segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Resenha literária: Neurocomic

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Neurocomic: A Caverna das memórias.



Sinopse: Os grandes questionamentos nos acompanham na nossa evolução diária. Você sabe do que seu cérebro é feito? Sabe como funciona nossa memória? Sabe o que é um neurônio? Você já deve conhecer a lagarta de Alice no País das Maravilhas e sua clássica pergunta: "Quem é você?".NEUROCOMIC: A CAVERNA DAS MEMÓRIAS é uma viagem através do cérebro humano ― um lugar repleto de florestas de neurônios, cavernas escuras que abrigam lembranças adormecidas e enormes castelos ruídos pela ilusão. Ao longo dessa surpreendente jornada, você vai encontrar seres estranhos que habitam os recantos mais obscuros da nossa mente, como lulas gigantes e lesmas marinhas que tocam banjo, além dos grandes pioneiros da neurociência.Criado pelos neurocientistas Hana Roš e Matteo Farinella, NEUROCOMIC: A CAVERNA DAS MEMÓRIAS usa muito bem o potencial de ensino dos quadrinhos, apresentando uma excelente compreensão sobre o nosso cérebro, considerado ainda um grande enigma para a ciência.Grandes ilustradores científicos do passado já deram provas de que a arte tem o que acrescentar à ciência. Fritz Kahn, Ernst Haeckel e Leonardo Da Vinci foram inspirações para a dupla, que resolveu trocar o formato tradicional dos trabalhos acadêmicos por uma narrativa ilustrada, divertida e esclarecedora.O resultado é uma história em quadrinhos que apresenta o assunto para quem tem interesse em desvendar os recônditos da mente humana e uma interpretação inspiradora para quem já está familiarizado com os caminhos sinuosos do nosso cérebro. Usando analogias para discutir conceitos específicos, Hana Roš e Matteo Farinella aproximam o leitor do tema com uma forma enérgica e surpreendente de passar conhecimento adiante.NEUROCOMIC: A CAVERNA DAS MEMÓRIAS é a primeira graphic novel da linha editorial Crânio, da DarkSide® Books, que tem o compromisso de publicar material minuciosamente selecionado. Obras assinadas por especialistas, acadêmicos e pensadores em diversas áreas, dispostos a dividir experiências e pontos de vista transformadores que nos ajudem a entender melhor esse estranho e admirável mundo novo.

Assunto: Graphic Novel, HQ, Não Ficção.

Editora: Darkside Books.

Páginas: 144.

Ano: 2018.

Sobre os autores: Hana Roš, Ph.D., é neurocientista, formada na Universidade de Oxford, Inglaterra, e uma ávida contadora de histórias. Dedica parte do seu tempo a projetos pessoais e encontrou em NEUROCOMIC: A CAVERNA DAS MEMÓRIAS a oportunidade perfeita para unir sua paixão pela arte e ciência. Já teve diversos artigos publicados em revistas científicas de renome, incluindo Journal of Neuroscience e Nature Neuroscience. Siga a autora em twitter.com/hanarossy. Matteo Farinella, Ph.D., é ilustrador especializado em jornalismo em quadrinhos e ilustração científica, com Ph.D. em neurociência pelo University College de Londres. Desde 2016 trabalha com comunicadores, educadores e neurocientistas para encontrar formas de utilizar narrativas visuais na alfabetização pública. Saiba mais em matteofarinella.com.


Esse livro eu comprei porque precisava completar 3 livros na minha compra para ganhar um livro grátis. O escolhi e fui ler sem expectativa nenhuma e fui surpreendida.

O livro tem uma qualidade superior, premium, com sua capa dura e acabamento impecável. A capa é toda decorada com neurônios, com uma cabeça com um cérebro e outras coisas. Possui fundo azul combinado com amarelo e branco. Capa muito bonita, na minha opinião.  A diagramação é perfeita! É um livro que você lê bem rapidinho, já que é em formato de quadrinhos.

O livro é uma Graphic Novel que conta um pouco sobre o funcionamento do cérebro só que em forma de história. Eu achei incrível poder acompanhar a aventura de um personagem dentro do nosso cérebro e ao mesmo tempo aprender sobre o seu funcionamento. Confesso que queria ter lido esse livro na época de escola, quando estudava biologia. Achei o livro sensacional, anda mais para quem está começando a pesquisar, estudar e entender esse assunto. Um livro divertido, mas que traz bastante informação. Ahh, e o final dele é genial!

Recomendo esse livro para quem gosta de histórias em quadrinhos e que tenham interesse no funcionamento do cérebro. Acho que é um livro que pode agradar tidas as idades, já que a história é bem leve e bacana.


O bacana é que logo que você abre a capa, você tem essa visão (o mesmo na parte de trás).


Aqui podemos observar um pouquinho das ilustrações que você vai encontrar nesse livro.

Comprei esse livro no site da Darkside Books e paguei R$ 54,90 nele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

6 comentários:

  1. Esse seria o último livro que me interessaria, eu prefiro os de auto ajuda. Mas o conceito desse é bem bacana.

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
  2. Deve ser incrivel esse livro.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro mas, eu amo demais essa edição, está linda como todas as edições da Dark.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Mas que legal que deve ser esse livro, Thais! Esse sim me interessou bastante!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Esse é um livro que me tiraria da zona de conforto, por isso, fiquei doida para conhecê-lo! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei a ideia do livro e também é um livro total fora da minha zona de conforto literária mas super leria.
    Um beijo,

    marcelamirandadesigner.blogspot.com

    ResponderExcluir