quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Resenha literária: Suzane - Assassina e Manipuladora

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Suzane - Assassina e Manipuladora.


Sinopse: Suzane Louise von Richthofen é uma lenda do mundo do crime. Em 30 de outubro de 2002, ela abriu a porta de casa para guiar os matadores dos seus pais. Enquanto dormiam, Manfred e Marísia morreram com dezenas de pauladas, desferidas pelo namorado de Suzane e pelo irmão dele, Daniel e Cristian Cravinhos. O crime abalou o país. Pela monstruosidade, a assassina recebeu dois vereditos: o primeiro saiu do Tribunal do Júri em 2006, quando foi condenada a 39 anos de cadeia. A segunda sentença foi proferida pelo Tribunal do Crime, existente dentro das penitenciárias. A comunidade prisional não perdoa pedófilos, estupradores, nem filhos que matam os pais. A menina rica, branca e de cabelos loiros foi condenada. As mulheres sanguinárias do PCC receberam a missão de matá-la dentro da Penitenciária Feminina da Capital, ainda nos anos 2000. Esperta, extremamente manipuladora, Suzane sobreviveu. Este livro esquadrinha o caminho que a criminosa trilhou desde que foi presa pela primeira vez até o momento em que começou a sair da prisão. Para detalhar a vida da assassina, o repórter Ullisses Campbell realizou dezenas de entrevistas e mergulhou nos emaranhados universos do Direito Penal e da Psicologia Forense. A obra mostra uma Suzane que deseja se casar no religioso, virar pastora evangélica e que nutre um sonho agora revelado.

Assunto: Biografia, Crimes Reais.

Editora: Matrix.

Páginas: 280.

Ano: 2020.


Fiquei muito curiosa em ler esse livro porque eu adoro livros de crimes reais. No caso, esse é de um crime que parou o Brasil. Já li muito sobre o caso e é sempre interessante ler mais sobre.

A capa do livro me faz ter sentimentos contraditórios. Temos a foto da assassina na capa e não consigo definir se isso é bom ou ruim. Uma curiosidade é que essa foto foi feita logo quando ela foi presa, aquelas fotos pra identificar o preso. A única alteração que foi feita nessa foto foi o fundo vermelho, que eu tenho a sensação que foi pra dar um ar de "perigo" ou algo assim. Não foi um livro que demorei tanto para ler, já que não é tão grande.

"Daniel terminava o namoro em apenas uma página. Em determinado trecho, escreveu: "Como fui idiota! Como fui usado por você! Espero do fundo do coração que você morra na cadeia e que sua alma carbonize no inferno, sua manipuladora do caralho"."

Eu tenho que dizer que eu gostei do livro, apesar de eu achar ele bem focado na Suzane e não no crime em si. Até por isso, indico ler primeiro o livro Casos de Família que é mais voltada para o crime e a investigação. Nesse livro adentramos no dia a dia e vida da Suzane, e tudo o que lemos só corrobora para que achemos ela realmente manipuladora. Muitas pessoas deram entrevista para a construção da narrativa e me soa que a maioria acha que foi manipulada, já que quando a Suzane conseguia o que queria ela descartava as pessoas. O que eu achei mais interessante foram os relatos de quando ela já estava na prisão, de coisas que aconteceram por lá. Apesar que gosto dos detalhes da vida dela antes e na época do crime, mas os da prisão são realmente interessantes. E eu devo dizer que acredito mesmo que ela é uma manipuladora, ou seria sedutora?, nata. Já escutei muita gente falando sobre isso e acho que concordo. Me aparece que ela sempre queria se dar bem.

Esse é o tipo de livro para pessoas que tem interesse em crimes reais, principalmente aqueles que tem interesse no Caso Richthofen.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

6 comentários:

  1. Fiquei bem chocada quando soube que o livro seria lançado e fiquei na dúvida se leria, na verdade ainda estou na dúvida se lerei mas, eu gosto do tema em questão, acho histórias interessantes apesar dos fatos tristes e horríveis que aconteceram.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. nossa esse caso foi mesmo chocante demais, nao sabia sobre o livro e eu fiquei curiosa sim pra ler o livro tbm

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
  3. Would be interesting to read and see the way this crime resolves.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  4. Este livro faz mesmo o meu género! Adorei! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Thais,
    Eu acho esses livros contraditórios sabe... pois ao mesmo tempo em que eu tbm adoro obras de crimes reais, também acabo achando que esse tipo de livro dá visibilidade a uma assassina. Mas enfim, eu leio por que gosto da questão pscicológica, tenho curiosidade em ler esse livro e o Casos de Família.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir