sexta-feira, 6 de março de 2020

Resenha literária: Mentes depressivas

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Mentes depressivas: As três dimensões da doença do século.


Sinopse: Em Mentes depressivas, a dra. Ana Beatriz Barbosa Silva ajuda a compreender e identificar um quadro depressivo, explica os diferentes tratamentos e suas associações. Além disso, fala sobre suas causas e trata separadamente sobre a depressão na infância, na adolescência, na terceira idade e a depressão feminina. Com uma linguagem simples e acessível, a médica psiquiatra e escritora disseca a depressão de forma inovadora ao abordar a doença do século por meio de suas três dimensões: física, mental e espiritual.

Assunto: Depressão, Mente, Psicologia, Psiquiatria.

Editora: Principium.

Páginas: 288.

Ano: 2016.

Sobre a autora: Ana Beatriz Barbosa Silva é médica graduada pela UERJ, com pós-graduação em psiquiatria pela UFRJ. Professora honoris causa pela UniFMU (SP) e presidente da AEDDA - Associação dos Estudos do Distúrbio do Déficit de Atenção (SP) -, é também diretora das clinicas Medicina do Comportamento no Rio de Janeiro e São paulo, onde atende os pacientes e supervisiona os profissionais da sua equipe (médicos e psicólogos). Nascida no Rio de Janeiro, é escritora, realiza palestras, conferências e consultorias sobre variados temas do comportamento humano.


A vontade de ler esse livro surgiu porque adoro a autora e dei esse livro de presente para minha tia. A depressão é um assunto que chama muito a minha atenção, já que é uma doença dos novos tempos e que atinge muitas pessoas.

capa desse livro me agrada e acho que tem tudo a ver com o assunto. Temos metade do rosto de uma mulher chorando e tem detalhes em azul esverdeado. Ela é simples mas bem legal. Não vou falar sobre a diagramação, porque li pelo Kindle. A leitura corre fácil já que o livro não é tão curto.

Eu sou suspeita para falar sobre os livros dessa autora, porque eu amo. O que eu gosto mais dos livros dela é que qualquer pessoa que tenha interesse no assunto pode ler, já que a linguagem é bem popular. Apesar de autora ser psiquiatra, ela não escreve um livro técnico e sim informativo. Esse livro trata da questão da depressão e ela faz divisões entre fases da vida, também explica cada tipo de depressão e outras doenças que podem estar associadas. Também tem um capítulo dedicado a questão do suícidio, que acho que é algo que muita gente não compreende muito bem. É bem completinho. Ela também fala um pouco sobre como o mundo atual afeta as pessoas a ponto delas desenvolverem depressão. Eu adorei saber um pouco mais sobre essa doença que é o mal do século.

Recomendo esse livro para quem tem interesse de entender um pouco melhor sobre a depressão. Um livro bastante interessante para psicólogos, psiquiatras e pessoas que tem interesse em saber mais sobre o assunto (mas qualquer pessoa pode ler, já que não existem termos que dificultem o entendimento do conteúdo).

Esse livro eu baixei na internet e coloquei no meu Kindle, mas você pode encontrar em qualquer livraria por aí (se eu não me engano, em versão atualizada).

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

3 comentários:

  1. Que interessante o assunto abordado no livro, ainda não conhecia ele, foi uma ótima indicação
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  2. É, de facto, muito importante existirem livros assim, para compreender melhor estas áreas da saúde mental ainda pouco exploradas.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderExcluir
  3. É um tema que também ando pesquisando e lendo.
    Realmente é uma doença do século é tanta gente que relata que tem depressão inclusive uma amiga minha de infância.
    Não conhecia o livro.
    Beijos!
    Vem ver post novo

    ResponderExcluir