quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Resenha literária: Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro/ensaio Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade.


Sinopse: O historiador israelense Yuval Noah Harari argumenta neste artigo que muitas pessoas culpam a globalização pela epidemia do coronavírus e afirmam que o único jeito de evitar novos surtos dessa natureza seria desglobalizar o mundo. Contudo, embora uma quarentena temporária seja essencial para deter esses surtos de doença, o isolacionismo prolongado entre as nações conduzirá ao colapso econômico sem oferecer qualquer proteção real contra doenças infecciosas. Muito pelo contrário. O verdadeiro antídoto para epidemias não é a segregação, mas a cooperação.

Assunto: Política.

Editora: Companhia das Letras.

Páginas: 24.

Ano: 2020.

Sobre o autor: Yuval Noah Harari é professor do departamento de história da Universidade Hebraica de Jerusalém. É especialista em história mundial, medieval e militar.


Nem preciso dizer que a vontade de ler esse livro/ensaio surgiu no meio da pandemia. Gosto bastante desse autor e queria saber a visão dele sobre o coronavírus.

Confesso que a capa desse livro/ensaio não me agrada na questão de cor. Porem  gosto desse mapa global que conseguimos ver ao fundo, com alguns pontos vermelhos (imagino que focos do coronavírus). Gostei da diagramação, tudo bem organizado. 

"Neste momento de crise, a batalha decisiva trava-se dentro da própria humanidade. Se essa epidemia resultar em maior desunião e maior desconfiança entre os seres humanos, o vírus terá aí sua grande vitória."

Eu gostei muito do que li nesse ensaio. Nesse tempo quarentenada senti necessidade de consumir conteúdos que tinham a ver com o que estava acontecendo no mundo. Acho importante escutar diversos pontos de vista, ainda mais de gente que estuda a humanidade. Os pontos citados nesse pequeno texto me fizeram refletir sobre as medidas globais que foram adotadas. O livro fala muito sobre a questão de uma globalização que deveria ser focada na ajuda mútua entre os países, focada principalmente em achar um meio de contornar a pandemia de modo cooperativo. E o trecho acima eu escolhi porque acho que chegamos nesse momento em que as pessoas não tem empatia nenhuma.

Esse ensaio eu indico para aqueles que tem interesse em assuntos relacionados a nossa sociedade, principalmente pra quem tem interesse no que tem acontecido no mundo atualmente.

Se eu não me engano, esse livro/ensaio está disponível de graça na loja do Kindle.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

6 comentários:

  1. Amei a resenha. Eu tinha visto a capa desse livro agora a apouco no Skoob e fiquei bem curiosa. É bem importante nos informamos sobre toda essa crise e ver o aspecto geral.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua resenha e dica de leitura. Super concordo com você, em meio ao que estamos vivendo, é importante ficar por dentro do assunto e procurar diversas opiniões.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    Ps. Se possível, peço que me ajude respondendo a pesquisa de público do blog.

    ResponderExcluir
  3. fiquei curiosa com a resenha do livro
    http://retromaggie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. This would be interesting and informative to read since it's about everything that is currently happening.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  5. Interessante, mas não leria esse livro não.
    É legal ter uma visão de um autor e tals, mas sei lá, acho um assunto muito pesado pra ler por hobbie sabe...
    Mas achei interessante :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parece interessante mesmo. Eu não conhecia nem o livro nem o autor.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir