terça-feira, 6 de abril de 2021

Resenha literária: A Grande Gripe

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro A Grande Gripe.


Sinopse: Best-seller apresenta o estudo definitivo sobre a gripe espanhola e suas consequências Em 1918, um novo vírus influenza, até então restrito às aves, passou a se manifestar também em humanos. Um ano mais tarde, o saldo era de cerca de 100 milhões de mortos naquela que ficaria conhecida na história como gripe espanhola, marcando o primeiro grande embate entre a ciência e uma pandemia. Em apenas dois anos o vírus matou mais pessoas do que a Aids em todo o mundo ao longo dos 24 anos desde a sua descoberta, e mais pessoas em um ano do que a peste bubônica ao longo de um século. Em A grande gripe, John M. Barry conta a história do surto que começou em uma base militar no Kansas, Estados Unidos, chegou à Europa durante a Primeira Guerra Mundial levado pelas tropas americanas e de lá se espalhou para o restante do planeta. O pesquisador mostra ainda a corrida contra o tempo da comunidade científica norte-americana para combater a pandemia e como se deu uma das principais descobertas da medicina do século XX. Obra de referência sobre a gripe espanhola, premiada pela Academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos e best-seller internacional, o livro é também um relato sobre poder, política e guerra, com importantes lições para um mundo sob a constante ameaça do bioterrorismo e do surgimento de novas epidemias globais. Barry crê que, nesses casos, a principal arma é sempre a informação.

Assunto: História.

Editora: Intrínseca.

Páginas: 608.

Ano: 2020.

Sobre o autor: John H. Barry é historiador e jornalista, autor de Rising Tide: The Great Mississippi Flood of 1927 and How It Changed America; Power Plays: Politics, Football, and Other Blood Sports; The Transformed Cell: Unlocking the Mysteries of Cancer (em coautoria com Steven Rosenberg); e The Ambition and the Power: A True Story of Washington. Ele se divide entre Nova Orleans e Washington.


Esse foi um livro que na pré-venda eu já estava de olho nele. Ficou por um tempo na minha listinha de desejos e quando o consegui, devorei.

Eu não acho essa capa bonita, mas ela nem tem que ser bonita mesmo não. Nela podemos ver vários leitos. Temos o título em vermelho para chamar atenção e em amarelo o subtítulo. Um livro que demorei alguns meses para terminar.

"A lição derradeira de 1918, uma simples e ao mesmo tempo a mais difícil de executar, é que as autoridades devem diminuir as chances de que o pânico aliene a todos. A sociedade não pode funcionar com cada um cuidando de si. Por definição, nenhuma civilização sobrevive assim.

Quem está no poder deve confiar no povo. Não deve distorcer nada, nem enfeitar ou tentar manipular as pessoas. Lincoln já havia dito isso, e da melhor forma.

Um líder deve tornar real qualquer terror. Só assim as pessoas serão capazes de enfrentá-lo."

Esse foi um livro que tive uma dificuldade imensa de ler. Um dos motivos foi ele ser muito grande e outro é que nem todos os capítulos me interessavam. Isso não quer dizer que o livro é ruim, é um livro incrível, mas é uma leitura bem longa. Eu gostei de poder entender mais sobre os vírus da gripe e também saber mais sobre uma pandemia que devastou o mundo lá atrás, mas alguns capítulos focam em alguns "personagens" específicos, e esses me deixavam um pouco entediada. O que eu mais percebi durante o livro é que a humanidade comete sempre os mesmos erros. A história é um conteúdo importante, mas a gente não dá o devido valor. Quando a gente se atenta a história, podemos conhecer o passado, compreender o presente e até prever coisas que podem vir a acontecer. No caso desse livro mostra que as pandemias acontecem e que tomando as medidas certas as coisas podem desenrolar de maneira menos trágica. É difícil comparar o passado com o que vivemos agora, mas na era da informação sempre fico chocada o quanto as pessoas são desinformadas. Uma pandemia fora de controle no passado a gente até entende, já que não havia tanta informação e a medicina ainda estava começando a despontar. Hoje em dia acho que uma pandemia teria mais chance de ser contida, mas a gente tá vendo na prática que as coisas não são bem assim, principalmente aqui no Brasil.

Eu indico esse livro para todos que querem entender um pouco das gripes e voltar na história para um momento crítico que o mundo passou. Eu não sei pesar se esse é um bom livro para ler no momento em que estamos, mas para mim foi uma leitura bem interessante e rica. Porém, acho que por estarmos vivendo em uma pandemia, pode deixar você um pouco mais ansioso e triste.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

6 comentários:

  1. Esse tipo de livro eu passo, já tô ansiosa com a pandemia atual que dirá ler sobre a gripe espanhola.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha. Esse livro prece muito interessante, mas não é pra mim. Eu fico extremamente apavorada em ver como as coisas são fáceis de se repetir e com certeza ficaria paranoica.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece un libro interesante, adoro el genero histórico. Así que lo tendré en cuenta. Te mando un beso

    ResponderExcluir
  4. Thanks for sharing sweetie :) seems interesting!
    Kisses!

    My blog - Lalabetterdayz

    ResponderExcluir
  5. não é um livro que eu compraria mas com certeza vale a leitura

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir