sexta-feira, 9 de junho de 2023

Resenha literária: A Era das Revoluções

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro A Era das Revoluções.


Sinopse: A história dos acontecimentos que mudaram o mundo. Em A Era das Revoluções o autor trata dos principais desenvolvimentos históricos deste período, construindo a imagem de uma sociedade produzida pelas "revoluções" e abordando o surgimento de termos que empregamos até hoje, como industrial, classe média, nacionalismo, etc.

Assunto: Ciências Sociais, História, Política, Sociologia.

Editora: Paz & Terra.

Páginas: 532.

Ano: 2012.

Sobre o autor: Eric Hobsbawm (1917-2012) foi um historiador inglês, considerado um dos mais importantes no âmbito da historiografia contemporânea de orientação marxista.


Esse livro é de um autor que foi indicado na época da minha faculdade. Naquele momento não consegui ler, mas estava querendo aprender mais sobre história e por isso decidi começar por esse.

A capa não é tão bonita, porém acho que tem a ver com a temática do livro. Ele é o que é, um livro que vai falar sobre a história das revoluções no mundo. É um livro longo e que eu demorei mais de um mês para terminar.

"O trabalhador é a fonte de toda a riqueza. Quem tem produzido todos os alimentos? O pobre e mal alimentado lavrador. Quem construiu todas as casas e armazéns, e os palácios, que pertencem aos ricos, que jamais trabalham ou produzem qualquer coisa? O trabalhador. Quem tece todos os fios e faz o tecido? As tecedoras e os tecelões." Ainda assim o operário continua pobre, ao passo que os que não trabalham são ricos e possuem abundância em excesso."

Eu sou viciada em ler romances, porém tenho meu lado intelectual, kkk. Eu leio umas coisas bem variadas, mas algumas coisas tenho muita dificuldade. Eu amo livros de história de mundo, sociologia e outras coisas, mas acho que ando num momento bem complicado para fazer essas leituras: elas não fluem. Por essa razão esse livro foi muito demorado de terminar. Nesse livro o autor fala sobre as revoluções que foram encabeçadas pela revolução francesa. Foi muito bom poder ter contato com a história. Meu maior problema é que o livro é longo e eu precisava de concentração, o que eu não consegui em muitos momentos. Gostei dessa leitura e pretendo ler mais livros desse autor.

Um livro para quem está interessado em saber mais sobre as revoluções que mudaram o mundo.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

7 comentários:

  1. Acredito que seja um bom livro de ler. Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  2. Não li mas acho que pesquisarei mais sobre :)
    https://www.blogdamari.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Talvez eu goste dessa obra, sem curti história.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  4. Gracias por la reseña. Tomó nota te mando un beso.

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da recomendação, gosto de livros que tratem sobre essa temática.

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um bom livro pra ler, revoluções é um assunto bastante interessante, Thais bjs.

    ResponderExcluir