quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Leitor digital X Livro impresso

Olá querido(a)!
Hoje vim aqui fazer uma postagem comparando o leitor digital com o livro impresso. Sou uma pessoa que leio os dois e confesso que não tenho um preferido, mas um deles é mais cômodo para mim. Já falei um pouco sobre leitores digitais aqui no blog e sobre o meu leitor digital, e sei que todo mundo tem muita curiosidade sobre o assunto. Na época em que fiz as postagens tinha acabado de adquirir o meu Kindle, então não tinha muito o que falar. Hoje consigo comparar melhor os dois. Então vem comigo!

LEITOR DIGITAL


Vantagens: Ele é leve, pequeno e fino, ou seja, dá pra levar na bolsa. O acabamento da tela parece uma folha de papel (não brilha). Possui luz embutida que permite a leitura em qualquer lugar (até no escuro). Você pode ter uma biblioteca em um único dispositivo, já que dá pra armazenar muitos livros. Você economiza, já que livros digitais são mais baratos (e também tem sites que disponibilizam livros de graça no formato do dispositivo). Dá pra fazer marcações nas partes que você quiser (e depois você consegue encontrar fácil as partes que você marcou). A bateria dura bastante. Também é legal para quem estuda e quer ler arquivos em PDF. É melhor para o meio ambiente.

Desvantagens: Não é colorido, o acabamento é em preto e branco (então livros coloridos não dão certo aqui). Não temos aquela experiência do toque e textura do livro. Alguns livros são mais caros em sua versão digital (pelo menos aqui no Brasil eu tenho percebido isso). Alguns livros não possuem versão digital, ou ela sai bem depois do lançamento. Apesar de a bateria durar bastante, se você lê muito nele uma hora vai ter que colocar para carregar (e às vezes é naquele momento decisivo do livro).

LIVRO IMPRESSO


Vantagens: Temos todo o design do livro que muitas vezes conta muito na hora da compra (capa dura, edições especiais...). Livros coloridos geralmente são lindos. Você consegue achar os lançamentos facilmente. Dá pra folhear. Tem o cheiro do livro, a textura e tudo mais. Ter o livro na prateleira é sempre bacana. Não precisa carregar bateria.

Desvantagens: Não é tão fácil de carregar por aí, porque geralmente são pesados (sem contar que podem amassar e tudo mais). Não dá pra ler no escuro, necessitando de luz externa. Você praticamente só anda com um livro de cada vez, se não cai naquilo que já falei do peso. Livros físicos são mais caros, porque o gasto é maior para a sua produção. A gente morre de pena de marcar partes que gostamos no livro, porque achamos que vamos "machucá-lo". Não é tão bacana para o meio ambiente.


Conclusão: Começo dizendo que tinha bastante preconceito com leitores digitais até, de fato, adquirir o meu. Depois que comecei a utilizá-lo gostei bastante. Tenho que dizer que o leitor digital me ajudou a fazer mais leituras pela praticidade, já que consigo carregar para todos os lugares e ler antes de dormir. Isso não quer dizer que eu não leia mais livros, na verdade comprei muitos livros nos últimos tempos também. A minha dica é usar os dois aliados um ao outro: livros que valem a pena ter na sua prateleira você compra, livros que não são tão importantes você utiliza o leitor digital. Sem contar que o leitor digital serve para você colocar material de estudo, o que já vale bastante a pena para quem é estudante. Acho válido utilizar os dois, de verdade. Não sei escolher qual o meu preferido, mas devo dizer que acabo lendo muito mais coisa pelo leitor digital. Foi uma das minhas melhores compras e valeu cada centavo. Já li mais de 100 livros nele e tenho armazenados quase 1000.

E você? Prefere leitor digital ou livro impresso? Me conta aí nos comentários!

Beijoos ;*


7 comentários:

  1. Eu nunca usei leitor digital, mas usaria numa boa pela praticidade mesmo. Mas ainda curto a questão do livro físico!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de comprar um leitor digital, pela facilidade de levar na bolsa. Adorei o post.
    Bjs

    https://memoriaseoutrascoisas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho preconceito não mas amo o cheiro de livro novo!
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  4. Gosto mais de ler os livros impressos.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  5. Eu leio pelo aplicativo Amazon Kindle, pelo celular, e essa é a forma que eu mais gosto de ler por que é cômodo, fora que eu não gosto de juntar livros na prateleira, ou seja, futuramente quero investir em um leitor digital.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto mais de livro físico. Amo folhear e sentir cheirinho de livro novo.
    os relatos de uma jornalista

    ResponderExcluir
  7. Acho que meio a meio. Tenho livros digitais e impressos.
    Bom fim de semana!

    Até mais, Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir