sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Como o que você come afeta o seu cérebro?

Embora o cérebro humano constitua cerca de 2% do peso do nosso corpo, ele utiliza cerca de 25% dos nossos recursos energéticos.


GORDURAS
As gorduras ômega 3 e 6 são as mais importantes para o cérebro. Acredita que essas gorduras previnem condições neurodegenerativas do cérebro, como as doenças de Parkinson e Alzheimer. Elas são classificadas como ácidos graxos essenciais, ou seja, que o nosso corpo não produz. O ômega 3 é encontrado em nozes, grãos e peixes de águas frias (como salmão, atum, bacalhau). O ômega 6 é encontrado em óleos vegetais como azeite, óleo de soja e óleo de girassol. O consumo em longo prazo de outros tipos de gorduras como trans e saturada, por outro lado, pode comprometer o funcionamento do nosso cérebro.

PROTEÍNAS
As proteínas são formadas por vários aminoácidos ligados entre si e esses aminoácidos podem influenciar em como nos sentimos. Os aminoácidos contêm precursores dos neurotransmissores, os mensageiros químicos que carregam sinais entre neurônios afetando coisas como o humor, peso e atenção. As misturas complexas que formam os alimentos podem estimular o cérebro a liberar diferentes neurotransmissores. Uma dieta equilibrada fornece uma mistura balanceada de neurotransmissores e mantêm seu ânimo impedindo que ele vá de um extremo a outro.

CARBOIDRATOS
A maior parte da energia que o cérebro utiliza vem dos carboidratos que o nosso corpo transforma em açúcar no sangue e esse açúcar é utilizado para gerar energia. Os lobos frontais são tão sensíveis a queda de glicose, que a mudança no funcionamento mental é um dos primeiros sinais da deficiência de nutrientes.


Como os tipos de carboidratos afetam nosso cérebro?
A maior parte da energia que o cérebro utiliza vem dos carboidratos que o nosso corpo transforma em açúcar no sangue e esse açúcar é utilizado para gerar energia. Carboidratos de liberação de glicose rápida no sangue (índice glicêmico alto), como doces e bebidas açucaradas causa uma liberação rápida de açúcar seguida por uma queda também rápida. O açúcar diminui e, com ele, nossa atenção e humor. Por outro lado, aveia, grãos e legumes, têm uma liberação de glicose lenta, permitindo um nível de atenção mais estável.

MICRONUTRIENTES
Os anti-oxidantes presentes nas frutas e vegetais fortalecem o cérebro no combate aos radicais livres que destroem as células cerebrais permitindo que seu cérebro funcione bem por um longo período de tempo. E sem os poderosos micronutrientes como vitamina B6, B12 e ácido fólico, nossos cérebros estariam susceptíveis a doenças cerebrais e declínio mental. Ferro, cobre, zinco e sódio também são essenciais para o funcionamento do cérebro e o desenvolvimento cognitivo inicial.


Insta: kenianutri | Twitter: nutrikenia | E-mail: keniamorenonutri@gmail.com | Tik Tok: nutri_kenia

8 comentários:

  1. Excelente postagem. É bom lembrar que uma alimentação equilibrada vai contribuir e muito para o nosso bem estar.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  2. Hay que tener una dieta equilibrada te mando un beso

    ResponderExcluir
  3. Texto importantíssimo sobre a saúde física e mental que me deliciou ler.
    Grato pela partilha
    .
    Feliz fim-de-semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante saber sobre alimentação equilibrada.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. Amei o post. Acho bem importante ser consciente sobre oq e comemos e como afeta nosso corpo e mente
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante esse post!
    Acho que o segredo é comer de tudo, mas com equilíbrio né?
    Bem legal :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante o post!

    Boa semana!

    O blog está em Hiatus de Inverno de 02 de agosto à 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.Mesmo em Hiatus o blog tem um post novo, não deixe de conferir e comentar.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir