Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro A Síndrome da Boazinha: Como curar sua compulsão por agradar.
Sinopse: Descubra como curar sua compulsão por agradar e valorizar os seus desejos! As mulheres que sofrem dessa compulsão não são apenas as que se desdobram para garantir que todos à sua volta estejam felizes. Na verdade, aquelas que padecem desta síndrome passam por um sofrimento cotidiano ao esgotarem seu tempo e sua energia realizando tarefas desnecessárias apenas porque não sabem dizer “não”. Quando ajudar os outros se torna um comportamento compulsivo e não se consegue negar pedidos e exigências feitas por terceiros, a vida se torna um exercício diário de frustração. Para ajudar a superar este mal, a Dra. Harriet B. Braiker traz em A síndorme da boazinha uma análise criteriosa da compulsão por agradar e oferece um plano de ação de 21 dias para que você possa se curar rapidamente. Aprender a dizer “não”, obter a aprovação de si mesma e não fugir de conflitos são os primeiros passos para uma vida plena de realização e autoestima. A partir de histórias reais vividas no consultório da autora e de uma análise sobre a compulsão por agradar, A síndrome da boazinha procura estabelecer novos parâmetros na vida de quem sofre deste mal. Este livro vai ajudar você a identificar os momentos em que os outros abusam de sua bondade e mostrar que a própria aprovação é muito mais importante do que a de qualquer outra pessoa. Você perceberá que viver de forma equilibrada, levando a opinião dos outros em consideração, sem que ela tenha necessariamente que se sobrepor à sua vontade, é a melhor maneira para ser saudável e feliz. A síndrome da boazinha é a leitura ideal para você que deseja validar as suas vontades, encontrar a sua autoestima e se tornar a melhor versão de você mesma!
Assunto: Autoajuda, Motivacional.
Editora: BestSeller.
Páginas: 378.
Ano: 2012.
Sobre a autora: Dra. Harriet Braiker foi uma psicóloga clínica e consultora de gerenciamento por mais de 25 anos. Autora de muitos livros populares de psicologia, ela também foi responsável por vários livros de pesquisa premiados e outras publicações acadêmicas. Foi a primeira a identificar publicamente que diferente dos homens, as mulheres experimentam diversos tipos de estresse. Faleceu em 2004, na Califórnia.
Esse livro eu descobri por acaso e o título me chamou muita a atenção. Fiquei tão empolgada para ler que larguei outras coisas que estava lendo para ler ele.
Essa não é uma das capas mais bonitas, mas acho que tem a ver com o nicho do livro: psicologia e conhecimento pessoal. É uma capa branca com vários rostos de cores diferentes na capa, imagino que eles representem a boazinha que existe na gente. É um livro mediano, comecei a leitura bem empolgada mas no final ela acabou se arrastando.
"Quanto mais você procurar ser agradável, em detrimento de ser autêntica, mais se encontrará afligida por dúvidas incômodas, inseguranças e temores."
Eu gostei bastante desse livro, de verdade. Ele é um livro que tenho certeza que a maioria das pessoas vai se identificar e se encontrar nele. A gente percebe que a gente tenta a todo custo agradar todo mundo e não magoar ninguém, mas é a gente que acaba ficando mal. O livro traz muitos testes que fazem a gente identificar em qual tipo de agradadora nos encaixamos, sem contar que ele indica o que devemos fazer para melhorar isso. A autora é uma psicóloga, o que me passa bastante confiança no que foi escrito. Gosto também que na parte final do livro tem o desafio dos 21 dias, em que são dadas tarefas para você cumprir e quebrar com o ciclo de agradar as pessoas. É um livro que eu indico ler com calma para absorver tudo o que tem nele.
Um livro para se entender melhor e acabar com o ciclo de ser uma pessoa agradável a qualquer custo.
Acredito que seja um livro super interessante de ler
ResponderExcluir.
Semana feliz… cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Já fui muito assim sabia? Nem vale a pena porque as pessoas usam e abusam da sua bondade.
ResponderExcluirbig beijos
www.luluonthesky.com
Oi Thais, muito interessante a temática do livro. Realmente esse negócio de querer agradar todo mundo o tempo todo não é algo muito positivo, fiquei curiosa para saber os argumentos da autora. Beijos
ResponderExcluirNão Me Mande Flores ♥
Gracias por la reseña. Lo tendré en cuenta. Te mando un beso.
ResponderExcluirRealmente a capa não chama muito a atenção, mas o livro parece ser muito bom. Gosto dessa pegada de psicologia também.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Hello!
ResponderExcluirGreat review!
Greetings from Poland!