terça-feira, 3 de outubro de 2017

Como cuidar da saúde bucal


Olá querido(a)!
Hoje é dia mundial do dentista e por isso estou aqui para te ensinar a cuidar direitinho da sua saúde bucal. 

O hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal, por isso é muito importante que você cuide muito bem da saúde da sua boca. Quando você pratica uma boa higiene bucal:

* Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
* A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
* O mau hálito deixa de ser um problema permanente.

 Em caso de gengiva doendo ou sangrando quando você escova os dentes ou usa fio dental, consulte o seu dentista. Se se estiver passando por um problema de mau hálito também é bom consultar o seu dentista. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave.

Seu dentista, conhecendo melhor sua boca e seus dentes, pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.


Como praticar uma boa higiene bucal?

Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. 

Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.


1- Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente

2- Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições

3- Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor

4- Usar enxaguante bucal com flúor, caso seu dentista recomende

5- Garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água


Eu espero que as dicas tenham sido válidas para você! Gostaria também de desejar um ótimo dia para todos os dentistas e dar parabéns pelo dia deles.

Beijoos ;*

*As informações foram retiradas da Universidade Federal de Ouro Preto e da Colgate.

4 comentários: