quarta-feira, 4 de março de 2020

Resenha literária: Crer ou não crer

Olá querido(a)!


Sinopse: O que pode dizer um homem que fez o voto de se dedicar a Deus a outro que está plenamente convencido de Deus não existe? O que pode ouvir um crente de um ateu? O que um ateu pode aprender? São questões assim que guiaram o encontro entre o padre Fábio de Melo e o historiador Leandro Karnal e resultaram neste livro. Um debate rico e respeitoso entre um cético e um católico que oferece uma referência importante aos brasileiros crentes e não crentes. Com coragem para provocar um ao outro e humildade para aceitar os argumentos, os autores discutiram pontos fundamentais, como se o mundo é melhor ou pior sem Deus e se a religião ajuda ou atrapalha. Questionaram o quanto a fé faz falta e discutiram as esperanças, os medos e a morte no horizonte de quem crê e quem não crê. Crer ou não crer é o resultado de muitas horas de conversa entre um dos padres mais amados do país com um dos mais populares historiadores. Uma obra que irá agradar e enriquecer milhões de leitores.

Assunto: Espiritualidade, Religião.

Editora: Planeta.

Páginas: 192.

Ano: 2017.

Sobre os autores: Padre Fábio de Melo é mineiro da cidade de Formiga, graduado em Filosofia e Teologia, pós-graduado em Educação e mestre em Teologia Sistemática. Ele se dedica ao trabalho de evangelização pela arte em diversas áreas de atuação: como padre, professor universitário, escritor, cantor e compositor. É autor de vários livros, entre eles os best-sellers Quem me roubou de mim, Tempo de Esperas, Mulheres cheias de graças, entre outros, todos lançados pela Editora Planeta. Leandro Karnal é gaúcho da cidade de São Lourenço. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e especialista em História da América, é professor da Universidade Estadual de Campinas. Foi chefe do Departamento de História da mesma instituição. Possui pós doutorado pela UNAM, do México, e pelo CNRS, de Paris. Sua formação cruza História Cultural, Antropologia e Filosofia. Publicou diversos livros e artigos nas áreas de História e Ensino.


Esse era um livro que desde o lançamento me chamou bastante a atenção. Fiquei enrolando para ler, até que tive a oportunidade de pegar no Prime Reading. Mesmo pegando o livro, ainda demorei um tempo pra realmente começar.

A capa é bem basiquinha, mas acho bonita. Ela é amarela e possui um design legal. A diagramação é boa pelo Kindle. A leitura foi mais rápida do que eu imaginava.

O livro me surpreendeu de muitas maneiras, mas eu também já imaginava que o livro seria bom. Eu adoro o Padre Fábio de Melo e já conhecia o Leandro Karnal e simpatizava com ele, então não podia ser uma dupla melhor para discutir esse assunto, a religião. Eu estava um pouco preocupada em como seria a escrita do livro e quando vi que era em estilo de conversa fiquei mais preocupada ainda. Porém, devo dizer que essa escrita em estilo de conversa é sensacional! Ficou incrível eles conversando e a gente ali no meio. Me senti no mesmo ambiente que os dois. Uma outra coisa que gostei é que eles usam de diversos conteúdos para explicar a religião. Vi muitos conceitos de arte, muitos pensadores, coisas da Bíblia e até alguns conceito já estudei em algum momento no meu curso de comunicação. Eu amei demais! Existe uma leveza na discussão e eles fazem a gente questionar as coisas, e ao mesmo tempo entender. Incrível!

Eu indico esse livro para todas as pessoas, já que é uma parada incrível. É o tipo de discussão que abre a nossa mente, sem contar que é feita de um jeito respeitoso e descontraído. Com esse livro podemos ver que discutir religião é importante sim.

Esse livro eu peguei emprestado no Prime Reading da Amazon, já que sou assinante.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

6 comentários:

  1. Que bacana a ideia desse livro. Eu acho que todo tipo de assunto "polêmico" devia mesmo ser discutido, mas é claro, com respeito.
    Amei sua resenha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha. Ainda não conhecia esse livro e já gostei. É ótimo ver o debate entre duas pessoas que não acaba em insulto haha
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, mas achei interessante.
    É muito difícil discutir religião de forma respeitosa, eu pelo menos não vejo muito isso, então é bacana ver que existe até um livro mostrando o contrário.
    Achei bem legal! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  4. É tão bom quando o livro surpreende né?!
    Não conhecia o livro.
    Beijos!
    Vem ver post novo

    ResponderExcluir
  5. Very interesting photos and book.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/03/la-prairie-cellular-treatment_5.html

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que eles tinham um livro, fiquei muito entusiasmada para conhecer! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir