Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais.
Sinopse: Um manifesto que vai fazer você pensar duas vezes antes de postar Hoje as redes sociais são praticamente um segundo documento de identidade: não participar de determinada plataforma muitas vezes é sinônimo de total isolamento. Mas você já pensou como seria se deletasse os seus perfis na rede e levasse uma vida diferente? Jaron Lanier, considerado o pai da realidade virtual e uma das maiores referências (e críticos) do Vale do Silício, não tem conta em nenhuma rede social e deixa bem claro por quê: “Evito as redes sociais pela mesma razão que evito as drogas.” Segundo ele, as bases da internet foram fundamentadas em um modelo de negócio regido pelas propagandas. Os anúncios, nossos velhos conhecidos das mídias tradicionais, ganharam uma nova dimensão à medida que a internet se desenvolvia. O que antes era apenas a exposição de um produto agora é uma engrenagem intrincada de algoritmos que modificam o comportamento de milhões de pessoas diariamente. E o pior: sem que ninguém perceba. Essa dinâmica nas redes traz inúmeros efeitos degradantes: as redes acabam com o livre-arbítrio, estimulam emoções negativas, distorcem a percepção da verdade, precarizam profissões. A lista não tem fim, mas Lanier esquematizou boa parte dela em dez argumentos poderosos e convincentes para que você largue as redes sociais. É uma tarefa complicada, e o autor sabe disso. Ele acredita, no entanto, que essa é a única forma para que um dia tenhamos redes sociais verdadeiramente dignas e aproveitemos o potencial maravilhoso do que a internet nos proporciona.
Assunto: Ciências Políticas, Ciências Sociais.
Editora: Intrínseca.
Páginas: 192.
Ano: 2018.
Sobre o autor: Jaron Lanier é cientista, músico e escritor, mais conhecido por seu trabalho em realidade virtual e sua defesa do humanismo e da economia sustentável num contexto digital. Sua startup nos anos 1980, a VLP Research, criou os primeiros produtos de RV comerciais e introduziu avatares, experiências multipessoa em mundos virtuais e protótipos de grandes aplicativos de RV, como simulação cirúrgica. Seus livros Bem-vindo ao futuro e Gadget foram best-sellers internacionais, e Dawn of the New Everything foi escolhido um dos melhores livros do ano de 2017 pelo The Wall Street Journal e pela The Economist.
Um livro que me chamou bastante atenção pelo título, já que eu sou uma entusiasta de que as redes sociais são nocivas para as pessoas em vários níveis.
A capa desse livro é bem simples, mas me agrada. Tem um rabinho de gato ali num canto e tem um motivo para isso, logo na introdução. Um livro curto, mas eu confesso que dei uma enrolada para terminar de ler.
"Talvez você fique aflito por não ser tão atraente ou bem-sucedido quanto as pessoas às quais é exposto, mesmo sendo usado pelo sistema para fazer terceiros se sentirem da mesma maneira."
Um livro que na minha opinião é necessário demais para fazer as pessoas refletirem sobre as redes sociais. Apesar de eu não precisar dos argumentos desse livro para deletar minhas redes sociais. Eu já sei o quanto elas são nocivas e ao ler o livro só confirmei os meus pensamentos sobre o assunto, apesar de eu achar que todo mundo sabe, mas que acham melhor ignorar. E o interessante é que o autor trabalhou por muito tempo com tecnologia no Vale do Silício, então ele traz muitas informações desse meio. Eu acho que ele é um pouco exagerado, mas também acho que a gente minimiza demais os pontos ruins da rede social.
Esse é o tipo de livro que indico para todo mundo que utiliza redes sociais. É uma forma de você clarear o uso da rede social na sua cabeça.
Acho que deletar seria algo muito extremos, mas dosar seria o ideal.
ResponderExcluirJá viu o documentário da Netflix "O Dilema das Redes Sociais"?
É be interessante e meio que fala sobre isso.
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Adorei a resenha e quero futuramente ler o livro. Sou no meio termo, para mim as redes sociais são incríveis, nos conectam com o mundo, a questão é só saber usar elas ao nosso favor e não contra nós mesmos.
ResponderExcluirBeijinhos
Renata
queria ser ele haha mas não consigo
ResponderExcluirbeijo
A mina de fé
Look very interesting. Thank you for sharing.
ResponderExcluirNew Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2021/01/rose-infused-products.html
Eu não conhecia mas parece ser realmente muito interessante! Obrigaa pela partilha <3
ResponderExcluirSegui o teu blog e quero convidar-te a viistar e a seguir o meu blog de volta <3
www.pimentamaisdoce.blogspot.com
Parece o tipo de livro que dá uma sacudida no leitor. Gostei!
ResponderExcluirBeijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Fiquei curiosa em ler essa obra.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
obs: Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.
Recently I read how so many people deleted their social media and the outcomes of doing that.
ResponderExcluirwww.fashionradi.com
Parece ser um livro interessante. Eu tentei fazer isso por uns dias, mas falhei... Até faria um texto, mas acho que perdeu o timing haha. Beijos
ResponderExcluirhttps://admiravelinconstancia.blogspot.com/
Oi Thais, o autor é bem radical mas faz sentido. Algumas redes sociais acho extremamente importante.
ResponderExcluirAtualmente eu consigo dosar bem o uso.
Beijos
www.silalmeida.com
Oi, gostei da resenha. Achei obrar bem interessante. Hoje em dia eu consigo maneira o uso das redes sociais.
ResponderExcluirBeijos!
https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1