segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Resenha literária: Os Canibais de Garanhuns

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Os Canibais de Garanhuns: A história de três serial killers brasileiros que comiam e vendiam salgados de carne humana.


Sinopse: O livro-reportagem conta detalhes da história de Jorge Beltrão, Isabel Pires e Bruna Silva, que se uniram para atrair e assassinar mulheres para praticar canibalismo na cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco (BR). Além disso, o trio vendia salgados recheados com carne humana. O caso teve repercussão internacional. O trio foi condenado por três assassinatos. Somadas, as penas ultrapassaram 300 anos.

Assunto: Biografia, Crime.

Editora: Chiado.

Páginas: 161.

Ano: 2018.

Sobre o autor: Raphael Guerra é jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem dez anos de experiência, com passagem pelos principais jornais do Estado. Atualmente trabalha como editor da TV Jornal, afiliada ao SBT no Recife, e é titular de uma coluna sobre segurança pública no portal de notícias do Jornal do Commercio.


Esse livro não estava na minha lista de leituras, na verdade achei por acaso na minha assinatura do Kindle Unlimited. Já conhecia a história porque na época do acontecido acompanhei as reportagens e matérias que saíram por aí, mas sempre gosto de ler os livros.

A capa é bem macabra. Não gosto dela, mas acho que tem a ver com o conteúdo. Ela é toda vermelha, uma cor que chama a atenção e possui o desenho de uma pessoa cortada. O livro é curto por isso a leitura foi bem rápida.

"Manipulador, ele planejou e convenceu as duas mulheres, que eram apaixonadas e submissas, a aceitarem participar do extermínio de mães que não tivessem condições de cuidar dos filhos."

Essa história toda me impressiona muito, mas já vi em muitos lugares que a parte dos salgados feitos de carne humana não é real. Se não é, acho bem sensacionalista ficar batendo nessa tecla. O crime todo já é ruim o bastante. O livro em si não trouxe nada de novo e achei muito raso. Toda a base dele foi feita em cima de matérias e reportagens que foram veiculados por aí, não houve uma investigação e apuração dos fatos. Isso foi uma coisa que me incomodou, pareceu que o livro foi escrito às pressas (o que nem tinha necessidade, já que os crimes tinham ocorrido seis anos antes de o livro ser publicado). Eu senti falta de informações novas e tal. Outra coisa que me incomodou foram alguns erros de escrita ao longo do livro, mas isso pode ser resolvido com uma revisão. Confesso que eu adoro ler livros sobre crimes, mas esse não me agradou muito.

Para quem nunca ouviu sobre esse caso, vale a pena a leitura já que ela é um compilado da matérias jornalísticas do caso.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

5 comentários:

  1. Gracias por la reseña, lo tendré en cuenta. Te mando un beso

    ResponderExcluir
  2. Eu já conhecia o caso, mas sempre que me foge da memória e eu lembro, fico horrorizada de novo.
    Pra mim, é surreal alguém sentir vontade de comer carne humana e tudo mais e também acho que existiu um sensacionalismo em cima do caso, como é bem comum nos casos de crimes brasileiros. Sempre envolvem algo macabro ou sobrenatural, quando na verdade só tem a maldade humana mesmo
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu não conhecia o caso, mas fiquei arrepiada de ler aqui
    não sei se conseguiria ler

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço o caso porque vejo muito um twitter que conta e traz detalhes, porque se fosse pra puxar na memória ou ver na tv nunca saberia.
    Não sabia que tinha livro, que pena que não foi tão interessante.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  5. Oii, não conhecia esse caso, fiquei curiosa para saber mais.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir