sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Resenha literária: Mania

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Mania.


Sinopse: As dores da bipolaridade transformadas em poesia, poemas que transitam livremente entre a euforia e a depressão, entre a infância e a loucura. Rudi parece flutuar entre a simplicidade de uma nova linguagem e o caos originário da poesia maldita, mostrando sua habilidade em transformar o sofrimento em beleza, a doçura da infância em leveza, o descontrole da loucura em imagem. Disfarçada de surrealista, a obra expõe esses surtos na forma de versos. Em poesia, Rudi transforma as variações do nosso humor. Mania é uma obra para quem deseja ver a linguagem de volta à sua origem, as memórias da infância reinventadas, a angústia posta em palavras. Mania é para você que quer a poesia com todos seus picos e vales, com toda sua instabilidade poética. Mania é para você se perder da razão e encontrar um novo universo de sonho e de magia.

Assunto: Literatura Brasileira, Poesia.

Editora: Livronovo.

Páginas: 86.

Ano: 2018.

Sobre o autor: Rudi Renato Tedeschi Júnior possui ensino médio no Colégio Farroupilha e superior incompleto em ciências aeronáuticas e psicologia na PUCRS, e filosofia na UFRGS. Infelizmente, passou por vários períodos de ansiedade, depressão e mania que o foram incapacitando de concluir seus projetos de estudo. Hoje, superou a bipolaridade com a ajuda de profissionais de psicoterapia e de medicação. Trabalha com sua família em um minimercado e dando palestras com o tema: superação, poesia e mercado editorial. Rudi tem profunda gratidão por todos que acreditaram nele e o ajudaram a vencer seus maiores desafios. Você, com certeza, faz parte disso.



Li esse livro já que recebi um e-mail do próprio autor me enviando o livro para leitura. Adoro conhecer coisas novas, ainda mais no mundo da literatura, por isso, de pronto, já comecei a ler.

A capa me agrada. Ela tem um ar de mistério e profundidade, já que possui tons mais escuros. É uma paisagem a noite mostrando o céu, o mar e uma árvore sem folhas. Gosto muito dessa aura que a capa traz, já que as poesias contidas no livro são profundas e pelo que eu percebi na leitura, dizem muito sobre o autor. A diagramação está perfeita. A leitura corre de forma tranquila para quem gosta de poesias e o livro é bem curtinho, o que faz com que possa ser lido em um único dia.

Como já falei, os poemas são bem profundos e dizem muito sobre o autor. O que eu percebi também é que existe um link direto com a arte nas poesias, alguns com outros autores e outros com artistas plásticos. O que eu mais gostei foi a parte Poesia Rude, porque achei que resume tudo o que acontece dentro de nós quando lemos uma poesia. Já posso dizer que algumas partes são inquietantes, mas poesia e arte são assim: despertam uma quantidade gigante de sentimentos em nós.

Eu indico esse livro para quem gosta de poesias, com certeza vai gostar. Acho livros assim muito bacanas para serem lidos uma poesia por dia para assim refletir sobre a mesma.

"Todo poema é um nada,É vazio de existência,Por isso te atinge,Porque também o és."

Você pode comprar o livro direto com o autor pelo seu Facebook por R$ 25,00.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

2 comentários:

  1. Não conhecia esse livro e parece bem interessante
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  2. oii, ainda não conhecia esse livro, poesia não está entre um dos gêneros de livros que mais leio, mas sempre procuro ler algo assim, mas esse livro parace ser interessante. beijos.
    heycheirosas.com.br

    ResponderExcluir