quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Resenha literária: Extraterrestres

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Extraterrestres: Onde eles estão e como a ciência tenta encontrá-los.


Sinopse: Nossa galáxia tem pelo menos 100 bilhões de estrelas (embora há quem diga que ela tem até quatro vezes mais que isso). Entre elas, são pelo menos 20 bilhões de astros parecidos com o Sol. Se 22% deles têm um mundo potencialmente habitável, do tipo terrestre, estamos falando de 4,4 bilhões de planetas aptos ao surgimento da vida. Isso só na nossa galáxia. Agora considere a probabilidade de você acertar os números da Mega Sena. Apostando em seis dezenas, a chance de acertar tudo é de uma em 50 milhões. Agora imagine que a chance de um planeta habitável de fato desenvolver vida seja igualmente improvável. Ainda assim, teríamos 23 mundos habitados, só na Via Láctea.Se extrapolarmos para o total de galáxias existentes no Universo observável – estima-se, grosseiramente, em 100 bilhões –, temos aí 2,3 trilhões de biosferas no cosmos. E isso supondo que a possibilidade de a vida surgir seja tão pequena quanto a de ganharmos na Mega Sena. A maioria dos cientistas que estudam o assunto tende a crer que o surgimento de formas biológicas seja bem mais corriqueiro que isso. O objetivo deste livro é apresentar a busca pela vida fora da terra – talvez a mais intrigante e importante busca da história da humanidade – em todas as suas nuances.

Assunto: Astronomia, Ciência, Cosmologia.

Editora: Super Interessante.

Páginas: 286.

Ano: 2014.

Sobre o autor: Salvador Nogueira É jornalista, blogueiro, escritor brasileiro, colunista do jornal Folha de S. Paulo e colunista da revista Scientific American Brasil. Também é assessor de comunicação da Sociedade Brasileira de Física. Tem experiência na área de Divulgação Científica, com ênfase em Astronomia e Exploração Espacial.


Um livro sobre extraterrestre e universo que é um tema que gosto bastante. Quando vi esse livro logo quis ler.

capa é bem bonita e diferente. Gosto dessa pegada que o "X" do Extraterrestres tem. Não vou falar sobre a diagramação, porque li pelo Kindle. A leitura foi um pouco demorada porque o livro é um pouco longo.

Esse é um livro que fala sobre extraterrestres, mas não sobre homenzinhos verdes. É um livro científico que joga algumas informações no seu colo, mas que em momento algum confirma que existe vida em outros planetas. Na base de muita pesquisa e informação o livro te apresenta as possibilidades e como seria se tivesse vidas em outros planetas. É um livro muito legal e informativo, mas se você está esperando tudo sobre homenzinhos verdes, nem leia.

Eu indico esse livro para quem gosta do meio científico e quer aprender mais sobre astronomia. O livro tem muita informação interessante e tenho certeza que você vai gostar.

Esse livro eu baixei na internet e coloquei no meu Kindle, mas você pode achar na Amazon.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

2 comentários:

  1. Eu gosto de informações cientificas e que envolve astronomia, tanto que sempre assisto documentários sobre o assunto. Tenho certeza que vou gostar desse livro.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir