segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Resenha literária: A Síndrome da Boazinha

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro A Síndrome da Boazinha: Como curar sua compulsão por agradar.


Sinopse: Descubra como curar sua compulsão por agradar e valorizar os seus desejos! As mulheres que sofrem dessa compulsão não são apenas as que se desdobram para garantir que todos à sua volta estejam felizes. Na verdade, aquelas que padecem desta síndrome passam por um sofrimento cotidiano ao esgotarem seu tempo e sua energia realizando tarefas desnecessárias apenas porque não sabem dizer “não”. Quando ajudar os outros se torna um comportamento compulsivo e não se consegue negar pedidos e exigências feitas por terceiros, a vida se torna um exercício diário de frustração. Para ajudar a superar este mal, a Dra. Harriet B. Braiker traz em A síndorme da boazinha uma análise criteriosa da compulsão por agradar e oferece um plano de ação de 21 dias para que você possa se curar rapidamente. Aprender a dizer “não”, obter a aprovação de si mesma e não fugir de conflitos são os primeiros passos para uma vida plena de realização e autoestima. A partir de histórias reais vividas no consultório da autora e de uma análise sobre a compulsão por agradar, A síndrome da boazinha procura estabelecer novos parâmetros na vida de quem sofre deste mal. Este livro vai ajudar você a identificar os momentos em que os outros abusam de sua bondade e mostrar que a própria aprovação é muito mais importante do que a de qualquer outra pessoa. Você perceberá que viver de forma equilibrada, levando a opinião dos outros em consideração, sem que ela tenha necessariamente que se sobrepor à sua vontade, é a melhor maneira para ser saudável e feliz. A síndrome da boazinha é a leitura ideal para você que deseja validar as suas vontades, encontrar a sua autoestima e se tornar a melhor versão de você mesma!

Assunto: Autoajuda, Motivacional.

Editora: BestSeller.

Páginas: 378.

Ano: 2012.

Sobre a autora: Dra. Harriet Braiker foi uma psicóloga clínica e consultora de gerenciamento por mais de 25 anos. Autora de muitos livros populares de psicologia, ela também foi responsável por vários livros de pesquisa premiados e outras publicações acadêmicas. Foi a primeira a identificar publicamente que diferente dos homens, as mulheres experimentam diversos tipos de estresse. Faleceu em 2004, na Califórnia.


Esse livro eu descobri por acaso e o título me chamou muita a atenção. Fiquei tão empolgada para ler que larguei outras coisas que estava lendo para ler ele.

Essa não é uma das capas mais bonitas, mas acho que tem a ver com o nicho do livro: psicologia e conhecimento pessoal. É uma capa branca com vários rostos de cores diferentes na capa, imagino que eles representem a boazinha que existe na gente. É um livro mediano, comecei a leitura bem empolgada mas no final ela acabou se arrastando.

"Quanto mais você procurar ser agradável, em detrimento de ser autêntica, mais se encontrará afligida por dúvidas incômodas, inseguranças e temores."

Eu gostei bastante desse livro, de verdade. Ele é um livro que tenho certeza que a maioria das pessoas vai se identificar e se encontrar nele. A gente percebe que a gente tenta a todo custo agradar todo mundo e não magoar ninguém, mas é a gente que acaba ficando mal. O livro traz muitos testes que fazem a gente identificar em qual tipo de agradadora nos encaixamos, sem contar que ele indica o que devemos fazer para melhorar isso. A autora é uma psicóloga, o que me passa bastante confiança no que foi escrito. Gosto também que na parte final do livro tem o desafio dos 21 dias, em que são dadas tarefas para você cumprir e quebrar com o ciclo de agradar as pessoas. É um livro que eu indico ler com calma para absorver tudo o que tem nele.

Um livro para se entender melhor e acabar com o ciclo de ser uma pessoa agradável a qualquer custo.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

6 comentários:

  1. Acredito que seja um livro super interessante de ler
    .
    Semana feliz… cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Já fui muito assim sabia? Nem vale a pena porque as pessoas usam e abusam da sua bondade.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais, muito interessante a temática do livro. Realmente esse negócio de querer agradar todo mundo o tempo todo não é algo muito positivo, fiquei curiosa para saber os argumentos da autora. Beijos

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  4. Gracias por la reseña. Lo tendré en cuenta. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  5. Realmente a capa não chama muito a atenção, mas o livro parece ser muito bom. Gosto dessa pegada de psicologia também.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir