quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Resenha: Por um Fio

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Por um Fio.


Sinopse: Em Por um fio, está de volta o narrador sensível e cuidadoso de Estação Carandiru, que, contando histórias reais, reflete sobre o impacto da perspectiva da morte no comportamento de pacientes e seus familiares. Drauzio Varella especializou-se em oncologia numa época em que o câncer era visto com tanto horror que nem sequer se pronunciava essa palavra - dizia-se "aquela doença" - e desde então convive cotidianamente com doentes graves. Em Por um fio, ele relata histórias que põem o leitor diante de questões delicadas, difíceis mesmo para quem lida com elas em sua rotina profissional. De um lado, a reação dos que se descobrem doentes, que vai da surpresa à revolta, do desespero ao silêncio e à aceitação. Do outro, a atitude dos parentes, que varia da dedicação incondicional à pura mesquinharia, da solidariedade ao abandono. E Drauzio conta ainda episódios surpreendentes de mudança de vida, como se a visão da morte fosse quase uma libertação, um divisor de águas que confere novo sentido ao porvir.

Assunto: Biografia, Histórias Reais.

Editora: Companhia das Letras.

Páginas: 224.

Ano: 2004.

Sobre o autor: Antônio Drauzio Varella é um médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, formado pela Universidade de São Paulo, na qual foi aprovado em 2° lugar, é conhecido por popularizar a informação médica no Brasil, através de aparições em programas de rádio, TV e pela Internet, com um site e canal no Youtube.


Fiquei curiosa para ler esse livro depois de um vídeo da Karol Pinheiro em que ela mostrava a estante de livros dela, achei a temática interessante e logo corri atrás para ler.

A capa é escura e possui muitos fios coloridos, mas só um de cor vermelha atravessa a capa e chega até a parte em que se encontra o título. O nome do livro é "Por um Fio" e por isso só esse fio vermelho vai até o fim, para mim ele representa a frágil vida da gente que quando estamos por um fio estamos mais perto da morte. Não vou falar sobre a diagramação, porque li pelo Kindle. A leitura foi bem fácil e bem reflexiva.

É um livro para quem quer entender melhor esse momento final da vida e faz a gente refletir bastante. Com histórias reais e momentos emocionantes o livro nos faz adentrar na vida de pacientes terminais. Ao longo dos capítulos percebemos que a morte incomoda mais os vivos do que aqueles que estão prestes a partir. Foi um livro muito bom de ler, apesar de muita gente poder achar que é um livro triste. Na verdade traz uma perspectiva sobre a morte.

É um livro que indico para pessoas que admiram o autor e querem entender melhor o momento da morte. Um livro, que eu acho, que todos deviam ler.

Esse livro eu baixei na internet e coloquei no meu Kindle, mas você pode compra-lo em qualquer livraria.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

3 comentários:

  1. Thais, curto livros assim, que tragam histórias reais. Não conhecia esse livro dele, mas darei uma chance com certeza!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Amei a história desse livro, se é de história real seja filme ou livro, já me ganha por completo. Obrigada por compartilhar!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir