segunda-feira, 30 de abril de 2018

Resenha literária: Como Eu Era Antes de Você

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Como Eu Era Antes de Você.


Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Assunto: Literatura Estrangeira, Romance.

Editora: Intrínseca.

Páginas: 320.

Ano: 2013.

Sobre a autora: Jojo Moyes nasceu e cresceu em Londres. Trabalhou como jornalista por dez anos, nove deles no jornal The Independent, de onde saiu em 2002 para se dedicar integralmente à carreira de escritora, quando seu primeiro livro, Em busca de abrigo, foi publicado. Desde então já escreveu onze romances. Como eu era antes de você, seu livro de maior sucesso, ocupou o topo da lista de mais vendidos em nove países e foi adaptado para o cinema. Com mais de 20 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Jojo Moyes é uma das poucas escritoras a ter emplacado três livros ao mesmo tempo na lista de best-sellers do The New York Times. A autora mora em Essex, na Inglaterra, com o marido e os três filhos.


Esse é um livro que só foi me despertar o interesse por conta do filme, já que antes disso não conhecia a história. Sei que várias pessoas leem o livro antes do filme e são contra ler depois, mas eu não ligo pra isso. Pra mim não existem regras, e gosto das duas obras.

As capas dos livros da Jojo Moyes são bem femininas, levando em consideração os tons de rosa utilizados. No título as palavras "eu" e "você" são destacadas em escrita e cor diferente. O desenho é de uma menina num campo como se estivesse libertando um pássaro. Tudo indica, na minha cabeça, que pode ser uma metáfora da personagem principal se libertando de suas origens e da sua vida "tediosa". Não vou falar sobre diagramação, porque li pelo Kindle. Pra mim a leitura correu fácil porque me identifiquei com a personagem principal, porém é um livro que considero grande.

Se você assistiu o filme e gostou, já adianto: você vai amar o livro! Apesar de eu achar o filme fiel ao livro, ele é muito melhor (assim como em muitas situações em que um livro vira filme). Acho que o livro focou bastante no romance, que é o que vende quando o assunto é audiovisual, porém a história é mais complexa que isso. No livro, você se aproximada mais da Louisa Clark, que é a personagem central, e descobre que os problemas internos dela são bem maiores do que só estar presa a uma cidade pequena. Outra coisa que preciso frisar e que acho que ninguém entendeu: o personagem Will, de quem ela cuida e tem um romance, não é personagem principal dentro da história. A questão toda aqui é a Lou, e o Will é um personagem de apoio que a ajuda a se descobrir e ponto. Sim, ele tem que morrer no final. Aceite!

Eu recomendo esse livro pra quem assistiu o filme e gostou, mas também para aquelas pessoas que gostam de romances com finais surpreendentes. É um livro emocionante que fala sobre a vida, conhecimento pessoal e sobre escolhas. Foi um livro que apesar de ficção, me fez enxergar a vida de outra forma.

Esse livro eu baixei na internet e coloquei no meu Kindle, mas você pode encontrar em várias livrarias.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

5 comentários:

  1. Eu amei esse livro, mas eu confesso que gosto muito mais do Depois de Você (continuação), que ai eu amo ainda mais a Louisa. Mas impossível não se apaixonar pelo primeiro livro antes, e o filme é lindinho demais também <3
    Beijos,
    http://blogluanices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não li o livro, assisti apenas o filme e fiquei chocada, amei a história. Acredito que iria gostar muito do livro, por ter mais detalhes!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais, gostei muito da resenha, estou pra ler esse livro faz tempo e estou só enrolando rsrs, mas vou ver se baixo ele :D

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  4. mt legal essa resenha, eu vi o filme e sempre tive curiosidade em ler o livro tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir