sábado, 30 de março de 2019

Resenha literária: Furacão Anitta

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Furacão Anitta - Biografia não autorizada.


Sinopse: Desde que deixou o Brasil inteiro babando com o Show das Poderosas, Anitta se tornou uma obsessão nacional. Seus clipes quebram a internet, jovens descolados copiam seu estilo e seus passos são seguidos por milhões de fãs, ávidos por qualquer informação a respeito desse furacão. Para matar essa curiosidade generalizada, Leo Dias, o mais famoso jornalista de celebridades do país, se debruçou sobre a história da menina nascida de uma família pobre, no subúrbio do Rio de Janeiro, que desde a infância sabia muito bem o que queria ser na vida. Está tudo lá: as aulas de piano com o avô, as brigas com os empresários, as tretas com outras cantoras, os amores e desamores, a fé, o futuro longe dos palcos. Leo mostra que nada na vida da cantora foi fruto da sorte ou do acaso. O resultado é um livro intenso e explosivo. Aliás, como a própria Anitta.

Assunto: Biografia.

Editora: Agir.

Páginas: 160.

Ano: 2019.

Sobre o autor: Leo Dias é colunista do jornal O Dia e apresentador do programa Fofocalizando, do SBT. Foi correspondente internacional da rádio portuguesa RDP e apresentou um programa de entrevistas na rá­dio FM O Dia, além de ter passado pelo jornal Extra, pelas revistas Contigo, Chiques e Famosos, Amiga e Manchete, e pelo portal Yahoo!. Furacão Anitta é a audaciosa empreitada do polêmico e controverso jornalista de 43 anos, que acompanhou de perto toda a transformação da artista, do início da carreira até a explosão nacional.


Confesso que não estava empolgada com esse livro no início, quando ele ainda estava sendo escrito, mas a algumas semanas atrás fiquei muito curiosa pra ler. O lançamento oficial é hoje, mas para quem comprou a versão e-book, como eu, conseguiu baixar o livro no dia 27.

Vamos começar falando da capa, que achei maravilhosa. Nela podemos encontrar a Anitta de costas mostrando a raba, do jeitinho que conhecemos. Geralmente capas de biografias vem com o rosto do nosso personagem principal, mas a Anitta é conhecia por sua bunda e rebolado, sem contar o ar de mistério que vem embalado em algo que esconde o rosto. Gostei da diagramação, mas imagino que o livro físico seja melhor ainda. A leitura foi fácil e o livro é curto, por isso tenho certeza que em um dia você consegue terminar, assim como eu.

Vamos começar falando das polêmicas e confusões em volta desse livro. Primeiro que a editora foi ousada em liberar antes da data oficial do lançamento o e-book e com isso teve alguns problemas, como vários sites noticiando que o livro havia vazado. Sim, o livro acabou vazando já que pessoas que adquiriram o e-book botaram o piratão pra jogo pra quem quisesse ler. No caso, eu só fui saber da confusão a noite, mas soube que já rolava desde a madrugada e o meu livro eu comprei mesmo. Também existem muitas pessoas falando mal do autor, alguns falando sobre ele defender muito a cantora no livro e outras querendo boicotar esse lançamento. E falando em polêmicas, o livro tem algumas.

O livro é uma biografia da cantora Anitta que não foi autorizada e aprovada por ela, mas não achei que isso possa incomodá-la, já que não achei nada demais. Só acho que se ela escrevesse um livro, algumas coisas não iriam entrar para não dar ibope a certas pessoas. Muita coisa sobre a vida dela eu não sabia, já que não sou uma pessoa muito ligada nela e nem interessada. Uma coisa que estragou um pouco o livro e ao mesmo tempo me fez ficar curiosa e fez, de fato, eu comprar o livro, foram as entrevistas do Léo Dias. Muita coisa que está no livro ele acabou abrindo nas entrevistas feitas essas semanas e isso pra mim estragou um pouco a experiência, mas ao mesmo tempo foi um chamariz para as vendas. Uma outra coisa que achei também é que ele com certeza sabe de mais fofocas e polêmicas, mas ocultou algumas coisas por, talvez, ser amigo de algumas pessoas (ou por achar irrelevante mesmo). Um ponto positivo é que para uma biografia não autorizada existe, sim, muita informação de bastidores que ninguém sabe, diferente de outras biografias do gênero que são cópias descaradas de informações que você pode achar navegando na internet. Eu achei também o livro bastante autêntico, já que conseguimos enxergar claramente que foi o Léo Dias que escreveu aquilo tudo. Tem até alguns toque ácidos dele que quem o acompanha e conhece vai perceber na hora. Gostei também da leitura fácil que atinge até aquele leitor mais principiante.

Eu não sou uma pessoa que sou fã de biografias, mas achei esse livro bem bacana, principalmente para quem quer saber mais sobre a Anitta. Eu até achei que o Léo Dias foi neutro no seu livro sobre ela, mas também dá pra perceber que existe certa admiração dele pela cantora.

Comprei o meu livro na Amazon e paguei R$ 19,99 na versão e-book dele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

9 comentários:

  1. Não curto muito Anitta, esse livro eu dispenso.
    Bom final de semana!
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  2. I'm not familiar with her, so I checked google and wow she seems cool!

    Only Yesterday

    ResponderExcluir
  3. Confesso que fiquei bem curiosa para ler esse livro
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li esse livro, mas sou meio assim com o Leo dias, acho ele muito fanfiqueiro haha
    eu vi algumas pessoas falando sobre o caso da Ivete e fiquei 'eitaa', vou procurar para comprar depois.
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. apesar de nao ser fã dela acho que pode ser uma leitura bem interessante, curti sua resenha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Nice post. thanks for sharing
    https://www.stylebasket.in/

    ResponderExcluir
  7. Não sou fã dela, nem a acompanho, então não fiquei animada para ler o livro. Fora que muitas das polêmicas e o que as pessoas queriam saber vazaram dias antes do livro ser publicado, acho que isso tirou um pouco da curiosidade que eu estava sentindo também.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Eu to doida para ler esse livro, quero saber de tudo!
    http://umagarotasemdestino.blogspot.com/2019/04/aplicativos-do-meu-celular.html?m=1

    ResponderExcluir