sexta-feira, 16 de junho de 2023

Resenha literária: Escrita Total

Olá querido(a)!
A resenha literária de hoje é sobre o livro Escrita Total.



Sinopse: Se gosta de escrever, este livro é para você. Se gostaria de gostar, é para você. Se é profissional da escrita – jornalista, escritor, biógrafo, roteirista, publicitário -, é para você. Se escreve por razão profissional ou acadêmica, é para você. Se é professor de redação, criatividade, português, letras, é muito para você. Se é estudante, é para você. Se vai escrever tese, projeto corporativo ou se apenas quer contar a história de sua família, é para você. Se quer apenas se divertir produzindo bons textos, é para você. Se é psicólogo, arteterapeuta, médico, enfermeiro, terapeuta alternativo e reconhece o valor terapêutico do escrever, é para você. Este é o livro básico e pleno do inovador método escrita total de redação espontânea, criado por este autor, desenvolvido e testado por vários anos na sua atividade de professor da universidade de São Paulo e fora dela. Baseado na teoria dos hemisférios cerebrais, no conceito de neuroplasticidade aplicado à criatividade e em conteúdos de vanguarda das ciências, incluindo a psicologia humanista, o jornalismo literário e a teoria literária. Recupera o prazer de escrever, potencializa a capacidade de cada pessoa, estimula a criatividade, contribui para o autoconhecimento, cresce a partir da fonte interna de percepção e expressão de cada um. Escrever é para todos.

Assunto: Ciências Sociais, Escrita.

Editora: Clube de Autores.

Páginas: 514.

Ano: 2019.

Sobre o autor: Edvaldo Pereira Lima é teórico e prático, escritor e jornalista, professor e story coach, é autor de livros acadêmicos e de não ficção, especialmente biográficos e ensaios pessoais. É professor (aposentado) da Universidade de São Paulo, fez Doutorado na USP e pós-doutorado na Universidade de Toronto, foi professor-visitante em universidades do exterior. No setor acadêmico, é referência em jornalismo literário no Brasil. Seu livro "Páginas Ampliadas" tornou-se obra seminal nesse campo. Visionário e transdisciplinar, desenvolveu para o jornalismo um modelo sistêmico de abordagem, criou seu método de escrita criativa, o Escrita Total, e estabeleceu a proposta conceitual Jornalismo Literário Avançado. Essas contribuições estão em seus livros teóricos. Em biografias, destacam-se seus livros "O Mentor", "Maestro de Voo" e "Joelmir Beting".Storytelling e a arte narrativa, novos paradigmas da vanguarda das ciências e princípios da evolução consciente integram-se como base em todo o seu trabalho.


Adquiri esse livro porque queria aprender mais sobre escrita. O autor do livro é professor do curso que eu fiz e eu achei que o livro foi um ótimo complemento para os meus estudos.

A capa desse livro é toda em azul, um azul bonito. Parece uma capa simples, mas essa imagem tem tudo a ver com alguns exercício que fazemos com a ajuda do livro. Na imagem podemos ver um portal que nos leva para um outro local, o local que vai fazer nossa escrita fluir. Não acho a capa tão atraente, mas é boa. O livro é bem longo e demorei algumas semanas para terminar.

"Beleza não é copiar a estética dos outros. Beleza é permitir que a estética dos outros sirva de trampolim para você, nas suas próprias águas, fazer jorrar sua própria explosão criativa."

Esse livro foi um ótimo complemento para o curso. Apesar de a maioria das coisas que estão nele estarem no curso também, acho que uma coisa complementou a outra. A parte boa é que é mais fácil consultar por aqui que no online. Esse é um livro de escrita, mas não técnico. É um livro para a escrita fluir e até para nos conhecermos melhor. Eu adorei os exercícios e achei que esse livro tira um pouco aquele peso da cobrança de escrever de forma excelente. O livro também possui uma letra maior que o comum, o que torna a leitura mais rápida do que parece pela quantidade de páginas. Acho que para quem quer começar a escrever esse é um bom livro para os iniciantes se soltarem no papel.

Um bom livro para aqueles que querem começar a soltar sua voz no papel.


O que você achou da resenha? Já leu esse livro? Tem interesse em ler? Deixe seu comentário aqui embaixo, estou doida para saber a sua opinião!

Beijoos ;*

9 comentários:

  1. Acredito que seja um livro muito interessante de ler
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Oii, adorei a resenha, o livro parece ser profundo
    Bjs
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Gracias por la reseña. Lo tendré en cuenta. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thais!

    A sua resenha é mega completa.
    Decerto é um livro interessante para quem se quer soltar na escrita.
    Beijos e bfds.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a recomendação, vou realmente procurar o livro, pois não o conhecia e nunca li livros sobre esse processo de escrita.

    ResponderExcluir
  6. Oi Thais, estou passando para desejar uma boa semana!
    https://www.blogdamari.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei a dica. Esse livro parece muito e bem interessante
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa achei muitooo legal esse livro, fiquei curiosa em ler.
    E sua resenha está ótima! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir