segunda-feira, 1 de abril de 2019

Resenha literária: Mentes e Manias

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Mentes e Manias - TOC: Transtorno Obsessivo Compulsivo.


Sinopse: Este livro busca reunir uma série de casos de sucesso, frutos da experiência clínica da autora, que descrevem o que ela considera as menores nuances e manifestações do TOC. A autora procura ainda apontar os caminhos que conduzem à compreensão e à superação do transtorno.

Assunto: Mania, Psicologia, TOC.

Editora: Fontanar.

Páginas: 224.

Ano: 2011.

Sobre a autora: Ana Beatriz Barbosa Silva é médica graduada pela UERJ, com pós-graduação em psiquiatria pela UFRJ. Professora honoris causa pela UniFMU (SP) e presidente da AEDDA - Associação dos Estudos do Distúrbio do Déficit de Atenção (SP) -, é também diretora das clinicas Medicina do Comportamento no Rio de Janeiro e São paulo, onde atende os pacientes e supervisiona os profissionais da sua equipe (médicos e psicólogos). Nascida no Rio de Janeiro, é escritora, realiza palestras, conferências e consultorias sobre variados temas do comportamento humano.


A vontade de ler esse livro surgiu porque adoro a autora. Mesmo esse não sendo um dos assuntos em psicologia que me chamem mais atenção, eu resolvi que deveria ler.

A capa desse livro não é maravilhosa, mas me agrada. Ela é simples porém possuem detalhes que remetem ao assunto do TOC: as camisas azuis organizadas por cor, mas aquela única peça vermelha para causar um nervoso. Não vou falar sobre a diagramação, porque li pelo Kindle. A leitura corre fácil já que o livro é curto e o assunto não é tão aprofundado nem técnico.

É um livro que trata sobre questões relacionadas a TOC, que pra quem não sabe é transtorno obsessivo compulsivo. Pessoas com esse tipo de transtorno mantem comportamentos repetitivos em diversos aspectos da vida, se não acham que algo pode dar errado. Essas manias são controladas pela mente que nunca para de funcionar. Eu achei interessante, já que todos nós possuímos manias, mas o TOC é algo que carece de maior atenção porque é algo que acaba atrapalhando a vida de quem o tem.

Recomendo esse livro para quem tem interesse de entender como o TOC afeta a vida das pessoas que o tem e quem está a sua volta. Um livro bastante interessante para psicólogos, psiquiatras e pessoas que tem interesse em saber mais sobre o assunto (mas qualquer pessoa pode ler, já que não existem termos que dificultem o entendimento do conteúdo).

Esse livro eu baixei na internet e coloquei no meu Kindle, mas você pode encontrar em qualquer livraria por aí (se eu não me engano, em versão atualizada).

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

7 comentários:

  1. Ainda não li esse livro! Ótima resenha
    Www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um amigo que sofre de TOC, inclusive ele dá palestras sobre o assunto.
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro bastante interessante! Gostei muito de saber.

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thais!

    Fiquei bem interessada neste livro, pois gosto de ler sobre o assunto...
    Boa recomendação!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  5. Curto bastante psicologia, e sem dúvida, leria esse livro!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Amei sua resenha, minha avó sofre com o TOC e eu gostava de ler sobre o assunto por causa dela. Fiquei curiosa para ler esse livro!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Amei, quero lê!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir