terça-feira, 14 de setembro de 2021

Resenha literária: A Clínica

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro A Clínica: A farsa e os crimes de Roger Abdelmassih.


Sinopse: O livro que mostra tudo sobre a farsa e os crimes da medicina reprodutiva que chocaram o Brasil. Este livro-reportagem de apuração precisa tem como foco Roger Abdelmassih: um mito da medicina reprodutiva, incensado nos melhores salões paulistanos, homem admirável acima de qualquer suspeita, mas cujo espantoso edifício de crimes chocou a todos os brasileiros. Com um texto primoroso e uma reconstituição detalhada dos fatos, o repórter Vicente Vilardaga esmiúça a inacreditável trama de mentiras que cercam o médico condenado a 278 anos de prisão por mais de 48 delitos de abuso sexual a suas pacientes.

Assunto: Biografia, Crime.

Editora: Record.

Páginas: 343.

Ano: 2016.


Esse livro estava na minha lista a tempos e eu aproveitei a assinatura que fiz do Kindle Unlimited para ler. Eu sabia pouco dessa história, então me interessava muito ler esse livro.

A capa do livro já dá o tom de livro sobre crime: foto do criminoso e escrita em vermelho. Não sei se gosto da capa, mas também não desgosto. Acho comum. Até que li esse livro bem rápido.

"Abdelmassih havia se tornado realmente um caso exemplar de criminoso misógino que praticava violência sexual em série e clandestinamente, sob as sombras de sua clínica médica."

Confesso que na época que a história do Abdelmassih apareceu na mídia eu não dei muita atenção. Me lembro de poucas coisas, porém lembro de saber que era um médico acusado de crimes sexuais contra suas pacientes. Nesse livro consegui entender toda a construção do médico das estrelas até o momento das acusações e da sua prisão. Eu gostei muito do livro, achei bastante detalhado. A única coisa que me incomodou é que os capítulos são muito longos, acho que poderiam ter subcapítulos menores. Essa é mais uma história de abusos sexuais que aconteceram entre uma pessoa que detinha "poder" contra pessoas que se encontravam fragilizadas, já que essas mulheres queriam ter um filho. Acho que é uma história muito semelhante ao João de Deus e na época foi o maior crime de abuso sexual que já havia acontecido, mas hoje o caso de João de Deus superou esse em número de vítimas. Confesso que é muito triste e dá bastante raiva, mas eu gosto de ler para entender melhor e analisar esses crimes.

Um livro para quem gosta de crimes reais que aconteceram no Brasil.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

5 comentários:

  1. Gracias por la reseña lo tendré en cuenta.

    ResponderExcluir
  2. Oii, adorei a resenha. Confessp que gostei da capa.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Pra quem se interessa pelo assunto acho uma boa leitura.
    Também assinei o kindle unlimited naquela promoção de 3 meses e to sempre procurando novos livros pra ler só me falta tempo haha.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  4. This would be a tough book to read as he sounds like an evil man!

    Hope your week is going well :)

    Away From The Blue

    ResponderExcluir