quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Resenha literária: Positividade Tóxica

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Positividade Tóxica.


Sinopse: Descubra em Positividade tóxica como resistir à tirania da positividade e à busca incessante por felicidade e autodesenvolvimento. A cada dia que passa, estamos vivendo num ritmo mais acelerado. A procura por sucesso, felicidade e autodesenvolvimento tem se tornado mais intensa ― e isso pode acabar trazendo consequências graves para nossa vida, como explica o autor best-seller Svend Brinkmann em Positividade tóxica. Estresse, fadiga, ansiedade, depressão e interações sociais cada vez menos significativas se tornam recorrentes. O resultado disso é que acabamos mais vulneráveis a discursos dede autoajuda, terapia, coaching, técnica de atenção plena, psicologia positiva e desenvolvimento pessoal em geral propagados por pessoas irresponsáveis e sem embasamento. Em Positividade tóxica, o filósofo e psicólogo dinamarquês Svend Brinkmann sugere que para encontrarmos a verdadeira felicidade e cultivarmos relacionamentos saudáveis com as pessoas ao nosso redor e com nós mesmos, devemos aprender a nos manter firmes. Escrito como um perspicaz guia de sete passos, mas com o objetivo de ser um guia “antiautoajuda”, esta obra se opõe a algumas das ideias sobre positividade e desenvolvimento pessoal tão difundidas na sociedade atual. Inspirado pela filosofia estoica, Svend Brinkmann estimula o leitor a se manter firme, concentrando-se no autocontrole, na paz de espírito, na dignidade, no senso de dever e na reflexão sobre a natureza finita da vida. Positividade tóxica nos alerta sobre as ciladas na busca desenfreada por desenvolvimento pessoal e nos leva a refletir sobre o real sentido da vida e como viver de forma mais significativa.

Assunto: Autoajuda.

Editora: BestSeller.

Páginas: 160.

Ano: 2022.

Sobre o autor: Svend Brinkmann levava uma vida relativamente calma como professor de psicologia na Universidade de Aalborg quando publicou Positividade tóxica. O livro foi um sucesso na Dinamarca e o colocou sob os holofotes da mídia como um importante crítico intelectual e cultural. Svend agora apresenta diversos eventos e palestras sobre as grandes questões da vida moderna ao redor do mundo. Ele participou de vários documentários e apresentou os programas Live Fast e Meaningful Life, na Dinamarca.


Eu decidi fazer a leitura desse livro a partir de uma dica que eu vi nos stories do Felipe Neto no Instagram. Acho que eu já tinha visto ele por aí antes, mas não tinha me chamado atenção.

A capa dele é simples: branca com o desenho de um guarda-chuva, mas não um guarda-chuva qualquer, esse é formato de uma nuvem negra. Acho que ele remete a uma negatividade, sendo um oposto a positividade. Não sei se gosto tanto da capa, acho que não (nem acho que é uma capa que chame a atenção). É um livro curto, mas demorei alguns dias para terminar de ler.

"Se você não aguenta o ritmo — se é lento demais, não tem energia ou simplesmente desmorona —, os remédios prescritos são coaching, gerenciamento do estresse, atenção plena e pensamento positivo. Somos todos aconselhados a "viver o momento presente", e não é difícil perder completamente o rumo e a noção do tempo quando tudo em volta acelera."

Esse livro trata dos tempos atuais e de como a sociedade só fala em viver o presente, de forma acelerada e positivamente. Apesar dele se considerar um livro anti-autoajuda, não sei se concordo muito. Acho que ao mesmo tempo que ele trás propostas para não sermos engolidos por esse mundo em que tudo acontece na velocidade da luz, ele tem essa aura de autoajuda também. Confesso que no começo eu estava gostando bastante, mas depois fui ficando meio desanimada. Olha que eu sou uma pessoa que detesta essa máscara da positividade, em ver sempre o lado bom das coisas. Não acho que uma coisas dessa funciona no longo prazo. Na minha opinião precisamos de um pouco de ódio também e de negatividade. Pessoas positivas e boazinhas o tempo inteiro, não me convencem. O negócio é que esse livro dá uma dica específica em cada capítulo e muitas delas tem a ver com não ficar preso a essa coisa de "encontrar a si mesmo". Algumas dicas também não me caíram muito bem, acho que precisa existir um equilíbrio na vida. Nem tudo é 8 ou 80.

Um livro para aquelas pessoas que acham que a positividade não leva a lugar nenhum.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

7 comentários:

  1. Oi Thais, achei a temática do livro bem interessante, mas não sei se a ponto de me interessar pela leitura. Pelo que você escreveu na resenha, me pareceu que tem uma carinha de autoajuda sim (e nada de errado com isso). Também sou dessas pessoas que acredita em ver o lado negativo e positivo das coisas, tudo que é exagerado acaba não dando certo no final. Beijos :*

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  2. Gracias por la reseña, no es mi tipo de libro Lo dejo pasar. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro, mas concordo com várias das coisas que você disse. Assim como precisamos da alegria e positividade tem vezes que também "precisamos" da negatividade, não necessariamente precisamos mas sentimos, é natural.
    E também concordo que na vida não precisamos ser 8 ou 80, tem tantaa coisa no meio do caminho.
    Ótima resenha! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amada, eu já baixei no kindle graças à sua indicação!! Vou ler com certeza porque amo esse tipo de leitura, e muito obrigada pela dica!!!!

    ResponderExcluir
  5. O tema parece interessante, e realmente acredito que existe essa positividade tóxica e me incomoda. Ter dias ruins faz parte da nossa vivência tbm, é muito chato tentar ver sempre o lado bom das coisas, pq as vezes não tem kkkk

    Bjs

    Momentos e outras coisas

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar muito sobre esse livro, parece interessante.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir