quarta-feira, 22 de março de 2023

Sessão pipoca: Escritores da Liberdade

Olá querido(a)!
O filme escolhido para a sessão pipoca de hoje foi Escritores da Liberdade.


Sinopse: Em Escritores da Liberade, uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.

Gênero: Drama.


Esse filme foi a indicação do professor do curso de escrita que eu estou fazendo. Não era obrigatório assistir, mas eu quis mesmo assim. Não procurei muito sobre ele e decidi só pegar e assistir.

Lógico que eu sabia que o filme falaria sobre escrita, porém não sabia como esse tema seria abordado. Eu fiquei muito reflexiva com tudo o que vi nesse filme. Além da escrita, consegui linkar muito as coisas com a minha área de trabalho, a assistência social. O filme é baseado numa história real, mas só descobri isso quando o filme acabou. O filme conta a história de uma professora novata que entra para dar aula para as primeiras turmas do ensino médio de uma escola modelo, porém essa escola está começando a integrar alunos que são marginalizados. Me parece que esse é o primeiro emprego dessa professora e que ela foi uma pessoa que teve uma vida confortável, mas que quer mudar a realidade das pessoas ao seu redor. Ela começa suas aulas tendo muita dificuldade e a todo momento a gente pensa que ela vai desistir, mas ela começa a testar maneiras de ensinar a língua inglesa para esses alunos. Ao longo do filme a gente percebe que o sistema de ensino dos Estados Unidos não está preparado para ensinar a esses alunos. Temos um professor super preconceituoso e uma diretora que é o cão, e que acabam atrapalhando a vida dessa professora. Eles não acreditam que esses alunos possam chegar a algum lugar. O filme trata desse preconceito contra negros e imigrantes nos estados unidos, sobre gangues e guetos, e mais várias coisas. É muito interessante ver o quanto esses jovens sofreram na vida e o quanto são desacreditados todos os dias, mas através da educação acabam sendo resgatados do destino que a sociedade já escreveu para eles. Me tocou muito o momento em que eles falam sobre o holocausto e o filme inteiro foi bem tocante. Eu achei o filme sensacional. Além disso ele mostra como a escrita pode ajudar no ensino e na vida desses alunos. Eu fiquei encantada e esse filme mereceu 5 estrelas com louvor.

Um filme sensível que vai fazer você refletir sobre as desigualdades no mundo.


Esse filme não está disponível em nenhum streaming, mas achei para alugar ou comprar pelo Google Filmes.

Você já assistiu esse filme? Deixe um comentário falando o que achou sobre ele e sobre a sessão pipoca de hoje, vou adorar saber a sua opinião :)

Beijoos ;*

10 comentários:

  1. Não conhecia o filme fiquei curiosa com a história
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Es una buena película te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não assisti o filme, mas fiquei curiosa pra assistir, Thais bjs.

    ResponderExcluir

  4. Lembro que um dia minhas amigas me indicaram esse filme, mas ainda não tive a oportunidade de assistir. Mas agora lendo a sua resenha me fez realmente lembrar de ver. Eu adoro filmes de drama e que tratam desse assunto de desigualdade. Vou assistir. Ótima indicação! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar desse filme. A estória parece ser cativante e interessante. Adorei sua resenha. Depois vou procurar o longa para assistir.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Acredito que seja um filme muito interessante de ver.
    .
    Saudações poéticas.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  7. Parece um ótimo filme e bem emocionante. Gostei da indicação.
    Bjus!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Thaís,
    eu assisti e amei esse filme, é ótimo e ensina muita coisa através de diferentes realidades sociais.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. oi eu tenho um site que agrega conteúdos se voce tiver interesse voce pode nos manda um link diário o indereco do site é https://gooodlinks22.blogspot.com/

    ResponderExcluir