sábado, 19 de maio de 2018

Dicas para conseguir economizar seu dinheiro

Olá querido(a)!
Hoje vou dar algumas dicas sobre economia de dinheiro. Confesso que nunca fui uma pessoa muito econômica, mas aí a gente cresce e aprende na marra. Muitas dessas dicas foi mamãe que ensinou e outras aprendi  com o tempo. O importante é você entender as coisas que mais funcionam pra você, porque pode ser que nem todas as dicas te agradem.


1- Anote seus gastos


Confesso que essa não é uma dica que eu sigo, mas é importante no início. Quando você está começando nessa coisa de economizar dinheiro é extremamente importante a questão da anotação do que você gasta no mês, porque assim você vai ter uma noção do que gasta. Além disso vai ter ideia dos gastos desnecessários que está tendo e o que pode ser diminuído nos meses seguintes.

2- Calcule seus gastos fixos


Calcular os gastos fixos é outro ponto essencial. É aqui que você vai descobrir o quanto você gasta por mês com coisas que são de extrema necessidade (luz, água, comida, internet, etc). Você tendo uma média desses gastos, já pode ter a noção de quanto dinheiro sobra para outras coisas.

3- Defina um valor para guardar por mês


Depois que você já descobriu o quanto gasta em média por mês com despesas fixas, você deve definir o quanto quer/pode guardar. Acho que essa questão é muito pessoal e vai depender de quanto você ganha e de quanto sobra de dinheiro. Você pode começar guardando 50 reais e ir aumentando, até definir um valor que não vai lhe fazer falta durante o mês. Outra dica, é que essa quantia que você define para guardar, você tem que imaginar que ela não existe (assim você não fica tentado(a) a pegar essa quantia e gastar).

4- Evite sair todos os fins de semana


Vejo pessoas que saem todo o fim de semana, se esse não é o seu caso pule essa dica. Muitas vezes a gente gasta em média de 100 à 200 reais nessas saídas de fim de semana,imagina gastar isso em TODOS os fins de semana do mês? A dica aqui é não sair sempre e economizar esse dinheiro. Você vai conseguir economizar bastante.

5- Faça suas refeições em casa


Pra quem possui aqueles cartões alimentação, essa dica nem vai ser super válida, porém para aqueles que gastam o dinheiro com a própria comida vão se interessar. Sai bem mais barato você mesmo cozinhar suas refeições em casa, além de a comida ficar muito mais saudável. Uma dica é tirar um dia da semana para preparar várias marmitinhas e congelar, depois é só ir esquentando durante a semana.

6- Preste atenção na hora de pagar suas compras


Essa dica é em relação a formas de pagamento: sempre analise qual a forma vai te dar mais vantagens. Quando comprar em lojas físicas sempre pergunte sobre parcelamentos e descontos quando o pagamento for à vista ou no dinheiro. Quando comprar online também preste atenção nessas coisas (muitas vezes pagamento em boleto dá desconto) e procure por cupons de desconto. Sempre é bom também pesquisar o preço dos produtos em várias lojas antes de comprar, assim você consegue o melhor preço.

7- Preciso comprar isso?


Essa dica é muito mais sobre seu controle psicológico do que sobre seu dinheiro. Sempre que estiver para comprar algo que está fora do seu orçamento, se pergunte: "Preciso disso? Preciso disso nesse momento ou posso esperar?". Essas perguntas são essenciais para evitar compras desnecessárias e por impulso. Confesso que isso tem me ajudado bastante a controlar meus gastos.

Essas as minhas dicas para te ajudar a economizar dinheiro. Consegui te ajudar? Tem mais alguma dica legar para dar? Me conta aí nos comentários então!

Beijoos ;*


11 comentários:

  1. Olá Thais, gostei das dicas parecem bem eficientes e sábias da sua parte!

    Snack Cheese Visite nosso mundinho ~🍇 v i s i t e - n o s🍇

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas ♥

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Thais! Tudo bem?
    São ótimas dicas! Eu estou mesmo precisando anotar os meus gastos, que fico super perdida! Sobre guardar o dinheiro, também é importante saber aonde guardar para valorizar.. E pensar muito antes de comprar algo, eu gosto de ir para casa pensar porque às vezes a vontade passa no dia seguinte ^^
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas ;)

    http://quaseadultapl.blogspot.com.br/
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  5. Dicas preciosas! Adorei! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas,eu uso o método de planilhas de gasto e também penso muito antes de comprar, só que depois que eu compro algo as outras coisas só aparecem na sacola também kk
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ohh yes keeping track of your expanses and earnings is a big one. Great tips!

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  8. Fantastic post!

    Kisses ...

    Dilek .

    ResponderExcluir
  9. Thais, essas dicas são ótimas! Eu já reparei, meu gasto maior é sempre com comida kkkkkkkkkkkkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  10. Dicas maravilhosas, qualquer dinheirinho que a gente economiza já faz uma baita diferença no fim do mês. Meu maior erro é comida, a gente sempre sai pra comer.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. otimas dicas
    isso de anotar os gastos da super certo!

    Beijos!!



    Jéssica R. Coelho Blog

    ResponderExcluir