segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Resenha literária: O Labirinto do Fauno

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro O Labirinto do Fauno.



Sinopse: Um dos filmes mais aclamados dos últimos tempos, O Labirinto do Fauno transborda das telas do cinema em obra que expande o universo de fantasia e horror da obra-prima de Del Toro. Quando estreou nos cinemas, O Labirinto do Fauno encantou público e crítica com sua história que mesclava sonho e realidade, trazendo para o universo da fantasia o cruel cotidiano da Espanha fascista de Franco. Mais de dez anos depois, a produção permanece conquistando fãs e mostrando que boas histórias são atemporais. Nesta edição mais do que especial, o escritor, diretor e roteirista mexicano Guillermo del Toro ― a mente por trás do filme e um dos artistas mais inventivos dos últimos tempos ― se une a Cornelia Funke, premiada escritora de contos de fadas modernos e autora da trilogia Mundo de Tinta, para narrar a jornada de uma menina pelo Reino dos Homens e pelo Reino Subterrâneo. No ano de 1944, Ofélia e a mãe cruzam uma estrada de terra que corta uma floresta longínqua ao norte da Espanha, um lugar que guarda histórias já esquecidas pelos homens. O novo lar é um moinho de vento tomado pela escuridão e pela crueldade do capitão Vidal e seus soldados, dispostos a tudo para exterminar os rebeldes que se escondem na mata. Mas o que eles não sabem é que a floresta que tanto odeiam também abriga criaturas mágicas e poderosas, habitantes de um reino subterrâneo repleto de encantos e horrores, súditos em busca de sua princesa há muito perdida. Uma princesa que, segundo os sussurros das árvores, finalmente retornou ao lar. No livro, a narrativa de Ofélia é intercalada com ilustrações e contos de fadas inéditos, baseados em elementos-chave de O Labirinto do Fauno.

Assunto: Adolescente, Contos de Fadas, Fantasia, Ficção, Horror.

Editora: Intrínseca.

Páginas: 320.

Ano: 2019.

Sobre os autores: Guillermo del Toro é um dos escritores e cineastas de maior destaque na indústria cultural americana. É roteirista e diretor do sombrio e fascinante O Labirinto do Fauno, de Hellboy, Círculo de Fogo e A Forma da Água, filme ganhador de quatro Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Del Toro é também coautor da série de livros Trilogia da escuridão. Pela Intrínseca, publicou A forma da água, obra que expande o universo do filme, e Caçadores de Trolls, adaptado para as telas pela Netflix. Cornelia Funke é uma escritora e ilustradora alemã que se tornou best-seller no mundo inteiro com seus contos de fadas modernos. É autora de O senhor dos ladrões, da trilogia Mundo de Tinta e da série Reckless, todos sucesso de público e crítica. Mora em Malibu, Califórnia.


Confesso que eu sempre fui louca para ler esse livro e acabei ganhando ele no amigo secreto do clubinho da Pequena Jornalista. Fiquei tão empolgada que essa foi a minha primeira leitura desse ano.

Eu nem preciso dizer o quanto a capa desse livro é belíssima, né? Ela possui um azulado bonito ao fundo e os desenhos são em preto. No desenho podemos ver o portal que é a entrada do labirinto e a Ofélia de frente para ele. Também vislumbramos outros elementos que estão presentes na história, como: o fauno e as fadas. A fonte usada no título combina bastante com os desenhos. O livro possui capa dura e as páginas possuem uma pintura azul, da mesma cor da capa, que pode ser vista lateralmente. É um livro mediano, mas dá para ser lido bem rápido porque os capítulos são curtos.

"Ofélia não a relembrou de que, para ela, não existia nada melhor que um livro. A mãe não entenderia. Não considerava os livros um refúgio nem permitia que eles a conectassem com outros mundos. Ela só conseguia ver este mundo e, mesmo assim, pensou Ofélia, só em alguns momentos. Ser tão terrestre fazia parte da tristeza da mãe. Os livros poderiam ensiná-la tanto sobre este mundo e outros lugares distantes, sobre animais e plantas, sobre as estrelas! Podiam ser janelas e portas, asas de papel para ajudá-la a voar para bem longe. Talvez a mãe tenha esquecido como era voar. Ou talvez nunca tenha aprendido."

Primeiro devo falar que O Labirinto do Fauno é um dos meus filmes preferidos, porque ele mistura ficção e fantasia com momentos históricos importantes. Também é meu filme preferido por conta da maquiagem e fotografia. E eu tenho mais uma coisa para dizer: esse livro é baseado no filme, haha. A gente tá tão acostumado com filmes que são baseados em livros, mas essa história faz o caminho inverso. Eu já amo o filme, mas agora amo o livro. São obras super parecidas, mas o livro traz um olhar mais sentimental da história. No filme a gente tem que se basear nos olhares dos personagens, o livro destrincha isso. Outro ponto interessante é que o livro traz alguns contos que explicam coisas do filme. Confesso que no filme esses contos não fazem falta, mas acho que é uma coisa que acrescenta um pouco mais de narrativa ao livro. Achei perfeito! Assim como a obra visual essa é uma obra tão boa quanto.


Na imagem acima vocês podem ver uma das ilustrações que tem nesse livro. Ele possui uma diagramação muito boa e com muitos detalhes encantadores.


Na imagem acima vocês podem conferir a lateral das páginas que possui o mesmo tom da capa.

Indico a leitura para os amantes de O Labirinto do Fauno ou simplesmente para as pessoas que gostam de boas histórias.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

5 comentários:

  1. Thaís é um livro incrível, já tinha ouvido falar dele, ainda não li mas tenho muito interesse em ler bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que livro lindooo ♥
    Eu nunca li o livro, mas assisti o filme e adorei!
    Adoro essa vibe meio suspense, macabra... HAHAHA

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece um ótimo livro. Amei a capa e a lateral colorida.
    Bem interessante que ele foi inspirado no filme e não o contrário, como na maioria dos filmes.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. Esse livro esteticamente é lindíssimo e dá vontade de ter só para olhar. Eu acho que não leria só pq o filme foi um dos meus traumas de infância. Eu morria de medo
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não tinha ouvido falar ainda desse livro... Uma ótima semana!
    https://www.blogdamari.com.br/

    ResponderExcluir