem chamativas e que denotam atenção e perigo, o que tem tudo a ver com a temática do livro que é criminal. Esse é um livro mediano, mas confesso que demorei um pouquinho para terminar de ler.

"Naquele exato instante, Eliza se tornara um problema de meros R$ 3.500 para Bruno — um homem que ganhava R$ 120 mil só na carteira de trabalho."

Todo mundo sabe o quanto eu adoro livros sobre crimes e esse era uma daquelas histórias emblemáticas que acompanhei pela TV quando aconteceu. Confesso que quando comecei a ler achei que estava difícil de avançar, mas chegou um momento que fui devorando as páginas. O livro foi escrito por três jornalistas que cobriram o caso na época que aconteceu. Os capítulos tem uma divisão bem interessante e em cada um o foco é uma coisa diferente, então a gente consegue entender um pouco sobre cada pessoa envolvida nesse caso e cada parte importante. Meu capítulo preferido foi "A vítima", já que a gente consegue conhecer um pouco mais da Eliza. Ao longo do livro a gente só percebe o quanto esse caso é absurdo demais. Um cara rico que poderia ter feito o DNA  e ter assumido o filho, resolveu matar uma mulher só pra não pagar pensão. Eu fiquei um pouco mexida com essa história e acho que esse livro me clareou mais sobre o caso, porque muitas coisas eu nem sabia.

Um livro para quem tem interesse em crimes reais, mais especificamente no caso Eliza Samudio.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

4 comentários:

  1. Muito bacana a sua resenha de um livro tão complicado assim

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  2. Gracias por la reseña, se ve genial. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. É um livro até difícil de ler, esse crime ainda gera polêmica, fiquei bastante interessada em ler,bjs.

    ResponderExcluir
  4. Não conseguiria ler esse livro nunca sabia?
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir