quarta-feira, 5 de maio de 2021

A pandemia ainda não acabou

Olá querido(a)!
É muito louco como as coisas mudam. Eu estava preparada para escrever sobre a final do BBB, mas as coisas mudaram quando soube do falecimento de Paulo Gustavo, que se deu por conta de complicações advindas do coronavirus.


Imagino que ninguém aguenta mais ouvir falar dessa pandemia, mas ela existe e ainda está aí. A cada dia as coisas pioram e novas cepas são descobertas, o que faz a gente pensar que isso nunca vai ter fim. Mais de 400 mil pessoas mortas apenas no Brasil, e a cada dia perdemos mais vidas.

A morte de Paulo Gustavo me fez refletir sobre o que anda acontecendo. O vírus não poupa ninguém. O Paulo uma pessoa tão querida e iluminada nos deixou no dia de ontem apesar de ter lutado tanto contra essa doença. Mas vamos pensar também que o Paulo só resistiu por tanto tempo porque tinha acesso aos melhores e mais modernos tratamentos que o dinheiro pode pagar, porém nem todo mundo vai ter essa oportunidade. Isso tudo só mostra que o dinheiro não compra a vida nesse momento, mas é importante na questão de ter mais chances de vencer a doença. Mesmo assim, a chance de morrer está ali. Isso é muito triste.

E por quê entrar nesse assunto tão triste? Porque eu tenho reparado a minha volta que, aparentemente, a pandemia acabou. A gente sabe que ela ainda existe, mas parece que muita gente jogou a toalha. Não consigo ver as pessoas realmente preocupadas com o que vem acontecendo. Muita gente continua morrendo, mas nas ruas vejo aglomeração e máscaras no queixo, ou mesmo inexistentes. Os cuidados mais básicos não são tomados. Entendo que a vacina deu esperança, mas sabemos que a maioria das pessoas ainda não está vacinada. Mesmo com a vacina, outras medidas preventivas ainda são necessárias para o controle da doença.

Eu não estou brincando, voltei a caminhar essa semana e 70% das pessoas que vi pelo caminho estavam sem máscara ou com ela no queixo. Poucas pessoas ainda seguem os protocolos. E eu penso que a gente tem que se prevenir e não sair por aí dando sorte para o azar. O coronavirus é uma caixinha de surpresas, assim como você pode nem ter sintomas quando pegar, ele pode te levar a morte. Não conseguimos prever qual tipo iremos pegar e por isso é tão perigoso, sem contar que também podem acontecer reinfecções pelo vírus.

Por isso vim aqui fazer um pedido: evitem aglomerações e tomem todos os cuidados necessários. É um cuidado para a sua saúde e para a saúde de toda a sociedade. Não vou dizer aqui que nunca falhei quanto a minha conduta e cuidados durante essa pandemia, acho que a maioria das pessoas errou em algum momento. Estou aqui para falar do "daqui para frente", que ainda podemos e devemos fazer a diferença. Só vamos conseguir passar por essa fase ruim quando nos conscientizarmos enquanto pessoas e sociedade. Tomar os cuidados necessários não deve ser diminuído a uma escolha individual, porque é uma coisa que afeta a todos. Sua escolha afeta o seu entorno. Pense em você, mas pense nos outros também.

6 comentários:

  1. Sim, obrigado por seu alerta. É importante esse tipo de informação. Usar a máscara no queixo é o mesmo que não usar nada.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Buen consejo ojala las personas hicieran caso y utilizaran bien la mascarilla . Te mando un beso

    ResponderExcluir
  3. o povo tá achando mesmo que acabou, vejo muito isso por aqui também
    é raro ver alguém de máscara na rua, só colocam pra entrar nos comércios como forma de obrigação e não de cuidado, triste

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente essa doença vai existir pra sempre, assim como tantas outras.
    É complicado.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Post muito necessário Thais! Infelizmente todo cuidado ainda é pouco, mês passado eu e meu marido pegamos essa bost* de vírus, mesmo ele que trabalha fora tomando todas as precauções e eu em casa quarentenando. No caso do meu marido os sintomas foram mais fortes, e eu orei muito pela recuperação dele, e Graças a Deus ele me ouviu. E mesmo o médico falando que agora temos imunidade por pelo menos três meses, nós contínuamos tomando todos os cuidados possíveis, não por nós, mas principalmente pelos outros.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir