quinta-feira, 30 de junho de 2022

Resenha literária: Richthofen

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Richthofen: O assassinato dos pais de Suzane.


Sinopse: Mais de quinze anos se passaram e o Brasil ainda se lembra da jovem que planejou meticulosamente a morte dos pais. O caso da família Richthofen ganhou imediatamente as páginas dos jornais e ficou conhecido como um dos crimes mais cruéis do país. Richthofen revela com a estrutura de um thriller os bastidores dessa investigação: as suspeitas, as evidências, os responsáveis pelo inquérito e os chocantes depoimentos de Suzane e dos irmãos Cravinhos. Tudo isso a partir do ponto de vista de três policiais que tiveram suas vidas alteradas pelo assassinato. Conhecer o final dessa história é o que menos importa. Intercalando relatos de Suzane e a investigação do crime, Roger Franchini usa seu conhecimento do caso para escrever essa narrativa ficcional que reconstrói os nove dias que abalaram o Brasil dos anos 2000 – e que continuam a ser noticiados até hoje.

Assunto: Crime, Ficção.

Editora: Planeta.

Páginas: 192.

Ano: 2020.

Sobre o autor: Roger Franchini é advogado e trabalhou como investigador de polícia na Polícia Civil do Estado de São Paulo por seis anos. Além de Richthofen, já publicou outros quatro livros: Toupeira – a história do assalto ao Banco Central (Planeta, 2011), Amor esquartejado – A investigação do assassinato do executivo japonês (Planeta, 2012), Matar alguém (Planeta, 2014) e Ponto Quarenta – a polícia civil de São Paulo para leigos, lançado em 2009.


Como eu sou uma viciada em ler livros do caso Von Richthofen eu acabei pegando esse que estava disponível com a minha assinatura do Kindle Unlimited e que eu ainda não tinha lido.

A capa desse livro não é ruim, mas também não é das melhores. É uma imagem da Suzane algemada, mas não vemos as algemas, e cobrindo o rosto com seus cabelos. A única coisa que tenho a comentar é que a capa condiz com o conteúdo do livro. É um livro curto, por isso li rápido.

"Já Suzane não terá a mesma sorte, pois o público não lhe reservará o direito de ser esquecida."

Eu preciso começar falando que eu conheço essa história desse crime de cabo a rabo. Já li muitas coisas e na época via tudo pelos noticiários, porque foi um crime que chocou o Brasil. E eu já começo falando pra quem tem interesse nesse caso: não recomendo esse livro. Esse livro fica batendo muito na questão dos policiais que estavam envolvidos no caso, porém o autor fala de um jeito que soa como ficção. Eu fiquei o livro inteiro com dúvidas se aquilo tudo era verdade ou tudo inventado. O caso do crime em si fica correndo em segundo plano nesse livro. Me incomodou muito as partes dos policiais porque me soram preconceituosas, homofóbicas e tudo o mais. O livro em si não me acrescentou muita coisa. E depois que li olhei as avaliações e vi que não eram coisas da minha cabeça, kkkkk. Muitas pessoas também acharam esse livro uó. Invistam em outros livros desse caso, mas passem longe desse. Se estão procurando uma história meio ficcional, pode ser que você goste.

Recomendo a ler só se ficou curioso pra constatar as coisas que falei, porque realmente não vale a pena.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

4 comentários:

  1. Nossa, que pena Thais. Pode deixar que vou passar bem longe, viu? Hahaha! Beijo e melhor sorte na próxima leitura. :)

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  2. Gracias por la reseña. Se ve interesante, lo tendré en cuenta. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que sejam livros muito interessantes de ler
    .
    Um feliz fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Eu nem sabia que existia esse livro! Mas não é muito a minha vibe

    ResponderExcluir