sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Resenha literária: O conto da aia

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro O conto da aia.


Sinopse: O romance distópico O conto da aia, de Margaret Atwood, se passa num futuro muito próximo e tem como cenário uma república onde não existem mais jornais, revistas, livros nem filmes. As universidades foram extintas. Também já não há advogados, porque ninguém tem direito a defesa. Os cidadãos considerados criminosos são fuzilados e pendurados mortos no Muro, em praça pública, para servir de exemplo enquanto seus corpos apodrecem à vista de todos. Para merecer esse destino, não é preciso fazer muita coisa – basta, por exemplo, cantar qualquer canção que contenha palavras proibidas pelo regime, como "liberdade". Nesse Estado teocrático e totalitário, as mulheres são as vítimas preferenciais, anuladas por uma opressão sem precedentes. O nome dessa república é Gilead, mas já foi Estados Unidos da América. Uma das obras mais importantes da premiada escritora canadense, conhecida por seu ativismo político, ambiental e em prol das causas femininas, O conto da aia foi escrito em 1985 e inspirou a série homônima (The Handmaid's Tale, no original), produzida pelo canal de streaming Hulu em 2017. As mulheres de Gilead não têm direitos. Elas são divididas em categorias, cada qual com uma função muito específica no Estado. A Offred coube a categoria de aia, o que significa pertencer ao governo e existir unicamente para procriar, depois que uma catástrofe nuclear tornou estéril um grande número de pessoas. E sem dúvida, ainda que vigiada dia e noite e ceifada em seus direitos mais básicos, o destino de uma aia ainda é melhor que o das não-mulheres, como são chamadas aquelas que não podem ter filhos, as homossexuais, viúvas e feministas, condenadas a trabalhos forçados nas colônias, lugares onde o nível de radiação é mortífero.

Assunto: Distopia, Ficção.

Editora: Rocco.

Páginas: 345.

Ano: 1985.

Sobre a autora: Margaret Atwood, uma das escritoras mais admiradas mundialmente, nasceu na cidade canadense de Ottawa, em 1939. Graduou-se em Artes na Universidade de Toronto e foi professora de Literatura Inglesa em várias universidades canadenses. Após viver períodos nos EUA, na França, na Inglaterra, na Itália e na Alemanha, hoje mora em Toronto. Recebeu diversos prêmios, como o Man Booker Prize de 2000 por O Assassino cego, Chevalier de l’Ordre dês Arts e dês Lettres e o Príncipe de Astúrias de 2008 pelo conjunto de sua obra, entre outros. Seus livros foram traduzidos para mais de trinta idiomas. É autora de mais de 35 obras de poesia, prosa e não ficção, entre elas O conto da aia, Dançarinas, Lesão corporal, Madame Oráculo, Olho de gato, A vida antes do homem, Vulgo Grace, O assassino cego, Oryx & Crake, Negociando com os mortos, A tenda e Buscas curiosas, todos publicados no Brasil pela Rocco.



Depois de assistir a série de mesmo nome, resolvi ler o livro que é um clássico da literatura. Só por esse motivo mesmo que resolvi ler o livro.

capa é bem legal, nela temos o contorno da cabeça de uma Aia e dentro dela uma Aia de corpo inteiro (mas no caso a capa do meu é só a Aia mesmo, acho que o meu é com a capa antiga). Não vou falar sobre a diagramação, porque li pelo Kindle. A leitura não foi tão rápida, mas não demorei muito.

Esse livro eu estava com tanta vontade de ler, que nem sei o que dizer. A série é bastante fiel a ele, porém o livro acaba em determinado momento (se não me engano é base para a primeira temporada apenas). O resto da história que se passa na série é toda inventada mesmo, não existe no livro. Eu gostei bastante da história, mas na verdade já tinha amado quando só tinha assistido a série. Um livro que bale a pena a leitura, já que é uma distopia. A autora é ótima e tem outros livros que também são distopias.

Eu indico esse livro para quem gosta de distopias ou pra quem assistiu a série e gostou. Eu acho que esse livro é uma boa pedida e traz muita reflexão pra gente.

Esse livro eu baixei na internet e coloquei no meu Kindle, mas você pode achar fácil em livrarias.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

2 comentários:

  1. Tenho vtd de ler esse livro, tanto que ele está na minha lista. Mas, essa semana fiquei sabendo que ele tem uma continuação, ou seja, são dois livros, talvez por isso a história termine em determinado ponto.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia esse livro mas parece interessante. Curto ler algumas distopias pois me fazem questionar.
    Snack Cheese 💕 Prove os nossos donuts: ~🍩v i s i t e - n o s💖

    ResponderExcluir