quarta-feira, 11 de março de 2020

Resenha literária: Blockbusters

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Blockbusters - Como construir vencedores no negócio do entretenimento.



Sinopse: Trata-se de um estudo inteligente e envolvente, escrito por uma das professoras de estratégia mais populares da Harvard Business School. Com inúmeros estudos de caso relevantes, ela destaca a estratégia de negócios de equipes planetárias e vitoriosas, como o REAL MADRID e BOCA JUNIORS. Resultado de quase dez anos de pesquisa e análise, a obra destaca o fenômeno do sucesso arrasador (blockbuster) como fator dominante na indústria de entretenimento. Por que o futuro da cultura popular vai girar em torno de apostas cada vez maiores em produtos de entretenimento? O que está por trás do sucesso fenomenal de empresas de entretenimento, como Warner Bros, Marvel Enterprises e Real Madrid, assim como com estrelas como Jay-Z, Lady Gaga, e LeBron James? Que estratégias adotam líderes do cinema, televisão, música, publicação e esportes para obeter vantagem competitiva sobre seus rivais? Anita Elberse, especialista em indústria do entretenimento, tem feito pesquisas pioneiras sobre os mundos da mídia e esportes há mais de uma década e agora, neste livro inovador, ela explica uma verdade poderosa sobre o mundo altamente competitivo de entretenimento: construir um negócio em torno de produtos de grande sucesso, blockbusters, nos filmes, programas de televisão, músicas e livros. Ao longo do caminho, ela revela por que os executivos de entretenimento muitas vezes gastam quantias exorbitantes em busca do próximo grande sucesso, por que pagam-se somas exorbitantes aos superstars e como as tecnologias digitais estão transformando a paisagem do entretenimento. Cheio de histórias sem precedentes para algumas das marcas de entretenimento mais bem-sucedidas do mundo, Blockbusters está destinado a tornar-se leitura obrigatória para quem quer entender como a indústria do entretenimento realmente funciona e como navegar no mundo dos negócios de hoje.

Assunto: Administração, Economia, Entretenimento, Negócios.

Editora: Elsevier.

Páginas: 320.

Ano: 2014.

Sobre a autora: Anita Elberse é professora da cadeira Lincoln Filene de Gestão de Negócios na Harvard Business School, uma das professoras mais jovens a se tornar titular na história da escola. Seu trabalho já foi citado em periódicos como The New York Times, The Wall Street Journal, Variety e Fortune.


Esse livro surgiu em minha vida através do grupo de pesquisa que eu fazia parte. Ele foi indicado para leitura e eu fiquei super interessada, mas acabei só pegando para ler quase um ano depois.

A capa é simples, mas bacana. Ela é branca e possui a imagem desse negócio que demarca lugares, ou separa as celebridades de pessoas normais. A diagramação é muito boa. É um livro que dá uma cansadinha, mas lendo um capítulo por dia dá pra terminar.

O livro fala sobre grandes sucessos do entretenimento e suas estratégias para fazer tudo isso acontecer. Apesar de na Cauda Longa Anderson falar sobre o mercado crescer sobre os nichos, esse livro mostra que grandes sucessos ainda levam a maior fatia do do dinheiro. Aqui temos muitos exemplos de grandes sucessos que lucram bastante e que mostram que a maior fatia do "bolo" ainda está com eles. Um dos capítulos que mais me surpreendeu foi o 3 que fala sobre "Os investimentos nas grandes estrelas", em que é falado sobre como funcionam os mercados dos grandes times de futebol e fala o porquê de uns jogadores ganharem tão mais que outros. Um livro que fez enxergar o mercado do entretenimento com outros olhos, apesar de ainda concordar com o mercado de cauda longa.

Recomendo esse livro para quem tem interesse nesse mercado do entretenimento, já que entender os grandes sucessos é sensacional.

Comprei esse livro no site da Amazon, mas não lembro quanto paguei nele (e perdi o histórico de compras).

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

7 comentários:

  1. Nunca li um livro desse gênero,mas achei muito interessante porque sem dúvidas aprenderia muito com ele
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  2. Achei a capa bem interessante! E eu não conhecia o livro. Acho bem importante essas leituras, que a gente meio que descobre coisas por trás que a gente nem imaginava, né? E eu fiquei muita interessada em saber o motivo pelo qual jogadores de futebol ganham tanto dinheiro (não desmerecendo o trabalho deles). Porém, por ser mais teórico, pelo menos deu essa sensação, acho que agora eu passo! Mas a dica está anotada. =)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  3. Confesso que nunca me interessei por esse mercado, mas sem dúvida deve ser uma ótima leitura para enxergarmos de outra forma!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Muitooo bacana e interessante esse livro!
    Eu ainda quero/vou trabalhar nessa área de entreterimento, então é sempre bom saber mais sobre isso.
    Dica vinda em boa hora! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca me interessei por essa temática, mas pra quem curte deve ser bem válido essa leitura.
    Beijos!
    Vem ver post novo

    ResponderExcluir
  6. Nossa que resenha top, bem interessante a historia.
    Beijos lindona

    www.byglamour.com

    ResponderExcluir
  7. Thais muito boa indicação de leitura gostei mais de saber sobre esse livro!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir