quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Resenha literária: Vivendo nas Entrelinhas

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Vivendo nas Entrelinhas.



Sinopse: Tudo vai bem na vida de Heloísa. O casamento, a mudança para outra cidade, o emprego novo, os amigos. Mas, se está tudo bem, por que ela sente que nada se encaixou como deveria? Ou talvez seja ela quem deva se encaixar. Sendo um ou outro, há um crescente sentimento de que algo se perdeu no caminho. Casada há algum tempo com Guto, Heloísa é uma professora de História que gostaria muito de ter mais tempo para fazer coisas de que gosta. Dividida entre as preocupações do trabalho e as demandas de seu relacionamento, tudo o que ela mais quer é conseguir devorar livro atrás de livro, como fazia na adolescência. É então que descobre um clube do livro por um anúncio esquecido entre as páginas de um livro da biblioteca da escola. Indecisa, mas curiosa, permite-se uma jornada de autodescobertas a partir da literatura. Ela sabe que não é normal o incômodo que sente por atitudes de Guto e por ter seus planos e sonhos relegados a um segundo plano. Agora, com a ajuda de novas e velhas conexões, Heloísa tem a chance de compreender o que falta para si, ainda que isso possa causar uma ruptura muito maior do que ela esperava.

Assunto: Comédia Romântica.

Editora: Outro Planeta.

Páginas: 256.

Ano: 222.

Sobre a autora: De Ju Cirqueira, booktuber com mais de 300 mil seguidores nas redes sociais Juliana Cirqueira é formada em Letras – Inglês e pós-graduada em Tradução de Inglês. Atualmente, se dedica de maneira exclusiva à produção de conteúdo literário na internet, em seu canal no YouTube e em suas redes sociais. É carioca, mas também capixaba de coração, e acredita que a literatura é capaz de transformar vidas, assim como transformou a dela.


Essa foi mais uma das leituras do clubinho da Pequena Jornalista. E eu estava ansiosa para ler esse livro. Confesso que eu não conhecia a autora (ela é influenciadora) e esse é o primeiro livro dela. A sinopse foi que me chamou muita atenção e adorei que ele foi a escolha do clubinho.

Confesso que acho essa capa uma gracinha. E depois que lemos o livro vemos que todos os elementos da capa estão ali por alguma razão. Gosto que ela é toda simétrica e as cores são lindas. Esse fundo azul combinou muito com as outras cores. Li em algumas semanas, terminei um pouco antes do cronograma de leitura.

"Fiquei olhando para o livro tentando imaginar quantas pessoas já o haviam lido desde a sua publicação em 1873, e como era o mundo na época de Júlio Verne. Ficava impressionada com a capacidade que os livros têm de atravessar o tempo e ir muito além do que o seu autor um dia imaginou. Parecia-me que, de alguma forma, o livro ganhava vida própria e seguia seu rumo, mudando as pessoas pelo caminho."

Toda leitura do clubinho me surpreende positivamente, porque são livros que provavelmente eu não leria se não fosse por indicação. Não que eu não goste, mas é difícil eu estar realmente ligada neles. Eu estava empolgada com a leitura porque na história a protagonista também participa de um clube do livro. A história trata muito sobre se perde e se encontrar, mas principalmente descobrir quem nós somos de verdade. A Heloísa se perdeu em algum momento da sua vida e quando se abre para novas possibilidades começa a se encontrar novamente. O livro também trata de relações abusivas de um modo muito sensível e também mostra como nossa família é importante no nosso processo de construção pessoal. Uma outra coisa muito positiva é que o livro tem frases muito marcantes e interessantes que me fizeram marcar muita coisa legal. Fiquei bem reflexiva. No final eu achei que a história avançou muito rápido, mas como tivemos a presença da autora no dia que conversamos sobre o livro, conseguimos entender o que aconteceu. Só posso dizer que gostei de conhecer esse livro muito sensível.

Um livro que fala sobre assuntos delicados e sobre encontrar nossa verdadeira versão.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

3 comentários:

  1. Gracias por la reseña, lo tendré en cuenta. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que seja um livro super interessante de ler
    .
    Abraço poético
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. eu não conhecia, mas já fiquei louca pra ler pela sua resenha
    a sinopse também me pegou, amei

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir