quarta-feira, 7 de abril de 2021

Saúde para quem?

Olá querido(a)!
Hoje é dia mundial da saúde, mas saúde para quem?


A um ano atrás entramos em uma pandemia de grandes proporções. Continuamos nela até hoje, enquanto outros passaram por ela. Naquele tempo chorávamos os mortos que nem eram tantos, hoje são muitos, mas parece que ninguém mais liga.

Eu sempre digo que é difícil pra gente se emocionar com números. Números e estáticas impressionam num primeiro momento, mas rapidamente a gente acaba deixando pra lá. Em um desastre, como um acidente aéreo, todos se comovem, mas as somas das mortes diárias uma hora deixam de fazer efeito. Quando a gente para para pensar que as pessoas que morreram tinham sua história, seus sonhos, sua vida... É que a coisa começa a doer. Dói mais ainda quando a pessoa é uma conhecida nossa, um amigo, ou um parente.

Aquele cuidado de início da pandemia foi deixado para trás e hoje tudo está uma grande bagunça. Quando tudo começou a fé na humanidade era gigante. A humanidade vai sair melhor dessa. Mero engano! O egoísmo impera e todo mundo enfiou a empatia no c*. Os cuidados diminuíram e a preocupação com a doença também.

A população possui sua parcela de culpa, mas os governantes também. Estar rodeada de governantes que sempre diminuíram o poder do vírus e que nunca se preocuparam em dar o exemplo é realmente uma das partes mais complicadas. Seres humanos aprendem melhor pelo exemplo, mas com exemplos ruins a gente apenas se torna pessoas piores. 

Usar máscara, álcool em gel e evitar aglomerações são só algumas das atitudes preventivas. Nos cenários mais extremos o lockdown se faz necessário, porém temos o problema econômico. O governo deve dar ajuda a população, afinal a gente paga imposto para que? Pra eles encherem o c* de dinheiro?

Hoje vivemos o pior dos cenários. Depois de uma baixa nas mortes, as coisas começaram a piorar novamente. Como eu disse, a falta de cuidado fez isso acontecer. O governo com seus discursos desonestos, acaba com a população aos poucos.

Eu juro que tento enxergar uma luz no fim do túnel, mas anda bem difícil. A crise na saúde atinge pobres e ricos, a única diferença é que os ricos acabam tendo mais conforto mesmo. A gente tem visto tanta gente em estado grave, tanta gente morrendo... E nem venha me falar em abrir mais leitos, porque mais leitos demandam mais profissionais e não temos mais profissionais. Alguns morreram nessa luta, outros tem dado tudo de si. Todo mundo fala sobre a saúde mental estar uma porcaria por estar tanto tempo em casa, imagina a saúde mental dos trabalhadores da área da saúde? Eles estão vendo um monte de gente morrer, trabalhando em plantões exaustivos, privados de ter férias... E vocês aí aglomerando...

Vamos ter empatia com os outros e com a gente. Não vai ter plano de saúde que segure uma crise na saúde. Quando o sistema entrar em colapso, como eu diria que já está, eu espero que você não precise dele. Se precisar, vai ser um jogo de sorte. Como eu sempre digo: não quero dar sorte para o azar, por isso é sempre bom seguir com os cuidados e evitar sair de casa. Se cada um fizer a sua parte, a gente sai dessa. Não quero viver o hoje e não ter o amanhã. Quero ter os dois, por isso vivo o hoje pensando em estar bem no amanhã quando tudo isso passar.

Saúde para quem? Todos estão no mesmo mar, alguns num barquinho a remo e outros em iates luxuosos. Porém a doença não olha classe social, nem avisa se você vai ser comtemplado com a versão mais fraca ou mais forte dela. Então vamos continuar tomando os cuidados necessários, esperar a vacinação e ver o que vai dar. Vamos esperar esses números diminuírem até zerar. É o meu desejo nesse momento!

7 comentários:

  1. Que contraditório que no dia da saúde o Brasil esteja em meio ao caos da Pandemia de Covid-19. E a gente sabe que controlar um vírus é difícil, mas mais complicado ainda é passar pelo dia da saúde em um momento que os governantes estão ignorando o bem-estar da população e como vc disse, enchendo o c* com o dinheiro dos nossos impostos. É revoltante, por isso prefiro me voltar pra Deus e procurar por sua ajuda, mas é claro, ainda fazendo a minha parte.
    E concordo com você, a pandemia tem afetado a todos, e aqueles que ainda tinham certo conforto, hoje estão na linha da pobreza, enquanto os ricos, conseguem mais tratamentos, mais chances de sobreviver e não passar fome.
    Também desejo que um dia tudo isso seja passado e apenas uma leve lembrança, mas que as pessoas que se foram ainda se mantenham nos corações de todos.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ✩ Participe do Top Comentarista de Abril!

    ResponderExcluir
  2. Uma pena que nesse dia estejamos passando por essa dura realidade. Sua reflexão é pertinente e concordo com toda ela.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. You're right! We all have to do our part as best as we can. And hopefully soon this will be something of the past.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  4. Que tenso, um dia que seria para comemorar a saúde estamos nessa realidade caótica. ótimo conteúdo.

    Visite: https://tattooselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. The vaccination gives us a hope!
    Wishing we are stay healthy!

    Kisses

    ResponderExcluir
  6. Nossa ta complicado mesmo tenho amigos que trabalham na área e olha a situação ta cada vez mais difícil e eu fico pensando em quem não consegue acordar e ver que ta assim.
    O povo vai levando numa boa achando que não ta tão grave assim. Na família do meu pai já morreram 5 com covid, dentre eles meu avô.
    É muito triste.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir