quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Resenha literária: Paraíso Perdido

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Paraíso Perdido.



Sinopse: Após serem expulsos do Paraíso, os anjos planejam sua vingança nas chamas do Inferno. Impedidos de atacar diretamente o céu, decidem confrontar a criação divina: o homem. “Mais vale reinar no Inferno do que servir no Céu.”Há 350 anos, o conflito entre Deus e Satã narrado em PARAÍSO PERDIDO, obra-prima de John Milton, virou um marco na literatura. Seus dez mil versos sobre a criação do mundo, a tentação e o desejo por redenção receberam reconhecimento instantâneo e serviram de inspiração para peças de teatro, músicas, pinturas e livros, ecoando na obra de mestres como Mary Shelley, C.S. Lewis e Neil Gaiman.Milton criou seu épico mergulhado nas trevas de uma cegueira repentina. Entre as angústias reais do luto após a perda de sua segunda mulher e de sua filha mais nova, além da culpa religiosa enraizada na sua formação, Milton também precisou rever sua vida e a relação distante com a família.Determinado a não deixar a perda da visão e o sofrimento provocado pela gota afetarem seu ofício, ditou PARAÍSO PERDIDO do começo ao fim para ajudantes, amigos e até mesmo suas filhas. Fruto de um árduo trabalho e reflexo da perseverança do autor, o poema levou cerca de cinco anos para ser concebido, e foi publicado em 1667 em sua primeira versão. Milton morreu em 1674, o mesmo ano em que foi lançada a edição definitiva de seu clássico.Agora, a obra colossal foi reimaginada pelo premiado quadrinista e ilustrador espanhol Pablo Auladell. Com seu traço sombrio, quase desolado, o tributo captura o lirismo de Milton para quem ainda não teve o prazer de ler os cantos originais. Ao mesmo tempo, complementa a experiência do leitor, dando ainda mais vida ao texto. Assim como o poema ganhou notoriedade pela beleza de suas palavras, a graphic novel conquista pelas imagens, retratando a complexidade e tragédia de uma história atemporal com um toque pessoal, mas que respeita totalmente o texto original de John Milton.Por seu belíssimo trabalho em PARAÍSO PERDIDO, Auladell ganhou o grande Premio Nacional de Cómic, da Espanha. O quadrinista já transformou clássicos em obras-primas dos quadrinhos: por suas mãos já passaram os livros de Mark Twain, As Aventuras de Tom Sawyer e As Aventuras de Huckleberry Finn.PARAÍSO PERDIDO deixou sua marca em artistas de várias gerações e também foi fonte de inspiração para o escritor Andrew Pyper, primeiro autor best-seller da DarkSide® Books. A epopeia inglesa é objeto de estudo de David Ullman, protagonista de O Demonologista. No universo DarkSide®, tudo está conectado.Agora, a graphic novel inspirada na grande obra de Milton chega para fazer parte da linha DarkSide® Graphic Novel numa edição que deixaria Adão em apuros, com capa dura, bordas douradas e todo aquele cuidado que os fãs merecem. Já fica aqui a recomendação para você abrir espaço na estante para este clássico, pois PARAÍSO PERDIDO não pode faltar na sua coleção. Sabemos que ninguém resiste a um combate entre o bem e o mal. Chegou a hora da redenção.

Assunto: Graphioc Novel, HQ, Poesia.

Editora: Darkside Books.

Páginas: 320.

Ano: 2018.

Sobre os autores: John Milton nasceu em 9 de dezembro de 1608, em Londres, na Inglaterra. Poeta, dramaturgo e político, foi um grande estudioso da religião na Inglaterra no século XVII e seus escritos refletiam suas convicções pessoais, além de discussões pertinentes sobre a turbulência política de sua época. Graduou-se em 1629 na Universidade de Cambridge e, alguns anos depois, ingressou em uma viagem pela França e Itália, onde encontrou-se com Galileu Galilei. O poema épico PARAÍSO PERDIDO é considerado sua maior obra, e se tornou um clássico da literatura que inspirou diversos escritores ao longo dos anos. Pablo Auladell é quadrinista e ilustrador espanhol cujo trabalho sempre sugere um diálogo entre a tradição e a contemporaneidade. Foi eleito autor revelação no Saló del Cómic de Barcelona, em 2006, pela graphic novel La Tour Blanche. Por seu trabalho em PARAÍSO PERDIDO, ele recebeu o Premio Nacional de Cómic, do Ministério da Cultura da Espanha. Atualmente, dá aulas de ilustração na Ars in Fabula, em Macerata, na Itália. Saiba mais em pabloauladell.com.


Esse livro estava na minha lista a tempos, mas por causa do preço eu andei enrolando para comprar. Quando vi uma oportunidade adquiri e não me arrependi.

O livro tem uma qualidade superior, premium, com sua capa dura e acabamento impecável. A capa dele possui um design muito bonito, mas que não consigo explicar. Na verdade esse é o Jardim do Eden e podemos ver Adão e Eva. A diagramação é perfeita! É um livro que você lê bem rapidinho, já que é em formato de quadrinhos.

Esse livro foi uma das melhoras compras dos últimos tempos. O livro é grande e com uma capa sensacional. Nele podemos encontrar o poema famoso chamado Paraíso Perdido (a única coisa que fiquei em dúvida é se ele é completo). Esse poema trata das relações entre o inferno e o divino, por isso acho que não agradaria a todos. Eu gostei também da construção disso dentro do livro, já que as vezes tinha uma frase em cada quadrinho. Algumas páginas possuíam só imagens. Eu amei! O bacana é ler em voz alta na entonação de poema. Minhas expectativas foram superadas, com certeza!

Novamente, quando comprei o livro achei o valor alto, mas quando o peguei ele em minhas mãos eu pude perceber que valeu cada centavo. Sempre me surpreendo com os livros da editora.

Recomendo esse livro para quem gosta de poemas, mas já adianto que esse é um pouco pesado. Vale a pena pra quem já viu alguma referência desse poema em algum livro ou filme, como já aconteceu comigo.


O bacana é que logo que você abre a capa, você tem essa visão (o mesmo na parte de trás).


Aqui podemos observar um pouquinho das ilustrações que você vai encontrar nesse livro.


O diferencial desse livro é o marcador, que a maioria dos livros da editora possuem.

Comprei esse livro no site da Darkside Books e paguei R$ 89,90 nele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

3 comentários:

  1. Amei a resenha, ainda não conhecia o livro e me apaixonei por essa capa.
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Thais, achei incrível! Eu não gosto de poemas, mas dessa forma e ainda com essa história, fiquei morrendo de vontade de ler!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir