sexta-feira, 5 de abril de 2019

Resenha literária: Storytelling

Olá querido(a)!


Sinopse: Quando o Storytelling faz parte da estratégia de branding, torna-se uma poderosa ferramenta na conquista de atenção e empatia, adicionando valores humanos a uma marca e destacando-a em meio as timelines de nosso complexo mundo hiperconectado. Alinhado ao Human Centric Marketing, o Storytelling transfere o protagonismo às pessoas, cabendo à marca o papel de coadjuvante de suas experiências reais, alcançando assim suas mentes e seus corações. Este livro aborda desafios, estratégias, casos e soluções adotadas por empresas de sucesso, que têm as pessoas como peça central em suas histórias. Nele, são apresentados os caminhos a serem seguidos para se contar boas histórias sobre marcas, mesmo sobre aquelas marcas que não têm boas histórias para contar.

Assunto: Comunicação, Marketing.

Editora: ?

Páginas: 131.

Ano: 2016.

Sobre o autor: Umehara Parente é um profissional movido a desafios. Professor em instituições renomadas de Pós-Graduação e Extensão, Conferencista, Designer especialista em Brand e Marketing Digital, Empresário e Autor de 3 livros, Umehara destaca-se ainda, por seu trabalho como Gerente de Marketing da DDC Foods (SP), empresa fornecedora oficial de alimentos para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e de marcas como Starbucks, Carrefour, Pão de Açúcar e Rede AMPM. Tendo exercido a Coordenação Geral (Presidência) Federação dos Jovens Empresários do Ceará – FAJECE (2003), atualmente atua como Conselheiro da entidade. Sua formação acompanha as exigências dos novos tempos. É Graduado em Marketing e Administração de Empresas, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio de Sá), Pós-Graduado em Design Gráfico e Digital (Unifor), Pós-Graduando em Marketing e Inteligência de Mercado e Pós-Graduando no MBA Executivo com Ênfase em Estratégia (Coppead).



Esse livro eu peguei para ler já que fala de storytelling que foi um assunto muito abordado na minha época de faculdade. É sempre interessante saber criar narrativas para inserir as marcas no nosso universo.


A capa tem um cara com uma cartola com várias coisas saindo dela, o que eu entendo que sejam as histórias das marcas de sucesso. Não vou falar sobre a diagramação, porque li pelo Kindle. A leitura foi bem fácil, mas não li muito rápido, apesar de ser um livro curto.

O livro fala, obviamente, sobre storytelling, que é a arte de contar histórias. Como já sabia um pouco sobre o assunto, posso dizer que não achei esse livro tão profundo nesse assunto. O livro dá alguns exemplos, que é uma coisa que gosto, mas acho que algumas partes são um pouco desnecessárias.


É um livro que indico para quem é estudante de comunicação ou que está criando uma empresa. Uma narrativa de história de marca é sempre importante para criar marcas de sucesso.

Esse livro eu baixei na internet e coloquei no meu Kindle, mas você pode compra-lo na Amazon.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

2 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, eu gostei da sua dica

    Bom final de semana!
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  2. Thais, estou estudando marketing, mas ainda não cheguei nesse tema. Mas fiquei curiosa com o livro!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir