quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Resenha literária: A Psicologia da Mídia Social

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro A Psicologia da Mídia Social.


Sinopse: Estamos realmente sendo nós mesmos nas mídias sociais? Há algum benefício em nos conectarmos com pessoas que mal conhecemos? Por que algumas pessoas compartilham coisas demais nas redes sociais? A psicologia da mídia social explora quanto à nossa vida cotidiana acontece online e como isso pode afetar nossa identidade, nosso bem-estar e nossos serviços. Este livro examina como nossos perfis, nossos contatos, nossas atualizações de status e como fotos que compartilhamos online podem ser uma maneira de nos expressarmos e de ampliarmos nossa rede de contatos, mas também destaca como armadilhas da mídia social, incluindo questões de privacidade. Faça FOMO ao fraping, faça subtweeting às selfies ,A psicologia da mídia social mostra como redes desenvolveram todo um novo mundo de comunicação e, para o bem ou para o mal, provavelmente continuarão a ser uma parte essencial de como nos entendemos enquanto seres humanos.

Assunto: Ciências Sociais, Psicologia.

Editora: Blucher.

Páginas: 118.

Ano: 2021.

Sobre o autor: É historiador e filósofo da psicologia. Suas pesquisas concentram-se na intersecção da psicologia com a tecnologia, incluindo a cibersegurança e as mídias sociais. Ele é um palestrante ocasional na Escola de Psicologia da University College Dublin e um tweeteiro frequente em @cjamcmahon.


Esse foi um livro que me chamou bastante atenção pelo título e pelos assuntos que aborda, por isso resolvi que ia ler.

A capa dele é básica na cor roxa. Podemos encontrar o título e outras informações escritas em branco. Temos apenas um símbolo de balões de conversa dando o toque final. Para mim esses balões representam a interação nas mídias sociais. é um livro curto e li bem rápido.

"É muito fácil contar uma narrativa pessoal online convincente, mas falsa — por algum tempo. Mais cedo ou mais tarde, as maiores mentiras sobre quem somos são expostas. Por isso existe uma tensão psicológica constante nos perfis de mídia social: é fácil mentir, mas nós tememos ser descobertos."

Esse livro foi uma grande descoberta para mim. Eu venho de muitos meses focada em romances, mas eu adoro ler sobre outros assuntos. Esse fala de assuntos que estudei na faculdade e que tenho muito interesse hoje em dia. A mídia social é algo tão complexo mas que prende a gente de uma forma louca. Esse livro tenta explicar como nossa mente reage a certos aspectos das mídias sociais. Um ponto muito positivo é que usa alguns exemplos reais como estudos de caso para fazer os apontamentos necessários. Sempre que eu leio um livro desse eu fico pensando que a melhor coisa seria excluir as mídias sociais, elas são perigosas demais. Ao mesmo tempo, fico pensando quanto conteúdo produzi online desde os meus 12 anos porque as coisas que a gente posta nas redes nunca somem. O livro trouxe pontos de vista super interessantes que me fizeram refletir, apesar de já ter uma noção do assunto. Nesse livro achei que o foco foi nós mesmos e como funciona a nossa mente quando interagimos online.

Para quem quer ter um gostinho de entender a mídia social, essa é a dica.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

7 comentários: