terça-feira, 20 de abril de 2021

Resenha literária: 1984

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro 1984.


Sinopse: Obrigado por acessar sua teletela e aproveite para conhecer uma das mais marcantes obras de ficção do século XX, agora em nova edição com 115 ilustrações de Rafael Coutinho, nova tradução de Antônio Xerxenesky e apresentação de Gregório Duviviver. O Grande Irmão está te observando. Em uma sociedade em constante estado de guerra contra outros países e contra os inimigos do sistema, cada cidadão deve viver sob a permanente vigilância das teletelas. Qualquer sinal de comportamento ou pensamento desviante da ideologia do Grande Irmão é severamente punido pela Polícia do Pensar. Funcionário do Ministério da Verdade responsável por reescrever notícias e registros históricos, Winston Smith atua alterando o passado e, assim, o presente. Treinado para obedecer e calar, ele começa, no entanto, a questionar essa realidade. Seus atos de rebeldia contra o sistema, como ousar manter um caderno subversivo, parecem mínimos, até que ele se depara com a oportunidade de fazer algo maior e colocar sua vida em risco por uma sonhada mudança. Publicado originalmente em 1949, este clássico de George Orwell é uma obra fundamental sobre opressão e totalitarismo e possibilita inúmeros paralelos com o momento que vivemos, 70 anos depois. A nova edição da Antofágica, além de contar com tradução de Antônio Xerxenesky, ilustrações de Rafael Coutinho e apresentação de Gregório Duvivier, também traz textos extras de Luiz Eduardo Soares, especialista em segurança pública, Débora Reis Tavares, estudiosa de Orwell, Ignácio Loyola Brandão, um dos principais autores contemporâneos e membro da Academia Brasileira de Letras e do jornalista Eduardo Bueno, criador do canal Buenas Ideias no Youtube.

Assunto: Distopia, Literatura Inglesa.

Editora: Antofágica.

Páginas: 439.

Ano: 2021.

Sobre o autor: George Orwell nasceu em 1903, sob o nome de Eric Arthur Blair, na Índia, onde seu pai trabalhava para o governo britânico. Depois de retornar para a Inglaterra e estudar como bolsista em Eton, uma das escolas mais tradicionais do país, Orwell decidiu trabalhar na Polícia Imperial, atuando na Birmânia. Ali, começou a analisar com viés mais crítico a experiência do colonialismo. Após um período de licença médica, optou por voltar à Inglaterra e finalmente se dedicar à carreira de escritor. Neste momento assumiu o pseudônimo e escreveu livros e artigos políticos, o que incluiu dividir experiências que viveu na pele ao lado da população mais explorada do sistema na Inglaterra, na França, e na Guerra Civil Espanhola. Trabalhando por um longo tempo como jornalista, escritor e ativista político, escreveu na última década de sua vida seus dois livros mais famosos, dois dos bestsellers mundiais até os tempos de hoje, A revolução dos bichos e 1984, ambos publicados pela Antofágica em 2021. Orwell faleceu em 21 de janeiro de 1950, padecendo de tuberculose e problemas respiratórios.


Esse é um clássico que eu sempre quis ler, mas nunca tomava coragem para começar. Acabei comprando numa super promoção essa edição da Antofágica e tomei coragem para começar a ler.

Eu acho a capa dessa edição perfeita! E ela me traz uma sensação estética de anos 80/90, talvez pelas cores. Nela temos um olho estilizado com uma pessoa dentro, que seria o Winston. O olho representa o grande irmão e a teletela que fica 24 horas vigiando as pessoas na história. Gosto muito da capa e gosto muito das ilustrações de dentro do livro. Um livro que demorei um pouco para terminar de ler.

"Todavia, os problemas de perpetuar uma sociedade hierárquica são mais profundos. Só há quatro maneiras de um grupo dominante perder o poder. Ou é conquistado por alguém de fora, ou governa de forma tão ineficaz que as massas são levadas a se revoltar, ou permite que um grupo Médio forte e descontente se desenvolva, ou perde a autoconfiança e vontade de governar. Essas causas não atuam de maneira isolada, e como regra, todas as quatro estão presentes até certo grau. Uma classe dominante capaz de se proteger contra todas elas ficaria no poder para sempre. Ao fim, o fator definitivo é a atitude mental da classe dominante em si."

Confesso que no início do livro achei a história um pouco monótona, mas acho que é proposital. A vida nessa realidade contada é monótona, chata, uma rotina em que você não tem escolha. Você vive para o Grande Irmão. Quando o Winston começar a se rebelar é que as coisas começam a ficar interessantes. Apesar de ser uma ficção, é um livro que remete muito aos nossos cenários atuais. Foi publicado em 1949, mas parece uma previsão do que viria a acontecer no futuro. As teletelas podem ser comparadas a todos os dispositivos que utilizamos com acesso a internet. Neles nos vemos todos e todos nos vem, e eles nos monitoram também, mas com um viés capitalista da coisa. Temos as mentiras que o Partido, no livro, coloca como verdade. Nos dias atuais temos as fake news que são utilizadas para acabar com reputações e enganar a população. Ou seja, muitos elementos atuais numa história fictícia. A história mexeu bastante comigo e eu adorei. Talvez tenha se tornado um dos meus livros preferidos de distopia, ao lado do Conto da Aia.

Para quem gosta de uma boa distopia, essa é uma boa pedida. Um livro que faz a gente refletir sobre a sociedade de ontem e de hoje.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

16 comentários:

  1. Olá!
    Eu já tive a experiência de ler uma obra do autor, achei fluida mas, empaquei em algumas partes. falam muito bem desse livro mas, esperarei mais um pouco para fazer a leitura.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Confesso que George Owell não é muito a minha praia, o único que li foi aquele dos bichos, que um professor da faculdade recomendou.
    Mas eu gostei muito da sua resenha. Beijos querida.

    ResponderExcluir
  3. Es un libro que me gusto mucho. Buena reseña te mando un beso

    ResponderExcluir
  4. Estava louco pra ler, consegui uma promoção boa na Amazon e comprei. Mas fiquei meio decepcionado com o que eu encontrei. Como você disse, o início é monótono. Quando eu achei que ia melhorar continuou muito do mesmo. Achei uma leitura arrastada, cansativa, mas inegavelmente dá pra tirar umas associações com alguns elementos atuais: o fato de proibir o sexo para canalizar o foco no ódio ao inimigo me fez lembrar a ministra Damares e sua campanha pro jovem não fazer sexo, por exemplo.
    O final me decepcionou um pouco, mas não o suficiente pra desistir de ler A Revolução dos Bichos. Talvez seja a minha próxima leitura de Orwell

    ResponderExcluir
  5. Estava louco pra ler, consegui uma promoção boa na Amazon e comprei. Mas fiquei meio decepcionado com o que eu encontrei. Como você disse, o início é monótono. Quando eu achei que ia melhorar continuou muito do mesmo. Achei uma leitura arrastada, cansativa, mas inegavelmente dá pra tirar umas associações com alguns elementos atuais: o fato de proibir o sexo para canalizar o foco no ódio ao inimigo me fez lembrar a ministra Damares e sua campanha pro jovem não fazer sexo, por exemplo.
    O final me decepcionou um pouco, mas não o suficiente pra desistir de ler A Revolução dos Bichos. Talvez seja a minha próxima leitura de Orwell

    ResponderExcluir
  6. Um dos livros que tenho na minha Wish list literária.
    Beijos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  7. Amei conhecer esse livro, estou gostando de histórias com essa temática! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. eu to louca pra ler haha li há pouco "a revolução dos bichos" e amei a escrita de George O., esse já tá na minha lista

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  9. Eu estou doida para ler esse livro, comecei a ler anos atrás, mas não consegui finalizar. Eu gosto muito desses livros que são mais antigos e que a história continua atual.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  10. I have it on my shelf and I want to read it soon ❤

    ResponderExcluir
  11. Oii, adorei conhece essa obra. O enredo parece interessante.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi falar muito nesse livro e sempre fio curiosa pra ler, porque todo mundo diz que apesar de ser um livro antigo a história em si é bem atual.
    Gostei bastante da resenha!!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Wonderful review! The books you choose are always interesting.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  14. 1984 é uma distopia maravilhosa! Eu amo a temática e o George Owell tem livros muito bons!!!
    Adoro a idéia da distopia porque nos dá uma idéia de governos que não temos experiencia mas que está a um ponto de distãncia...
    Beijão,
    Bela
    A Bela, não a Fera - Bookinstagram - Instagram pessoal

    ResponderExcluir