sexta-feira, 8 de abril de 2022

Na telinha: 3 Tonelada$

Olá querido(a)!
Hoje eu vim falar sobre a série 3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central.


Eu já conhecia a história desse assalto porque existe um filme sobre isso, mas é lógico que o filme tem elementos fictícios (não é um documentário). Eu sempre fui fascinada pelo filme porque sabia que ele tinha sido baseado em fatos reais. Na época desse assalto eu tinha 10 anos, então não me lembro. Minha memória é relacionada ao filme mesmo.

"Na série documental original da Netflix 3 Toneladas: Assalto ao Banco Central, conhecemos a investigação sobre um dos assaltos que marcaram a história do país. Em agosto de 2005, mais de 160 milhões de reais foram roubados do Banco Central em Fortaleza, no Ceará. O crime ficou conhecido pela engenhosidade dos responsáveis, que cavaram um túnel de 80 metros de comprimento até o cofre da instituição. A produção conta com três episódios carregados de imagens de arquivo e depoimentos inéditos dos policiais e criminosos envolvidos, que recriam os momentos mais importantes da busca que durou cinco anos. A extensão do caso por tanto tempo desencadeou uma série de outros problemas, como sequestros, assassinatos, agentes infiltrados e compras suspeitas em dinheiro vivo. Além disso, a série traz os detalhes mirabolantes de como os bandidos conseguiram entrar dentro do cofre de um banco tão seguro, revelando o plano minucioso que colocaram em prática."


Quando vi o lançamento dessa série fiquei bem curiosa para assistir, porque como já falei eu adoro o filme (inclusive assisti várias vezes). Eu acho essa história super bizarra e ao mesmo tempo impressionante. Resumindo: uma galera se juntou, organizou um mega assalto a banco, escavaram durante 3 meses um túnel de 80 metros de comprimento que terminava dentro do cofre do banco e roubaram 3 toneladas de notas de 50 reais (em torno de 165 milhões de reais). Parece até história de filme né? Por isso virou filme! Mas nesse documentário a gente tem uma visão mais focada na investigação. O documentário explica como aconteceu o crime, mas também como as coisas se movimentaram dentro da polícia. A gente percebe que muitos policiais de outros estados foram designados para o caso. A polícia teve que usar conhecimentos de várias áreas para chegar nos responsáveis. Foi uma investigação difícil, mas conseguiram resultados muito bons (só uma pessoa continua foragida). A única coisa que me incomodou na série é que ela não é linear na narrativa, eles vão e voltam no tempo durante a série inteira e isso acaba me deixando confusa. No fim das contas a operação policial foi um sucesso, já que prenderam quase todos os envolvidos. A única coisa que não conseguiram foi recuperar todo o dinheiro roubado (na verdade cerca de menos de um quinto do dinheiro foi recuperado).

A série possui 1 temporada, com 3 episódios de 1 hora cada. É uma série curtinha e dá para maratonar num dia só. É uma série documental sobre um crime e bem voltada para a parte policial da coisa. Acho que pra quem já conhece um pouco dessa história, esse documentário vai ser bem rico e esclarecedor. A série está disponível na Netflix.


Já assistiu essa série? Deixe seu comentário pra eu saber a sua opinião!

Beijoos ;*

11 comentários:

  1. Legal essa dica Thais, eu costumo gostar dessas séries documentais, são sempre muito ricas de informação. Quero assistir!

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  2. Oii Thais

    Adorei a dica de série, não conhecia essa ainda!
    Confesso que fico com preguiça de episódios grandes assim, mas como são só 3, quem sabe eu dê uma chance para a produção também :)

    Beijos
    http://brenshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gracias por la recomendación. No la he visto pero suena interesante. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que seja uma série muito interessante de ver
    .
    Um Sábado feliz … Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não assisti mas quero assistir!
    https://www.blogdamari.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não conhecia a série, gosto de episódios assim como documentário, achei bem legal e vou querer maratonar, dica anotada. Se eu conseguir semana que vem eu vou assistir.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/


    ResponderExcluir
  7. Amei a dica, eu sempre ouço falar desse assalto, mas nunca vi nada relacionado. Já quero assistir
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Assisti esse find o documentário por ter visto aqui no tru blog e gostei muito!
    https://www.blogdamari.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não sabia da série, eu vi o filme Assalto ao Banco Central que foi dirigido pelo Marcos Paulo. Adorei a sua dica.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  10. Menina, eu ainda não assisti o filme ou a série, mas tenho flashes de lembrança dessa história. Pre-ci-so assistir, adoro assuntos criminais e enigmáticos.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  11. Muito bem produzida essa série. Gostei bastante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir