segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Motivação = Motivo + Ação

Olá querido(a)!
Hoje estou trazendo mais um texto para você, e o tema de hoje é: motivação.


Muitas vezes falamos sobre motivação, e sempre acho que as pessoas ligam esse estado de estar motivado ou desmotivado com o emocional, mas estão erradas. Assim como tem as pessoas que confundem o real significado da palavra, tem aquelas que não acreditam em motivação (ou livros motivacionais, ou palestras motivacionais) simplesmente por puro preconceito.

A motivação é o motivo + a ação, é você ter uma explicação (motivo) para fazer algo (ação). Diz na Wikipédia que: "Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação." Mas na minha opinião é um porquê que nos leva a fazer algo, porque quando a gente tem um porquê muito forte para algo, a gente acaba fazendo aquilo.

Um exemplo de motivação é na escola quando estamos aprendendo as matérias, a gente sempre se questiona muito sobre estar aprendendo diversos conteúdos. Sempre ficamos desmotivados sobre aprender esses conteúdos pensando onde e quando vamos usá-los, mas se o professor te der o porquê de usá-los (motivo) e esse porquê for forte para você, com certeza você vai estar motivado a apender esse conteúdo.

Motivação é isso, bem mais simples que emoções porque não tem nada a ver com emoções. Tem a ver com nós mesmos, nossa forma de pensar e analisar. A gente só se motiva a fazer algo quando encontramos o porquê certo, por isso procure o seu.

Primeira observação: eu gosto muito de livros motivacionais, e sim, alguns são ruins, mas em qualquer outro gênero você encontra livros ruins e bons, você só tem que descobrir os que são do seu agrado. 

Segunda observação: palestras motivacionais também podem ser ótimas, mas se elas forem motivacionais e empolgacionais são melhores ainda.

Gostaria de saber se essa postagem te ajudou e o que você acha sobre motivação, por isso não esqueça de deixar seu comentário!

Beijoos ;*

9 comentários:

  1. Oi linda! Amei o post, sou dessas que ama livros motivacionais também!
    Tudo de bom, um super beijão lindona.

    www.unijumi.com

    ResponderExcluir
  2. esses livros são muito bons
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Precisamos de motivação pra seguir e frente sempre!
    Gostei muito do texto!
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Obrigado :) Sem dúvida que é uma marca cheia de qualidade :D

    Nunca tinha pensado na associação das palavras: motivo + ação mas faz todo o sentido. A motivação vem de nós e da nossa vontade de fazer as coisas sendo que, muitas vezes, é necessário estarmos inspirados :D

    NEW DECOR POST | Paris Living Rooms.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  5. Que a motivação nunca nos falte...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  6. Oi Thais, tudo bem?
    Eu adoro livros, palestras e vídeos sobre o assunto. Estou sempre lendo. Acho que tudo o que pode nos ajudar a melhorar, é bem-vindo. Mas muitas pessoas tem preconceito com o estilo. Uma pena. Acho que muitos livros e palestras, podem ajudar muito.
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto, Thaís.
    Não curto tanto livros motivacionais, mas acho importante esse tipo de literatura. Afinal, há sempre alguém precisando de uma força.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir