quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Resenha literária: Psicopatas do Cotidiano

Olá querido(a)!



Sinopse: Diz o ditado que de perto ninguém é normal. E, de fato, basta parar um minuto para observar o seu entorno e você vai identificar aquela pessoa que é instável demais, outra que é inflexível demais, outra ainda que é teatral ou insegura ou arrogante ou submissa... Os desvios são muitos, e estão sempre à nossa volta. Às vezes são apenas características individuais, que não preenchem critérios para diagnóstico psiquiátrico algum, mas outras vezes são comportamentos repetitivos, peculiares e disfuncionais que causam danos físicos e psicológicos às próprias pessoas ou para aquelas que estão ao seu redor. Este livro identifica estes que são os psicopatas do cotidiano e explica em detalhes as características que levam essas pessoas a agirem assim. Para quem tem um deles ao redor, será uma oportunidade única de descobrir mecanismos que ajudem a manter a própria integridade, física ou psicológica, sem abrir mão da convivência. 

Assunto: Psicologia, Psiquiatria.

Editora: Leya.

Páginas: 160.

Ano: 2015.

Sobre a autora: Katia Mecler é doutora em psiquiatria e coordenadora do Departamento de Ética e Psiquiatria Legal da Associação Brasileira de Psiquiatria. É doutora-perceptora da residência médica em psiquiatria forense da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense. Tem três prêmios Álvaro Rubim de Pinho, concedidos pela Associação Brasileira de Psiquiatria. 



Tenho que falar que esse foi um livro que desejei muito. Quando foi lançado, no ano passado, a autora ia em diversos programas falar sobre ele, e eu ia ficando cada vez com mais vontade de ler. Já posso dizer: não me arrependo de ter comprado!

A capa é incrível e ótima para reflexões. A pessoa da capa não tem um rosto, e sim uma parte espelhada no lugar para quem olhar se vê nela. Quase diz que você pode ser um desses psicopatas do cotidiano. A diagramação desse livro é muito boa, não vi problemas. Sobre a leitura, é bem tranquila, em dois dias dá pra ler o livro. 

Eu não tenho o que falar, porque amo o assunto em questão. Gostei muito desse livro! O foco dele é diferenciar os tipos de transtornos de personalidades que são muito comuns na sociedade, fazendo a gente reconhecer, conviver e se proteger dessas pessoas. Uma coisa que achei legal e diferente, foi que a autora se preocupou de exemplificar esses transtornos com personagens de livros e filmes, o que ajuda bastante a entender. É um livro que eu indico para alunos de psicologia e psiquiatria, mas para pessoas curiosas como eu ele também é ótimo. Como já disse, a leitura dele não é complicada.



O livro tem algumas páginas pretas que vem antes do texto em si, sempre com uma frase chamativa.


Comprei meu livro na Submarino, no início do ano, e paguei R$ 20,00 nele.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

8 comentários:

  1. Seus livros estao babado viu? Rs.

    juliamodelodemodelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. olá, retribuindo a visita, ótima resenha, beijos
    http://www.biigthais.com/

    ResponderExcluir
  3. Amei sua indicação, sua resenha ficou ótima. Achei a história bem curiosa e aposto que ela é uma que vale super a pena ser explorada, já anotei aqui. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha, estamos expostos a todo tipo de pessoas e nem sempre sabemos lidar com elas
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse livro, a capa dele me deixou intrigada porque reflete nosso rosto quando enxergamos o livro.
    Adorei a sua opinião, me convenceu de lê-lo.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga que faz direito ia amar esse livro.
    Vou ver se indico pra ela, porque além dela cursar direito ela ama livros com esse tema até me indicou alguns.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  7. Minha irmã ia gostar desse livro, já que ela gosta de analise e etc.

    Gostei da dica.

    💕 Beijos
    http://dreamsam.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. olá Thais,

    Não conhecia o livro mas, adorei. :)

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir