sexta-feira, 12 de abril de 2019

Qual foi o primeiro livro publicado da história?


Se você é um aficionado por leitura, certamente já deve ter parado para pensar em quem foi o primeiro gênio a criar um sistema que pudesse publicar um livro, assim trazendo ao mundo o primeiro livro publicado da história. Afinal, é graças a leitura que podemos alimentar nosso acervo de curiosidades, nos transportar para outras realidades, aprender, nos emocionar, enfim. Vamos então conhecer qual foi este importante livro?

Como você já deve imaginar, realmente o primeiro livro publicado da história foi a Bíblia! Isso graças a invenção do alemão Johannes Gutenberg que por volta de 1450 d.C percebeu que poderia se basear nas prensas de vinho da época para criar a chamada Prensa de Gutenberg que fazia uso de tipos móveis. 


Na China e no Japão eles já possuíam um tipo de impressão onde utilizavam um bloco talhado de madeira para imprimir folhas, porém esta técnica era mais indicada para alfabetos com diversos ideogramas e por esta razão nunca se difundiu aqui no Ocidente. Voltando a Gutenberg, ele era um ourives por profissão e se diferenciou em dois aspectos da invenção oriental para criar sua máquina: ali nascia a máquina impressora e era feito o uso de tipos alfabéticos e não ideográficos. Além disso, ele foi capaz de desenvolver o sistema completo de impressão que foi aperfeiçoado com um misto de tecnologias que já existiam com as de sua criação.

Pela primeira vez foi possível fazer impressões com grande agilidade utilizando tipos metálicos móveis que formavam as palavras e frases através da tinta, exatamente como um carimbo. O formato também era extremamente lucrativo já que os tipos de metal absorviam muito menos tinta, assim precisando de menos pessoas para fabricar a impressão. De volta ao primeiro livro, Gutenberg imprimiu na época 200 cópias da bíblia com 642 páginas cada que não foram comercializadas, hoje em dia ainda existem 48 cópias conhecidas e uma delas, inclusive, foi vendida em um leilão em 1987 por nada mais, nada menos do que US$4,9 milhões na Casa de Leilões Christie's de Nova York. Agora, vamos conhecer algumas curiosidades sobre este incrível invento!


Curiosidades

  • Até então, o hábito de ler em silêncio até existia, porém era pouquíssimo disseminado. Com a chegada da prensa muito mais pessoas começaram a ter o hábito de ler silenciosamente. 
  • A prensa de Gutenberg só foi substituída no século XIX em função das prensas rotativas movidas a máquinas à vapor, essa evolução permitiu imprimir agora em escala industrial e também foi aderida em todo o mundo!
  • Livros de Lutero e Erasmus, por exemplo, se tornaram best-sellers na época e venderam centenas de milhares de edições.
  • Até hoje é possível ver prensas móveis em alguns locais do mundo, em Taquari/RS ainda existe um jornal que opera desta forma.
Gostou da curiosidade? Comente!

9 comentários:

  1. Oi, Thais!

    Te referes a História, ciência com "H" maiúsculo e não a história de histórias. É isso?

    Há uma diferença entre livro impresso e o primeiro livro do mundo, que não foi a Bíblia, mas sim outro sobre um rei da Mesopotâmia, bem antes do nascimento de Cristo.

    Gostei do teu post e das curiosidades, que nem sempre são verdadeiras, pke "quem conta um conto, lhe acrescenta um ponto".

    Beijos e bfds.

    ResponderExcluir
  2. Que legais essas curiosidades! Não sabia e fiquei curiosa com essa prensa móvel!

    Beijo!Cores do Vício


    ResponderExcluir
  3. Quando li o título do post logo me veio a cabeça A Bíblia, e não é que acertei? Muito bacana seu post!

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom rever essa história! Eu coloquei como meta para esse ano ler a bíblia inteira, porque até então só conheço a bíblia por partes por causa da catequese que fiz quando ainda era criança.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  5. Logo imaginei que seria a bíblia ou de algum de filosofia rs
    adorei as curiosidades
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa Thais que legal essa postagem,sabe que nunca parei para pensar nisso. Adorei saber como eram impressos os primeiros livros,unica coisa que sabia é que tinha sido a bíblia,mas a forma como era feito não.
    Bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir
  7. Que incrível, quanto li o título do post imaginei que era a bíblia!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. O primeiro livro impresso foi a Bíblia, mas milhares de outros livros foram escritos, copiados e vendidos, muito antes dela...

    ResponderExcluir
  9. Já tinha uma ideia... Gostei do post.
    Beijinho
    https://scsmundofantasia.blogspot.com/

    ResponderExcluir