segunda-feira, 25 de setembro de 2017

OUTUBRO ROSA - Câncer de mama: como prevenir?

Olá querido(a)!

Outubro já está batendo a nossa porta e é importante darmos atenção ao Outubro Rosa. Devemos dar atenção a essa causa ao ano inteiro, mas quando chega outubro é que ficamos mais atentas por causa da campanha.


Cerca de 25.000 casos de câncer de mama são diagnosticados anualmente, ou seja, em cada dez mulheres, uma vai sofrer com essa doença. Embora seja um tipo de câncer que está associado muito mais às mulheres, a verdade é que os homens também podem sofrer, embora em uma porcentagem muito menor: um de cada 60.000. 

Nos últimos tempos tem havido uma descoberta prematura da doença e por isso a mortalidade tem diminuído nos casos de câncer de mama. Um dos fatores que tem ajudado na descoberta prematura é a campanha do Outubro Rosa, que mostra as formas de prevenção e dá maior visibilidade a doença, fazendo com que as pessoas fiquem mais atentas aos sintomas e suas prevenções. Existem estudos que mostram que a cura vem aumentando desde 1999, de 71% para 85%.


Como posso detectar o câncer de mama?

Como regra geral, o câncer de mama geralmente é detectado em exames de rotina estabelecidos para tal controle ou por autoexame, dos quais a mulher pode notar um nódulo no peito e muito dificilmente o câncer de mama doí por isso é muito importante que as orientações de prevenção sejam seguidas. Deve ficar claro que o autoexame de mama não é um método de diagnóstico, mas uma forma de prevenção.

É aconselhável para as mulheres que estão menstruando apalpar os seios uma vez por mês, geralmente no sétimo dia após o início da menstruação. Isso ajuda com que as mulheres conheçam seus seios, facilitando a detecção de qualquer tipo de anomalia, desde que seja visível ou palpável. As mulheres que já não têm menstruação também devem realizar esse autoexame, além de realizar mamografias regulares a cada dois anos, se tudo estiver bem.


Maneiras para prevenir câncer de mama

Quanto à prevenção deste tipo de câncer devemos deixar claro, o câncer não pode ser prevenido de forma absoluta e individual. Você pode fazer ações preventivas de câncer de mama, ou seja, as pessoas podem atuar para diminuir a incidência ao nível da população.

O médico recomenda usar esses métodos para prevenir o câncer de mama:

1- Coma adequadamente seguindo a dieta mediterrânea: consumir frutas, aumentar o consumo de legumes, cozinhar com azeite, aumentar o consumo de fibras e reduzir a carne vermelha e gordura.

2- Faça mamografias regularmente. É aconselhável fazer a partir dos 45-50 anos, além dos autoexames mencionados anteriormente, que devem ser realizadas a partir dos 18 anos de idade.

3- Evite hábitos nocivos, como fumar ou abusar de bebidas alcoólicas, moderando a ingestão sempre que possível.

4- Faça exercícios físicos regularmente, sempre se adaptando à idade e a situação da pessoa. Não vá mudar toda sua rotina de sedentarismo do zero, comece aos poucos e respeite os seus limites. Começar devagar permite que a prática de exercícios se torne uma rotina, ajudando não só na prevenção do câncer, mas também melhorando muito a sua saúde e disposição.

5- Os médicos enfatizam que o exercício deve ser realizado como medida preventiva e também depois que a pessoa passou pelo tratamento de câncer. Mas lembre-se sempre de consultar seu médico para saber suas limitações.

6- Conheça seu risco. Informe o seu médico se você tem membros da família que tiveram câncer de mama, especialmente uma mãe ou uma irmã, e se eles tiveram câncer de mama antes de chegarem à menopausa porque seu próprio risco de câncer pode ser superior à média. Algumas mulheres de alto risco podem ser recomendadas a ressonância magnética anual, além de uma mamografia de triagem.

7- As mulheres precisam estar conscientes de quão importante é levar a sério esta série de comportamentos, já que, em longo prazo, podem ajudar a prevenir um grande problema. São precauções simples e que podem definir o seu futuro em relação ao câncer de mama. Quanto mais cedo descoberto maiores são as chances de serem tratados com muita eficácia.


Cuide sempre da sua saúde, ela é um bem muito precioso. Prevenir aumenta 90% de chances de cura. 

Beijoos ;*

*Essa postagem é um oferecimento Rosi Feliciano.

5 comentários:

  1. Vale super a pena, querida :)

    Acho fundamental a partilha destes posts!! Sem dúvida!

    NEW TIPS POST | 2 steps and… BIG, PERFECT AND EVY EYELASHES :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  2. Campanha de extrema importância, muito bom trazer como postagem :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É uma ótima campanha, adorei o post.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Essa campanha é muito importante, a saúde da mulher é algo que sempre tem que ser olhada de perto para prevenir
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir